Prevenir a trombose venosa profunda
Os médicos diagnosticam uma TVP em milhares de pessoas por ano. Um em cada cem casos acaba por ser fatal. Se pensa estar em risco, não há muito que possa fazer para evitar a TVP.
A trombose venosa profunda (TVP) ocorre quando se forma um coágulo numa veia profunda dentro de um músculo do seu corpo. Acontece geralmente nas pernas, mas também pode desenvolver-se nos seus braços, peito, ou outras áreas de seu corpo. E apesar da TVP ser comum, pode ser perigosa. O coágulo pode bloquear a circulação num vaso sanguíneo nos seus pulmões, cérebro, coração, ou outro local do corpo. O coágulo pode causar danos graves aos órgãos e até a morte em poucas horas. A principal causa da TVP é a má circulação sanguínea. Para diminuir o risco e ajudar a prevenir a TVP mantenha um estilo de vida ativo e exercite-se regularmente - diariamente, se possível. Faça caminhadas, natação, ciclismo porque são todas grandes atividades.
Faça igualmente a gestão cuidada do seu peso com exercício, bem como através de uma dieta saudável.
Se fuma, pare! Faça uma terapia de nicotina (em adesivo, pastilha elástica ou 'spray') e o aconselhamento em grupos de apoio pode tornar isso muito mais fácil de fazer.
Se a sua pressão arterial é normalmente alta, tome medidas para reduzi-la, se necessário.
Comunique ao seu médico qualquer história familiar ou pessoal de problemas de coagulação do sangue.
Discuta alternativas para as pílulas anticoncepcionais ou terapia de reposição hormonal com o seu médico. Se estiver a viajar de avião há mais de 4 horas, caminhe ou faça alongamentos nas pernas no seu lugar e também esteja sempre bem hidratado e evite o consumo de álcool.
Durante a gravidez, pergunte ao seu médico o que pode fazer para ajudar a prevenir a TVP.
Se precisar de cirurgia, o cirurgião irá rever o seu histórico médico para ajudar a avaliar o risco de TVP e determinar se precisa de medidas agressivas para a prevenir.
O seu risco de TVP pode começar com a imobilidade e continuar por vários meses após a cirurgia. No entanto, em alguns casos, o risco é maior logo após a cirurgia e cerca de 10 dias depois.
Os investigadores continuam a olhar para as melhores formas de prevenir a TVP após a cirurgia. Por exemplo, alguns estudos mostram que o uso de anestesia local em vez de anestesia geral, quando possível, pode diminuir o risco de TVP.
Tomar quaisquer anticoagulantes de sangue. O seu médico prescreverá antes ou logo após a cirurgia. Estes podem incluir a heparina ou qualquer anticoagulante parecido com a heparina, ou warfarina, que também é chamado de coumadina. Pode receber algumas destas através de injecção ou por via intravenosa (IV).
Também para evitar a TVP, faça qualquer exercício prescrito pelo seu médico ou outro profissional de saúde. Estes exercícios podem incluir elevadores de perna e pé e exercícios ao nível do tornozelo.