Qual a função da nossa pele?
Este tecido é irrigado por uma rede vascular, que fornece à pele, o oxigénio, através das artérias. Este é necessário como combustível para a elaboração das diferentes produções cutâneas e também drena ( através do sistema venoso) os produtos residuais, eliminados no decurso do metabolismo.
A derme é servida por uma rede nervosa constituída por corpúsculos, que informam o cérebro sobre as condições do meio exterior e suas variações(temperatura, dor), ou seja é a nossa sensibilidade do tacto, por sua vez, o cérebro ao ser informado, dita através do envio de fluxos nervosos, a conduta a adoptar face a uma sensação dolorosa ou agradável.
A sudação é assegurada por glândulas que protegem contra o calor.
A circulação cutânea desempanha um papel importante na regulamentação térmica, traduzindo o estado do organismo, como palidez, vermelhidão febril ou de reacção a uma agrssão química, física ou infecciosa.
Ela reflecte ainda o estado do organismo, e pode manifesar-se sob a forma de icterícia, prurido,, erupções cutânes, alopécias (queda do cabelo(,estrias, herpes, hiperpigmentação,albinismo ou manchas de gravidez,por outro lado a pigmentação da pele é determinada pela melanima, pigmento que é distribuído pelas células de revestimento cutâneo.
O bronzeamento tem a ver com este pigmento que protege as camadas profundas da epiderme dos raios ultraviloleta da luz solar.
O vitigilo são manchas despigmentadas de tamanho variável que podem aparece em qualquer raça humana.
Para além destes estados na pele, pode ainda ser frequente as sardas nos loiros e ruivos, acentuadas no verão, as manchas do dorso nas mãos (depois dos cinquenta anos) ou as alergias provocadas por perfumes ou medicamentos. Estas provocadas naturalmente por reacções alérgicas e que reflectem o estado do organismo.