Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Parasitas de verão: como acabar com eles

Parasitas de verão: como acabar com eles

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 8
Comentários: 9
Parasitas de verão: como acabar com eles

Eles aparecem nas estações mais quentes do ano e junto com a sua chegada, vêm problemas de saúde e danos ao patrimônio. Esses parasitas urbanos incomodam a população, infestam as casas e pátios em alguns casos, provocando muito tormento. As soluções para evitar a disseminação desses bichos são medidas de higiene bem rigorosas a fim de que a tranquilidade volte ao lar, sem mais incomodações ou preocupações desse tipo.

Os animais mais comuns dessas épocas quentes são as baratas, as pulgas, os carrapatos e os cupins. As pulgas e os carrapatos parasitam os cães e os gatos. Por vezes, ocorrem infestações desses parasitas não só nos animais, mas nos ambientes.  As pulgas, ao contrário do que se pensa, colocam seus ovos no ambiente. Alimentam-se do sangue dos cachorros que estão nas ruas e nas habitações. Colocam seus ovos no solo e alojam-se em frestras do piso, tapetes, carpetes e pilhas de papeis. Com a umidade e o calor as larvas eclodem dos ovos. Elas alimentam-se de poeira e, quando adultas, passam a atacar os animais a fim de encontrar alimento. A medida contra este parasita no ambiente, casa ou pátio, é desinsetizar com produtos anti-pulgas semanalmente até acabar com a infestação. Nos animais, o indicado é aplicar um produto adequado ao peso e a raça do cachorro. O produto que deve ser usado é um anti-pulgas indicado pelo veterinário. Essa medida deve ser sempre mantida para que assim se garanta a saúde do animal e a higiene do ambiente.

Outro animal parasita do cão é o carrapato. Assim como as pulgas, podem infestar não só os animais, mas o ambiente em que se encontram, causando doenças. O melhor a fazer é evitar que os cachorros passeiam por áreas livres sem o uso de anti-carrapatos – que, muitas vezes, estão juntos dos anti-pulgas – para que não pegue carrapatos caso passe por áreas infestadas. Sempre no retorno às saídas com os cachorros é recomendável que se examine os bichos para observar se há necessidade de usar um carrapaticidade com maior frequência. O carrapato é um parasita muito resistente. Os ovos e larvas dos carrapatos presentes no solo duram meses. Eles depositam os ovos em árvores, cascas, pisos, muros, frestas de paredes e vegetação. É importante, no combate a essa praga, que se utilize carrapaticidas tanto nos animais como nos ambientes. Cães com feridas, gestantes, filhotes e gatos devem evitar o uso desses compostos, salvo orientação veterinária. Os animais também não podem ingerir o carrapaticida e quem aplica deve proteger a área dos olhos, as mãos e o nariz para evitar absorção do componente. O ideal é usar luvas para esse tipo de higiene.

Em relação às baratas, elas somente aparecerão no interior das habitações se nelas houver algum tipo de material orgânico. Elas aparecem em bueiros, ralos sujos, paredes com gordura, lixo, locais com restos de comida, entre muitos outros. Elas se alimentam não só de restos de comida, mas também de cabelos, pedaços de unhas, gorduras e outros insetos mortos. Para sobreviverem precisam de água, alimento e abrigo. Tendo isso, alojam-se em geladeiras, fogões, ralos, lixeiras, esgoto, caixas de gordura, armários, e outros lugares.  Para acabar com o mal desse parasita o ideal é manter uma higiene impecável no mobiliário da cozinha, acondicionar bem os alimentos, evitar frestas em armários, evitar que a torneira fique pingando e qualquer outro vazamento na casa, limpar diariamente fogão e refrigerador e evitar acúmulo de lixo. As lixeiras devem estar sempre bem fechadas. Contudo, se ocorrer o aparecimento desse bicho, o recomendado é o uso de inseticida, tomando os devidos cuidados para evitar a ingestão de veneno.

E, por fim, outro parasita de clima quente que incomoda bastante o dia-a-dia com suas infestações e prejuízos aos bens materiais, é o cupim. Esse animal possui dois tipos. O mais conhecido é o cupim da madeira, mas tem o cupim subterrâneo, que cava túneis para se deslocar, passando até por paredes. As revoadas desses animais acontecem em climas quentes e úmidos, principalmente ao entardecer. No caso desses animais atacarem os móveis e as paredes o indicado é procurar ajuda especializada, pois não há medidas caseiras para acabar com o problema. É importante observar se há asas ou grãos nos móveis ou ainda pequenos caminhos de areia. Esses são sinais da presença do parasita que ataca especialmente peças mais antigas de madeira.

Tomando as devidas precauções e cuidados, pode-se muito bem passar pelas estações quentes e úmidas sem maiores preocupações quanto a pragas urbanas, protegendo com isso os animais de estimação e o mobiliário.


Rosana Fernandes

Título: Parasitas de verão: como acabar com eles

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 8

779 

Imagem por: emrank

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 9 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    15-07-2014 às 23:30:17

    Sempre aparecem nessa época! Mas, devemos acabar com eles, definitivamente! Adoei as dicas e vou segui-las.

    ¬ Responder
  • cassiodias

    03-01-2013 às 12:29:42

    bom saber...

