Prevençao do cancro da pele
Além do mais, o sol favorece a síntese de vitamina D, que contribui para a fixação do calcio nos dentes e ossos.
Porêm, o seu oposto, ou seja a exposição prolongada e exagerada, torna as populações suscetíveis aos efeitos nocivos das radiações ultravioleta, UV.
Este fato tem aumentado considerávelmente, devido às atividades ao ar livre que têm aumentado considerávelmente, assim como as vastas regiões costeiras.
A exposição repetida aos raios UV, pode provocar severos danos na pele, semelhentes aos causados pelo envelhecimento.
Os efeitos do sol são, na verdade, as rugas, o fotoenvelhecimento, alterações na pigmentação da pele, diminuiçao das células da pele responsáveis pela resistência imunológica da mesma (células Langerhans) queratoses solares e cancro cutâneo.
Torna-se, assim, fundamental que a exposição solar, seja sempre acompanhada de um protetor de boa qualidade e que proteja dos danos do sol.
Há pouco tempo surgiu, uma nova gama de protetores solares, que possui filtros fotoestáveis de largo espetro, que previnem as queimaduras e retardam os sinais de envelhecimento cutâneo.
Estes cremes são ainda muito hidratantes, de rápida absorção e não deixam vestígios de óleo. Cntêm ainda Aloé vera e vitamina E, presente na epiderme e derme, que evita o eritema e edema e outros danos nas células.
O Aloé vera tem propriedades regenerantes, sendo um auxiliar da pele, em conjunto com a vitamina E.
Os danos da pele resultam da sua exposição ao sol, embora possam demorar anos a aparecer.
Estes são normalmente irreversíveis e podem originar o cancro cutãneo.
Os doentes de transplantes devem fazer prevenção do cancro da pele porque têm mais probabilidades de contaír manchas de sol ou queratoses solares.
Em Portugal existem muitas pessoas com queratoses actímicas, que podem evoluir para cancro, carcinoma espinocelular e metastases.
Em face deste problema, devem as pessoas fazer a sua fotoproteção, recorrendo a protetores especiais, nestes casos, Como o Dayalong actínica, á venda nas farmácias.
Esta é uma emulsão lipossomal, sem perfume que faz uma proteção completa da pele.Deve ser sempre usado em casos de risco elevado, como os doentes com lúpus, doença de Crohn, psoríase, diabetes ou artrite reumatóide.
Os que tomam medicamentos imunomoduladores, como os transplantados, devem também proteger-sse com este protetor, tal como os de peles muito brancas.
Como a pele é o maior órgâo do corpo humano, deve prestar-se a máxima atenção, protegendo-a do sol com produtos de boa qualidade, aliada a visitas regulares ao dermatologista.