Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Previna-se contra eventuais problemas dentários

Previna-se contra eventuais problemas dentários

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Previna-se contra eventuais problemas dentários

Exibir um belo sorriso, pleno de saúde e brilho, é uma meta alcançada apenas por algumas pessoas que, por algum motivo, conseguem manter os dentes fortes e limpos e as gengivas rosadas e firmes. Mas este objetivo pode também ser alcançado por qualquer um de nós e da maneira mais prática, económica e indolor possível: a prevenção.

Assim, saiba quais as medidas simples que terá de seguir para evitar dispendiosas idas repetidas ao dentista para extrair, limpar ou chumbar dentes e, claro, para evitar momentos que de agradáveis nada têm, recheados de desconforto, apesar dos últimos avanços da medicina dentária. Em primeiro lugar, preocupe-se em lavar os dentes com grande regularidade. Sabe-se hoje que as bactérias que se desenvolvem na boca fazem-no a uma velocidade incrível, instalando-se em menos de 4 horas após a última escovagem. Nunca se esqueça, pois, de o fazer várias vezes ao dia, principalmente ao deitar – impeça as indesejáveis bactérias de destruírem os seus dentes a seu bel-prazer durante a noite. Depois, deve evitar dietas ricas em açúcar (bolos, doces, etc.), refrigerantes (o seu ácido danifica as gengivas e o esmalte dentário) e snacks repetidos ao longo do dia – a não ser que escove os dentes sempre que comer. Outra medida eficaz para prevenir cáries é beber água com flúor, se bem que algumas zonas forneçam flúor através da água da rede de abastecimento pública. Nunca sopre a comida dos seus filhos, nem use a escova deles, pois estaria a transmitir-lhes as bactérias presentes na sua boca. Não fume ou, se o fizer, preocupe-se em manter uma higiene bucal mais regular, pois o fumo do tabaco contém toxinas altamente irritantes e abrasivas dos dentes e gengivas. As visitas ao médico dentista devem ter lugar duas vezes por ano, como forma de prevenir e detetar eventuais problemas que estejam ainda numa fase incipiente e, portanto, indetetáveis por si e num estádio em que ainda não tenham provocado problemas de maior. Use e abuse do fio dental, bem como da escova elétrica, que garantirão uma limpeza mais profunda, em comparação com a escova tradicional.

Todavia, nem só os alimentos são passíveis de provocar problemas dentários, algumas doenças também são responsáveis pelo problema, tais como a bulimia (os vómitos frequentes, devido à presença de ácidos estomacais, provocam a erosão precoce do esmalte dentário e originam situações de grande sensibilidade dentária) e o bruxismo (ranger ou apertar os dentes na sequência de desequilíbrios emocionais – isto provoca desgaste e perda dentária). Ambas as doenças têm origem psicológica e, como tal, deverão ser tratadas por um médico especialista.

Previna-se, mantendo uma higiene regular. Os seus dentes e gengivas agradecem!

Isabel Rodrigues

Título: Previna-se contra eventuais problemas dentários

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 0

630 

Comentários - Previna-se contra eventuais problemas dentários

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios