Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Problemas cutâneos mais comuns

Problemas cutâneos mais comuns

Categoria: Saúde
Visitas: 4
Problemas cutâneos mais comuns

O prurido caracteriza-se por uma desagradável comichão, provocada por uma perturbação funcional dos nervos da pele.

Torna-se necessário evitar a coçeira da pele , porque ela pode abrir pequenas feridas, que correm o risco de infetar e mesmo depois de cicatrizarem, voltam a dar comichão, entrando-se deste modo num ciclo vicioso.

Assim para acalmar a comichão local deve aplicar-se um cubo de gelo ou esfregar a zona com uma solução de vinagre, que corresponde a uma colher de sopa de vinagre para uma chávena de água. As pomadas à base de benzocaína, não são muito aconselhadas para o efeito.

No entanto, se a comichão persistir ou no caso de muita vermelhidão, é necessário ir ao dermatologista.

Os pontos negros são pequenas acumulações de resíduos celulares e de gordura que provocam uma obstrução dos poros que endurecem em contato com o ar.

Estes devem ser removidos com um instrumento especial, que se encontra à venda nas farmácias e nunca devem ser extraídos com as unhas, para não aumentarem o risco de inflamação.

Deve, neste caso lavar-se o rosto com água e sabão em primeiro lugar, desinfetar o instrumento e só depois retirá-lo. Quem tem muitos pontos negros não deve usar produtos de maquilhagem, sobretudo gordurosos pois aumenta os mesmos.

A acne é considerado um problema para muitos adolescentes e, em especial para os rapazes, porque a grande maioria, cerca de 80%, é apanhado por esta afeção da pele. Contudo este pode ser um problemas mais psicológico do que físico e pode desaparecer, espontâneamente, ao cabo de alguns meses ou anos. No caso dos adultos pode tornar-se um problema maior, sendo as suas formas mais ou menos graves.

Os fatores que desencadeiam o acne são sobretudo, o abuso do álcool e tabaco.

Relativamente ao abuso de gorduras, chocolate e fritos, há pessoas que podem reagir, individualmente, a certos alimentos. No entanto, a verdadeira causa da acne é ainda desconhecida.

Para a minorizar deve lavar-se a pele com água e sabão neutro, aplicar uma pomada à base de peróxido de benzoílo ou loções á base de antibióticos.

No caso de acne mais grave, as expsições prolongadas ao sol ou as lâmpadas de raios UV, por um lado secam as borbulhas, mas por outro, facilitam a proliferação de microquistos.
Um fator agravante da acne é ficar muito tempo num ambiente quente e húmido ou onde se transpira muito por isso deve evitar-se o mais possível. Não se deve nunca espremer as borbulas pois o mais natural é provocarem cicatrizes, difíceis de saír.

As verrugas são pequenos tumores benignos da epiderme, devido à presença de um vírus. São pequenas elevações irregulares e arredendadas, muito salientes e de cor mais ou menos escura.

Normalmente as verrugas surgem nos dedos e nas plantas dos pés e, ainda nas costas das mãos e do rosto. São pouco contagiosas e podem ser destruídas por meio de pomadas, loções alcoólicas à base de salicílico ou, simplesmente compressas de água salgada.

Os sinais são pequenas alterações , mais ou menos volumosas, da cor e textura da pele. São inicialmente inofensivos mas contudo, podem evoluir para certos casos de cancro. Deve ter-se especial atenção no caso de o sinal aumentar, escurecer, fizer comichãom ,inchar ou deitar pus e consultar imediatamente o médico, a fim de idetificar as lesões da pele afetadas.

As dermatites são provocadas por perfumes, tintas, cosméticos ou detergentes. A sua irritação pode ser acompanhada por ardor ou enrubescimento intenso, devendo ser interrompido o contato com o desencadeador do processo.

Já os eczemas e as urticárias têm a sua origem num mecanismo de sensibilizão imunitária, ficando a pele avermelhada, inchada e com comichão.

A salvação, no caso de qualquer dermatite é em suma, identificar o seu agressor e deixar de o usar imediatamente.É importante nunca se coçar a pele e em vez disso aplicar gelo.

Os cuidados acima citados são essenciais para evitar os problemas cutâneos mais comuns.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Problemas cutâneos mais comuns

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 4

671 

Comentários - Problemas cutâneos mais comuns

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios