Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Pernas cansadas - o que fazer

Pernas cansadas - o que fazer

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 5
Pernas cansadas - o que fazer

A sensação de pernas cansadas é bastante usual, nomeadamente entre as mulheres (numa proporção sete vezes superior aos homens). Não obstante, o facto de ser comum não deve ser motivo para ignorar esta situação, dado que pode constituir um sintoma de insuficiência venosa. Quem passa mais tempo de pé (sobretudo seguido) está mais sujeito a este acometimento, mas a insuficiência venosa pode ser desencadeada pela hereditariedade (com um peso de 70 por cento se ambos os progenitores sofrerem de problemas circulatórios e de 40 por cento no caso de ser apenas um), pelo sedentarismo (em casa, no local de trabalho, em viagens de automóvel ou avião, …), exposições prolongadas ao sol ou outra fonte de calor, uma alimentação deficiente, excesso de peso, alterações hormonais femininas (devido à toma da pílula ou à gravidez), entre outros fatores. A idade também é uma variável com peso mensurável na questão das pernas pesadas; todavia, há adolescentes e jovens com necessidade de intervenção cirúrgica às varizes!

Reduzir o consumo de gorduras ao mínimo necessário (prevenindo a acumulação destas e diminuindo o peso), assim como de sal, responsável por uma considerável retenção de líquidos (fenómeno associado à sensação de pernas pesadas), dar preferência a alimentos frescos, em detrimento dos processados (abundantes em açúcares, sal e lípidos), apostar nos cereais integrais, na fruta e nos legumes (ricos em fibras e antioxidantes), caminhar 30 minutos a uma hora por dia (para tonificar os músculos), são algumas medidas de prevenção ou combate às pernas pesadas.

Usar calçado que não seja demasiado alto nem rasteiro, nadar, mudar de posição regularmente (evitando cruzar as pernas, para não aumentar a pressão da perna que fica em baixo), recorrer a massagens, a ginástica vascular numa bicicleta aquática, a termas, à talassoterapia, a meias elásticas (ou de descanso, que não devem ser muito apertadas nem usadas em períodos de grande calor), e a todos os métodos que ajudem o sangue a subir, são outros cuidados auxiliadores. O principal é não deixar que a insuficiência venosa progrida.

Quando não for possível caminhar, fazer movimentos com os pés, rodando os tornozelos, favorece a circulação sanguínea, tal como andar em bicos de pés. Descansar com as pernas elevadas (alteando o colchão, se for caso disso, com um cobertor dobrado, por exemplo), faz com que os pés fiquem mais altos do que o coração, contribuindo para um melhor afluxo de sangue a este órgão. Beber muita água torna o sangue menos denso e facilita o seu trânsito através das veias.

A praia proporciona uma hidromassagem gratuita nas pernas, para além de as refrescar. Em casa, mas só no verão, uma última passagem, durante o banho, com água fria obriga as veias a contrair-se, o que representa um modelo de ginástica do sistema venoso, melhorando o respetivo funcionamento.

Desaconselham-se as roupas apertadas, que tolhem os movimentos e não deixam a pele respirar, e o tabaco é expressamente proibido pelo prejuízo que tem sobre a fluidez do sangue no retorno venoso para o coração. Já para não mencionar todos os outros malefícios…


Maria Bijóias

Título: Pernas cansadas - o que fazer

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

798 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • naty

    28-10-2012 às 23:23:02

    ha.uma.semanaaa.estou.com.minhas.pernaas.doloridas.sensaçao.de.queimaçao.ardencia...fui.ao.angiologista.ele.disse.q.nao.é.das.varizes...oq.devo.tomaara.para.aliviar.essa.queimaçao??...grata...

    ¬ Responder
  • gleicegleice orkut

    24-02-2012 às 15:37:06

    meu nome é gleice
    gostaria de saber como fazer para tirar o cansaço das pernas,sou nova tenho 23 anos e sinto muito cansaço!

    ¬ Responder
  • Mara BlamMara Blam

    07-08-2011 às 22:40:19

    Seu post está maravilhoso, muito esclarecedor, dicas maravilhosas,adorei, não devemos esquecer de no dia-a-dia devemos usar calçados confortáveis.Um grande abraço.

