Problemas de sono nas crianças - medos e pesadelos
Os terrores noturnos são um despertar repentino da fase de sono chamado sono de ondas lentas com um grito ou sentimentos de terror. Eles ocorrem em cerca de 5 por cento das crianças e pode começar aos 9 meses de idade. Eles ocorrem durante o sono profundo, ainda sem sonhos. Uma criança neste estado pode saltar para fora da cama, gritar e ter os olhos bem abertos, mas não estar realmente acordado. As crianças não estão cientes da presença de alguém na sala. Os pesadelos são sonhos que ocorrem durante a fase de movimento rápido dos olhos durante o sono. Uma criança pode despertar com a seu coração a bater cheio de medo, mas lembra-se do sonho e esta realmente acordada. Isso muitas vezes começa quando uma criança tem 9 meses de idade.
Os sintomas de terrores noturnos acontecem no primeiro terço da noite. A criança não se lembra ou responde quando lhe tocam ou sacodem. Muitas vezes tem memória total ou parcial de que o incidente ocorreu. O incidente pode durar de alguns minutos a meia hora em que a criança se agita, rebola e grita antes do episódio terminar.
Os sintomas de um pesadelo são: a criança acorda de um pesadelo de medo intenso e coração a bater rapidamente. A criança pode gritar, mas lembra-se do sonho, ou parte dele. A criança está em alerta e em perfeita consciência, sem sinais de amnésia. Às vezes, as crianças têm dificuldade de voltar a adormecer e respiram rapidamente.
Que tipo de coisas se pode fazer para as crianças com medos noturnos ou pesadelos? Quando uma criança tem medos noturnos, sugere-se que não tente despertá-la ou contê-la. Isto pode levar a um comportamento mais violento. Ela está realmente a dormir, então não vai reconhecer a sua tentativa de ajuda. Não fale com ela nem tente assustá-la quando acordada, o que só piora as coisas. Muitas vezes, a criança acalma-se e, entre 15 a 20 minutos, cai num sono normal. Quando a criança tem um pesadelo, ela vai acordar e pode sim dar-lhe um grande abraço ou confortá-la, lendo-lhe uma história. Talvez uma chávena de chocolate quente ou leite e biscoitos possa ajudar. Fale com o seu filho e explique-lhe que se trata apenas de um sonho. Deve procurar o espaço para os monstros escondidos para mostrar à criança que não tem nada a temer.
Há ações concretas para prevenir a possibilidade de ocorrência de medos noturnos. Tente certificar-se de que a criança tem bastante sono; está provado que o excesso de cansaço causa distúrbios noturnos nas crianças.
Um pesadelo ocasional é normal, mas deverá consultar um especialista se eles forem frequentes e se vê mudanças na personalidade da criança e na sua saúde. Ele pode precisar de algum tipo de tratamento para esses problemas. No caso de medos noturnos extremos, por vezes, o médico prescreve calmantes para ajudar ou encaminha-o para um centro de tratamento de distúrbios do sono ou para um médico especializado. Há episódios normais nas crianças e não são um sinal de problemas psicológicos. A física pode ajudar a descartar qualquer problema físico, assim que consultar um médico quando os sintomas estiverem fora de controlo.