Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Previna futuros problemas nos ossos

Previna futuros problemas nos ossos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 3
Previna futuros problemas nos ossos

Ao atingir a menopausa, a mulher sofre uma série de alterações que implicam que, entre outras consequências, os seus ossos se tornem mais frágeis e quebradiços, comprometendo seriamente a saúde – e mesmo a longevidade – da pessoa afetada, em caso de fratura. Será de ressalvar que a osteoporose – desmineralização óssea – surge habitualmente sem sintomas, numa fase inicial e progride lentamente. Em fases mais avançadas da doença, as fraturas tornam-se frequentes e poderão, indiretamente, tornar-se fatais. Existem, no entanto, uma série de procedimentos que permitirão retardar ou anular mesmo o processo de descalcificação progressiva dos ossos (verificada a partir dos 30-35 anos).

Assim, deve apostar em manter uma alimentação rica e variada, com especial incidência nos laticínios e seus derivados – não se esqueça de optar sempre por leite enriquecido com cálcio, bem como por leite, iogurtes e queijos magros ou light. Os especialistas apontam para uma dose diária recomendada (mínima) de 2 copos de leite de 250ml e um iogurte, para a população adulta. No caso de não tolerar lactose ou de, simplesmente, não apreciar o sabor do leite, saiba que existem alternativas fabricadas com soja e enriquecidas com cálcio. A soja, aliás, pela sua riqueza em isoflavonas, costuma também surgir associada a ossos fortes e saudáveis. A sua alimentação deve incluir, de igual forma, legumes de folha verde escura, tais como couve e brócolos, cereais integrais, nozes, amêndoas e figos. Ingira bastante água (cerca de um litro e meio por dia) e afaste de si maus hábitos como fumar, beber álcool em excesso e comer alimentos gordurosos. Não se esqueça, porém de que deverá apanhar um pouco de sol todos os dias (de preferência de manhã, quando os raios UVA e UVB ainda não se encontram no seu pico prejudicial) de modo a absorver vitamina D, responsável pela fixação do cálcio nos ossos – sem ela toda a ingestão de cálcio será em vão.

Deve, igualmente, apostar em exercícios físicos regulares que, coadjuvados com uma dieta apropriada, contribuirão para tornar a menopausa (e a fase posterior) mais suportável e agradável. O sedentarismo é, pois, indesejável. Todavia, estudos recentes têm vindo a demonstrar que o exercício físico será mais benéfico quando iniciado na infância e juventude, altura em que os ossos atingem um pico máximo ao nível da densidade óssea – o pico será tanto maior quanto mais exercício se tiver praticado. Atividades como futebol, vólei ou simplesmente correr e pular parecem contribuir para uma maior densidade óssea e, logo, para um melhor armazenamento mineral dos ossos – que servirá de reduto na idade avançada.

Alimente-se corretamente e mexa-se: são as melhores maneiras de tornar os seus ossos mais saudáveis e fortes!

Isabel Rodrigues

Título: Previna futuros problemas nos ossos

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 2

657 

Imagem por: mikebaird

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    25-07-2014 às 02:27:54

    Adoro leite e já tomo algumas vezes durante a semana. Prevenir é melhor mesmo. Ainda mais, quando são os nossos ossos, devemos ter essa preocupação para evitar futuros problemas.

    ¬ Responder
  • DyandraDyandra

    19-10-2011 às 16:38:18

    é muito boa o apesquisa

    ¬ Responder
  • Conclusão - Estudos e FormaçãoBruna alexandra dias

    31-05-2010 às 11:55:46

    e xato ser pequena

    ¬ Responder

Comentários - Previna futuros problemas nos ossos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

A arte de trabalhar a madeira

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Serviços Construção
A arte de trabalhar a madeira\"Rua
A carpintaria constitui, digamos assim, a arte de trabalhar a madeira. É claro que, de acordo com o produto final, se percebe bem que uns carpinteiros são mais artistas do que outros…

Às vezes nem se trata tanto dos pormenores, mas mesmo de desvirtuar o que era a ideia inicial e constava da encomenda. Mal comparado, quase se assemelha à situação daquela aspirante a costureira que pretendia fazer uma camisola para o marido e, no fim, saíram umas calças!

Na construção civil, a madeira é utilizada para diversos fins, temporários ou definitivos. Na forma vitalícia (esperam os clientes!) incluem-se estruturas de cobertura, esquadrias (portas e janelas), forros, pisos e edifícios pré-fabricados.

Quase todos os tipos de madeira podem ser empregues na fabricação de móveis, mas alguns são preferidos pela sua beleza, durabilidade e utilidade. É conveniente conhecer as características básicas de todas as madeiras, como a solidez, a textura e a côr.

Ser capaz de identificar o género de madeira usado na mobília lá de casa pode ajudar a determinar o seu real valor. Imagine-se a possibilidade de uma cómoda velha, que estava prestes a engrossar o entulho para a recolha de lixo, ter sido feita com o que hoje se considera uma madeira rara.

É praticamente equivalente a um bilhete premiado do Euromilhões, dado que se possui uma autêntica relíquia! Nestes casos, a carpintaria entra na área do restauro e da recuperação. Afinal, nem tudo o que é velho se deita fora…

Por outro lado, as madeiras com textura mais fraca são frequentemente manchadas para ganhar personalidade. Aqui há que remover completamente o acabamento para se confirmar a verdadeira natureza da madeira.

É assim também com muita gente: tirando a capa, mostram-se autenticamente. Mas destes, nem um artificie com “bicho-carpinteiro” consegue fazer nada…!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:A arte de trabalhar a madeira

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: mikebaird

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    23-09-2014 às 13:23:35

    Uma excelente técnica que penso ser muito bonito e sofisticado. A arte de trabalhar madeira está sempre em desenvolvimento e crescimento.

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita

    01-06-2014 às 05:18:46

    É ótimo o trabalho com a madeira. Pode-se perceber grandes obras que se faz com ela. Realmente, é uma verdadeira arte!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios