Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Porque Temos Pesadelos?

Porque Temos Pesadelos?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Porque Temos Pesadelos?

Falar em sonhos e não falar em Freud é não tocar no assunto sequer de forma muito ao de leve. “O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente”. Com esta afirmação, Freud defendia que os sonhos e a vida real estão interligadas de forma absoluta e única.

Em meados de 1800 acreditava-se e defendia-se que os sonhos tinham significados ocultos, misteriosos e muitas vezes esotéricos, ao ponto de muitas pessoas se sentirem culpadas e reprimidas por algo que sonhassem, quer fosse um sonho ou um pesadelo.

No entanto, Freud e os seus estudos exaustivos concluíram que os sonhos em tudo tem a haver com aquilo que vivemos no nosso dia a dia. Mais acrescento – afirmava que a essência do sonho é a realização de um desejo infantil que está desde há muito reprimido.

Través destes estudos, mostrou a existência do inconsciente e deitou por terra todas as histórias ocultas e misteriosas que se contava acerca dos sonhos.

Nos dias que correm, a ciência comprova que os sonhos são uma fase do sono onde o que vivenciámos durante o dia, fica gravado na nossa memória. Comprovam que os sonhos são antes de mais fenómenos psíquicos que revelam acima de tudo quem somos na realidade.

Mas se Sigmund Freud estudou os sonhos, não deixou os pesadelos por decifrar. Os pesadelos são consequência de fases de maior stress, ansiedade ou algo que no nosso subconsciente é ameaçador ao nosso bem estar físico ou emocional.

Na realidade, os pesadelos são o reflexo dos nossos medos. Os sonhos maus que temos, acontecem quando estamos mais nervosos ou quando alguma coisa na nossa vida nos incomoda de forma permanente ou persistente. A tensão psíquica a que muitas vezes estamos sujeitos fazem-nos ter pesadelos e muitas vezes concluir em situações de acordar sobressaltado.

A história dos sonhos tem uma vida extensa. No Alcorão, várias são as passagens sobre os sonhos que Maomé teve e que influenciaram todo o livro sagrado dos Muçulmanos. Também na Bíblia Sagrada – o livro dos Cristãos, se encontram passagens idênticas.

Somos feitos de muitos sonhos acordados e não é difícil perdermo-nos de olhos abertos quando afinal não estamos a dormir. No entanto, desejos, agonias, tensão, stress e pressões ou preocupações são aquilo que fazem os nossos sonhos ou pesadelos.


Carla Horta

Título: Porque Temos Pesadelos?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

609 

Comentários - Porque Temos Pesadelos?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios