Plantas alimentícias
As frutas trazem ao organismo, o ferro, sais minerais, sendo os principais, o cálcio, o fósforo, o magnésio, o potássio, o sódio, enxôfre, iodo e o arsénio, todos vitalizantes e diretamente assimiláveis e reparam os tecidos.
O ferro é um regenerador dos glóbulos vermelhos do sangue na anemia e favorece o escoamento das mucosas. As frutas ricas em ferro são as avelãs, amêndoas, castanhas, uvas e pêssegos.
O cálcio fortifica o sistema ósseo, calcifica os focos purilentos da tuberculose, os abcessos, o cancro e as afeções glandulares. Um regime rico em frutas, fornece ao organismo todo o cálcio que ele necessita. As frutas que o contêm em maior quantidade são as nozes, amêndoas, cítricos, etc.
O fósforo é uma substância primordial para o cérebro e energia muscular.Combate as doenças nervosas. Ricos em fósforo são as amêndoas, amendoins, nozes e ameixas secas.
O magnésio ativa os movimentos do estômago e intestino e beneficia a digestão. É um grande regenerador do sistema nervoso e combate o cancro. Ricos em magnésio são as uvas, maçãs, pêras, laranjas, cerejas e nozes.
O potássio é considerado o tónico do coração e diurético. Estimula a função dos intestinos, sendo indicados para o reumatismo e gôta. Ricos em potássio são as castanhas, avelãs e cerejas.
O sódio assegura a função intestinal. Em regra todas as frutas amarelentas são ricas em sódio.
O enxõfre é anti-sético e depurativo. Combate as infeções intestinais, as doenças de pele e os brônquios. A cebola é rica em enxofre.
A sílica consolida os ossos e artérias. Ativa a circulação do sangue, combate o raquitismo e a arteriosclerose. Os cítricos são muito ricos em sílica.
O iodo é indispensável ao funcionamento das glândulas, em especial da tiroide, anti-escorbútico e depurativo. Combate o raquitismo, a gôta e o reumatismo. A maçã é muito rica em iodo.
As hortaliças e vegetais são elementos indispensáveis na alimentação e os seus minerais dão ao sangue alcalinidade. Cruas são mais ricas em vitaminas e sais minerais. Os mais ricos e comestíveis são as couves, a alface, e os espinafres. Porêm, devem ser comiidos crus, para não perderem as suas propriedades.
Comentários ( 1 ) recentes
- Teresa Maria Batista Gil
28-07-2012 às 11:57:08Os cereais são muito importantes na alimentação, por terem uma percentagem elevada de fibras. Além de conterem muitas vitaminas, sais minerais e proteínas, têm pouca gordura o que faz deles um complemento para saladas.Eu pessoalmente, uso muito os cereais com leite ou yogurte na minha alimentação. São leves, saborosos e fácilmente digeríveis. As vitaminas e fibras fazem bem ao aparelho digestivo e pele.Nada melhor do que começar o dia, logo pela manhâ, com uma taça de cereais de trigo ou aveia, com mel. Os melhores são os cereais integrais de aveia , cevada ou trigo.Os cereais , em virtude das fibras que contêm, são um precioso auxílio, na flora intestinal, contribuindo para o seu bom funcionamento. Devem ser incluidos diáriamente na alimentação a fim de regularem os intestinos.Sabia que as sementes de linhaça são uma excelente fonte de proteínas com baixo teor de sódio e alto teor de fiibras? São por isso indicadas para baixar os níveis de colestrol.E, sabia que os produtos de aveia são uma fonte dietética de fibras solúveis, B glucano, redutoras de colestrol. O seu consumo, em eparticular de farelo de aveia, ajuda a reduzir o colestrol total do sangue.O gérmen de trigo é um complemento nutritivo para uma dieta saudável e naturalmente rico em vitaminas e minerais.É pois uma fonte de vitamina E,e poderoso antioxidante.Os legumes devem ser cozidos destapados, para não perderem as suas propriedades. O ideal é aproveitar a água onde são cozidos para preparar sopas ou preparados de caldo de legumes.As hortaliças e todos os vegetais são elementos indispensáveis na dieta alimentar. Os seus minerais dão ao sangue a sua alcanilidade e fornecem os elementos necessários ao nosso organismo.Sabia que o iodo é indispensável ao funcionamento das glândulas,à secreção interna e, especialmente à tiróide?É anti-escorbútico e depurativo, combate o linfatismo, o rasquitismo, a gota e o reumatismo.
¬ Responder