    ¬ Responder
  • Cristiane CarlosCristiane Carlos

    02-08-2011 às 16:03:46

    Tem algum medicamento para tomar e aliviar a dor da perna cansada, sinto a batata de perna pesar quando uso sabado baixo.
    o que devo fazer.

    ¬ Responder
  • sabrina fonsecasabrina fonseca

    21-08-2009 às 22:50:41

    depois de pesquisar alguns sites, achei o vosso muito interessante e esclarecedor. era mesmo o que precisava saber. muito obrigada

    ¬ Responder

Comentários - Pernas cansadas - o que fazer

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O Mito da Entrevista de Emprego

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Empresariais
O Mito da Entrevista de Emprego\"Rua
Aguardando há meses pela oportunidade de um novo emprego e após ser aprovado em várias etapas do processo de seleção eis que surge um empecilho: a entrevista de emprego.

Diversas dúvidas passam pela cabeça do candidato como o que vestir, como sentar-se, qual o tom de voz adequado, o que o entrevistador espera como resposta e como impressioná-lo provando ser a pessoa certa para a vaga a ser ocupada.

A verdade é que não há regra que garanta o sucesso em uma entrevista, porém, algumas atitudes e cuidados precisam ser tomados. Abaixo seguem 10 dicas que auxiliarão o candidato enfrentar essa fase do processo de seletivo de forma mais segura, não importando a área ou cargo pretendido.

1. Seja pontual. A pontualidade é uma forma de demonstrar respeito, consideração e compromisso com a empresa, porém, ser pontual não significa ser precipitado, chegando com muito tempo de antecedência. Para isso programe-se: quanto tempo você levará para chegar até o local combinado para a entrevista? E se houver algum tipo de atraso? Programe-se para que os prazos possam ser cumpridos. Se o atraso for inevitável entre em contato com a empresa e explique o motivo para o mesmo solicitando a possibilidade de remarcar o compromisso.

2. Vista-se de maneira condizente ao cargo que irá ocupar. Mesmo parecendo ser uma superficialidade, a forma como o candidato se veste pode influenciar a decisão do entrevistador, portanto, causar uma boa impressão é essencial. Para isso pesquise o perfil da empresa, se possível observe a forma como os funcionários se vestem e use na entrevista algo um pouco mais formal do que usaria todos os dias para ir ao trabalho.

3. Zele por uma boa aparência. Como descrito acima causar uma boa impressão é essencial, dessa forma, a higiene pessoal é indispensável. Vale ressaltar que perfumes e maquiagem exagerados são pontos negativos em uma entrevista.

4. Tenha em mente suas principais realizações profissionais e as evidencie. Quais os principais desafios que essas lhe trouxeram e o que aprendeu em cada uma delas. Se é seu primeiro emprego vale ressaltar suas experiências escolares e acadêmicas como trabalhos em grupos, projetos realizados, programas de estágio e trainee.

5. Tenha atitudes positivas. Um método de entrevista consiste em perguntas aparentemente absurdas que não possuem, necessariamente, respostas prontas. O que ele deseja na verdade é avaliar seu raciocínio lógico, portanto, seja criativo, argumente e crie estratégias para sair dessa saia justa.

6. Seja genuíno e autentico. Mesmo estando sob pressão seja você na entrevista. Não minta nem use máscaras. O recrutador provavelmente perceberá que você não está sendo sincero.

7. Tenha argumentos. “Por que você quer trabalhar aqui?” ou “Quais serão suas contribuições para essa empresa?” são perguntas básicas em uma entrevista de empregos. Portanto, tenha bons argumentos para esses questionamentos.

8. Mostre-se interessado. Faça perguntas plausíveis ao entrevistador.

9. Seja gentil e educado a todo o momento. Muitas empresas costumam analisar o candidato no momento em que esse inicia o processo seletivo.

10. Mostre-se confiante. Se você fará a entrevista de emprego é porque já passou por outras fases do processo seletivo, ou seja, tem muitos pontos a seu favor. Acredite no seu potencial .

Outros textos do autor:
O Mito da Entrevista de Emprego

Pesquisar mais textos:

Mabelly Venson

Título:O Mito da Entrevista de Emprego

Autor:Mabelly Venson(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios