Pneumonia
O tipo bacteriano é o mais comum causado principalmente por duas bactérias: pneumococo (streptococcus pneumoniae) e hemophlius (haemophilus) Elas atacam em especial, quando o sistema imunológico encontra-se frágil, em razão de doenças como a gripe, tuberculose, diabetes ou males do coração e etc. Ou mesmo pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas e cigarro, as bactérias, vírus e fungos podem ser instalados para o pulmão, ou chegar até o órgão por meio da corrente sanguínea. Assim que atingem os pulmões ou apenas um deles, dependendo do caso, instalam-se nos alvéolos, mutiplicam-se rapidamente e desencadeiam a infecção. Como resultado, o organismo reage à infecção produzindo pus e plasma nos alvéolos, gerando, entre outros sintomas, a falta de ar. Além da dificuldade para respirar, a pneumologia provoca tosse com muco amarelo ou esverdeado, algumas vezes com a presença de sangue, febre, aumento da freqüência respiratória, dor na região do tórax e nas costas.
Ao sinal de qualquer um sintoma descrito acima, é importante buscar ajuda médica imediatamente, para evitar o agravamento do quadro. Como é feito o diagnostico para identificar a pneumologia? São realizados exames de ausculta dos pulmões, raios-X e analise do muco expelido. Identificado a doença, o tratamento deve ser iniciado imediatamente, pois, se não controlada, em alguns casos a infecção pode se espalhar pela corrente sangüínea e levar a morte, principalmente em pacientes vulneráveis, como idosos, e crianças e pessoas com enfermidades variadas.
Na pneumonia bacteriana, o tratamento é feito com antibióticos. Se o agente causador for um vírus o paciente tanto pode receber o tratamento em casa, como baseado na hidratação do organismo e repouso, ou em casos graves, no hospital, para fazer a administração de remédios por via intravenosa, oxigênio, além de hidratação e fisioterapia respiratória. As medidas preventivas também são importantes, tais como manter a carteira de vacinação das crianças sempre em dia, evitar ambientes poluídos e, em caso de deficiência imunológica, tomar a vacina contra os dois principais tipos de pneumologia.
Comentários ( 1 ) recentes
- Yasmin Prates
03-07-2012 às 01:21:33minha colega está com pneumonia e estou preucupada
¬ Responder
pois ela é criança T_T