Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Pernas cansadas - o que fazer

Pernas cansadas - o que fazer

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 5
Pernas cansadas - o que fazer

A sensação de pernas cansadas é bastante usual, nomeadamente entre as mulheres (numa proporção sete vezes superior aos homens). Não obstante, o facto de ser comum não deve ser motivo para ignorar esta situação, dado que pode constituir um sintoma de insuficiência venosa. Quem passa mais tempo de pé (sobretudo seguido) está mais sujeito a este acometimento, mas a insuficiência venosa pode ser desencadeada pela hereditariedade (com um peso de 70 por cento se ambos os progenitores sofrerem de problemas circulatórios e de 40 por cento no caso de ser apenas um), pelo sedentarismo (em casa, no local de trabalho, em viagens de automóvel ou avião, …), exposições prolongadas ao sol ou outra fonte de calor, uma alimentação deficiente, excesso de peso, alterações hormonais femininas (devido à toma da pílula ou à gravidez), entre outros fatores. A idade também é uma variável com peso mensurável na questão das pernas pesadas; todavia, há adolescentes e jovens com necessidade de intervenção cirúrgica às varizes!

Reduzir o consumo de gorduras ao mínimo necessário (prevenindo a acumulação destas e diminuindo o peso), assim como de sal, responsável por uma considerável retenção de líquidos (fenómeno associado à sensação de pernas pesadas), dar preferência a alimentos frescos, em detrimento dos processados (abundantes em açúcares, sal e lípidos), apostar nos cereais integrais, na fruta e nos legumes (ricos em fibras e antioxidantes), caminhar 30 minutos a uma hora por dia (para tonificar os músculos), são algumas medidas de prevenção ou combate às pernas pesadas.

Usar calçado que não seja demasiado alto nem rasteiro, nadar, mudar de posição regularmente (evitando cruzar as pernas, para não aumentar a pressão da perna que fica em baixo), recorrer a massagens, a ginástica vascular numa bicicleta aquática, a termas, à talassoterapia, a meias elásticas (ou de descanso, que não devem ser muito apertadas nem usadas em períodos de grande calor), e a todos os métodos que ajudem o sangue a subir, são outros cuidados auxiliadores. O principal é não deixar que a insuficiência venosa progrida.

Quando não for possível caminhar, fazer movimentos com os pés, rodando os tornozelos, favorece a circulação sanguínea, tal como andar em bicos de pés. Descansar com as pernas elevadas (alteando o colchão, se for caso disso, com um cobertor dobrado, por exemplo), faz com que os pés fiquem mais altos do que o coração, contribuindo para um melhor afluxo de sangue a este órgão. Beber muita água torna o sangue menos denso e facilita o seu trânsito através das veias.

A praia proporciona uma hidromassagem gratuita nas pernas, para além de as refrescar. Em casa, mas só no verão, uma última passagem, durante o banho, com água fria obriga as veias a contrair-se, o que representa um modelo de ginástica do sistema venoso, melhorando o respetivo funcionamento.

Desaconselham-se as roupas apertadas, que tolhem os movimentos e não deixam a pele respirar, e o tabaco é expressamente proibido pelo prejuízo que tem sobre a fluidez do sangue no retorno venoso para o coração. Já para não mencionar todos os outros malefícios…


Maria Bijóias

Título: Pernas cansadas - o que fazer

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

798 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • naty

    28-10-2012 às 23:23:02

    ha.uma.semanaaa.estou.com.minhas.pernaas.doloridas.sensaçao.de.queimaçao.ardencia...fui.ao.angiologista.ele.disse.q.nao.é.das.varizes...oq.devo.tomaara.para.aliviar.essa.queimaçao??...grata...

    ¬ Responder
  • gleicegleice orkut

    24-02-2012 às 15:37:06

    meu nome é gleice
    gostaria de saber como fazer para tirar o cansaço das pernas,sou nova tenho 23 anos e sinto muito cansaço!

    ¬ Responder
  • Mara BlamMara Blam

    07-08-2011 às 22:40:19

    Seu post está maravilhoso, muito esclarecedor, dicas maravilhosas,adorei, não devemos esquecer de no dia-a-dia devemos usar calçados confortáveis.Um grande abraço.

    ¬ Responder
  • Cristiane CarlosCristiane Carlos

    02-08-2011 às 16:03:46

    Tem algum medicamento para tomar e aliviar a dor da perna cansada, sinto a batata de perna pesar quando uso sabado baixo.
    o que devo fazer.

    ¬ Responder
  • sabrina fonsecasabrina fonseca

    21-08-2009 às 22:50:41

    depois de pesquisar alguns sites, achei o vosso muito interessante e esclarecedor. era mesmo o que precisava saber. muito obrigada

    ¬ Responder

Comentários - Pernas cansadas - o que fazer

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Cães e Humanos: Amizade por interesses

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Animais Estimação
Cães e Humanos: Amizade por interesses\"Rua
Não é de hoje que os cães são considerados nossos melhores amigos, porém como toda amizade ela não é totalmente incondicional e livre de interesses, pense bem, você pode discordar a princípio, mas analise a fundo e verá que tenho razão.

Cães convivem conosco a mais de 10mil anos, foi lá atrás na pré história que essa amizade começou, uma das mais duradouras da história. Teorias dizem que essa conexão iniciou pois ambas as espécies precisavam de algo que não possuíam e juntos se completaram.

Em plena era do gelo onde a sobrevivência estava sendo testada a todo vapor, aquele lobo considerado mais corajoso se encontrou com um homem também corajoso e resolveram unir forças, talvez não conscientemente, mas deu certo para ambos, e ali iniciava uma amizade que duraria por milênios.

Nesse estágio da nossa história, corríamos perigo de sobrevivência; faltava comida, segurança e energia ! ... E então percebemos que esses lobos simpáticos poderiam nos dar uma vantagem na corrida contra a morte, afinal eles caçavam muito bem , coisa que tínhamos dificuldade em fazer pela falta de energia naquele momento; então pensamos, eles nos ajudam a caçar, nós dividimos o alimento e em troca eles ganham segurança e afeto, e foi assim que essa amizade nos ajudou a enfrentar todos os percalços do caminho, e hoje evoluímos tanto que não precisamos mais de seus serviços e ainda sim continuam sendo nossos melhores amigos, posso dizer então que realmente é uma amizade verdadeira, que surgiu da dificuldade e interesses mas que não se deixou abalar por nada.

Então, agora quando virmos alguém maltratar esses animais, desdenhar deles dizendo que "não prestam pra nada", "não fazem nada de útil", como a galinha que põe ovos, ou a vaca que dá leite, lembremo-nos o quão útil eles foram na nossa caminhada, não só no quesito físico mas também no emocional, numa época em que as aparências não importavam e nem o QI para se fazer um amigo, bastava ser corajoso o bastante pra ultrapassar barreiras e conhecer mais o outro, do jeito que ele viesse, garanto que vantagens incríveis nascerão dessa amizade, e não pense em vantagens como algo ruim, quando digo penso em a vantagem da gente se sentir o humano mais importante do mundo quando esses seres peludos nos olham nos olhos sem pedir mais nada em troca, damos e recebemos carinho como nunca, uma retribuição silenciosa a quem sempre esteve do nosso lado, no pior e melhor momento.

O maior interesse em uma amizade é que ela dure para sempre, e acho que com os Cães conseguimos isso.

Pesquisar mais textos:

Lara Lavic

Título:Cães e Humanos: Amizade por interesses

Autor:Lara Lavic(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios