Propriedades curativas das lágrimas
As lágrimas ajudam-nos a ver. A função mais básica das lágrimas é que elas nos permitem ver. Literalmente. As lágrimas não lubrificam apenas os nossos olhos e as pálpebras, mas também evitam a desidratação das nossas várias membranas mucosas. Sem lubrificação, não há visão. Sem lágrimas, a vida seria radicalmente diferente para os seres humanos, no curto prazo extremamente desconfortável, e a visão a longo prazo seria bloqueada totalmente.
As lágrimas matam as bactérias. Não há necessidade de lenços. Temos lágrimas! O nosso próprio agente antibacteriano e antiviral trabalha para nós, lutando contra todos os germes que apanhamos por todos os lugares. As lágrimas contêm lisozima, um líquido que pode matar 90 a 95 por cento de todas as bactérias em apenas cinco a 10 minutos!
As lágrimas eliminam as toxinas. Serão as lágrimas tóxicas, então? Não! Elas, na verdade, eliminam as toxinas do nosso corpo que se acumulam por causa do 'stress'. Elas são como uma terapia natural ou sessão de massagem, mas elas ficam bem mais baratas!
O choro pode elevar o humor. Você sabe qual é o seu nível de magnésio? Não saberá... Mas as hipóteses são de que você vai se sentir melhor se tiver um nível baixo, pois a exposição excessiva ao magnésio pode causar coisas más: ansiedade, nervosismo, irritabilidade, fadiga, agressão, perturbações emocionais e do resto dos sentimentos que vivem dentro da sua cabeça. O acto de chorar pode diminuir o nível de magnésio. E, assim como com as toxinas, as lágrimas emocionais contêm 24 por cento de proteína albumina mais elevada que é uma concentração responsável pelo transporte de muitas pequenas moléculas.
Chorar reduz o 'stress'. As lágrimas são realmente como a transpiração durante o exercício e chorar, de facto, alivia o 'stress'.
As lágrimas removem alguns dos produtos químicos acumulados no corpo devido ao 'stress', como a endorfina leucina enkaphalin e prolactina, a hormona que produz mais por causa do tumor da hipófise que afeta o humor e a tolerância ao 'stress'. O oposto também é verdade.
As lágrimas ajudam na comunicação entre a comunidade e reforça os laços de acolhimento. As lágrimas libertam sentimentos. Mesmo que não tenha sido apenas por algo traumático ou severamente deprimente, o dia passa e acumulamos em nós conflitos e ressentimentos. Às vezes, eles reúnem-se no interior do sistema límbico do cérebro e em determinados cantos do coração. Chorar é catártico. Chorar permite que os 'demónios' sejam expulsos!. Antes que eles causem todo o tipo de confusão com os sistemas nervoso e cardiovascular.