    ¬ Responder
  • vilmavilma

    06-11-2010 às 17:02:42

    Boa tarde,
    como posso consegur este tal INSET .grata vilma

    ¬ Responder
  • António Luís Constantino TorresAntónio Luís Constantino Torres

    05-11-2010 às 22:57:51

    Bom dia

    Onde posso comprar esse produto (inset)que extremina 100% traças e cupins e qual o preço?

    Obrigado

    ¬ Responder
  • António Luís Constantino TorresAntónio Luís Constantino Torres

    17-09-2010 às 11:00:01

    Bom dia

    Onde posso comprar esse produto (inset)que extreemina 100% trças e cupins e qual o preço?

    ¬ Responder
  • SilviaSilvia

    06-03-2010 às 01:35:49

    @terezinha carvalho
    Favor informar como adquiro o produto para traças de parede.
    obrigada

    ¬ Responder
  • sandrosandro

    28-02-2010 às 18:46:00

    @terezinha carvalho
    ola,sou pintor de casas em geral.tenho um trabalhinho agora de passar um produto p.bicho da madeira,vc tem o produto?qual o valor,?obr.914865107

    ¬ Responder
  • marilice teixeiramarilice teixeira

    21-02-2010 às 01:15:51

    tenho em casa traça nas paredes, aquelas de casulo e tbem as outras sem asa , mas ageis e com perninhas....

    ¬ Responder
  • terezinha carvalhoterezinha carvalho

    17-02-2010 às 22:21:24

    Boa tarde
    tenho um produto (Inset) que extermina 100% cupins,formigas, traças, baratas e outros insetos, ele é 100 % orgânico e atóxico, feito a partir da arvore de neem, não faz mal ao homem ou animais, vem pronto para ser usado, é só borrifar e pronto

    ¬ Responder

Comentários - Parasitas de verão: como acabar com eles

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

A história da fotografia

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Fotografia
A história da fotografia\"Rua
A história e princípios básicos da fotografia e da câmara fotográfica remontam à Grécia Antiga, quando Aristóteles verificou que os raios de luz solar e com o uso de substâncias químicas, ao atravessarem um pequeno orifício, projetavam na parede de um quarto escuro a imagem do exterior. Este método recebeu o nome de câmara escura.

A primeira fotografia reconhecida foi uma imagem produzida em 1826 por Niepce. Esta fotografia foi feita com uma câmara e assente numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo, tendo estado exposta à luz solar por oito horas, esta encontra-se ainda hoje preservada.

Niepce e Louis –Jacques Mandé Daguerre inciaram em 1829 as suas pesquisas, sendo que dez anos depois foi oficializado o processo fotográfico o nome de daguerreótipo. Este processo consistia na utilização de duas placas, uma dourada e outra prateada, que uma vez expostas a vapores de iodo, formando uma pelicula de iodeto de prata sobre a mesma, ai era a luz que entrava na camara escura e o calor gerado pela luz que gravava a imagem/fotografia na placa, sendo usado vapor de mercúrio para fazer a revelação da imagem. Foi graças á investigação realizada por Friedrich Voigtlander e John F. Goddard em 1840, que os tempos de exposição e revelação foram encurtados.




Podemos dizer que o grande passo (não descurando muitas outras mentes brilhantes) foi dado por Richard Leach Maddox, que em 1871 fabricou as primeiras placas secas com gelatina, substituindo o colódio. Três anos depois, as emulsões começaram a ser lavadas com água corrente para eliminar resíduos.

A fotografia digital


Com o boom das novas tecnologias e com a capacidade de converter quase tudo que era analógico em digital, sendo a fotografia uma dessas mesmas áreas, podemos ver no início dos anos 90, um rápido crescimento de um novo mercado, a fotografia digital. Esta é o ideal para as mais diversas áreas do nosso dia a dia, seja a nível profissional ou pessoal.

As máquinas tornaram-se mais pequenas, mais leves e mais práticas, ideais para quem não teve formação na área e que não tem tempo para realizar a revelação de um rolo fotográfico, sem necessidade de impressão. Os melhores momentos da nossa vida podem agora ser partilhados rapidamente com os nossos amigos e familiares rapidamente usando a internet e sites sociais como o Facebook e o Twitter .

A primeira câmara digital começou a ser comercializada em 1990, pela Kodak. Num instante dominou o mercado e hoje tornou-se produto de consumo, substituindo quase por completo as tradicionais máquinas fotográficas.

Sendo que presentemente com o aparecimento do FullHD, já consegue comprar uma máquina com sensores digitais que lhe permitem, além de fazer fotografia, fazer vídeo em Alta-Definição, criando assim não só fotografias quase que perfeitas em quase todas as condições de luz bem como vídeo com uma qualidade até agora impossível no mercado do vídeo amador.

Tirar fotografias já é acessível a todos e como já não existe o limite que era imposto pelos rolos, “dispara-se” por tudo e por nada. Ter uma máquina fotográfica não é mais um luxo, até já existem máquinas disponíveis para as crianças. Muitas vezes uma fotografia vale mais que mil palavras e afinal marca um momento para mais tarde recordar.

Pesquisar mais textos:

Bruno Jorge

Título:A história da fotografia

Autor:Bruno Jorge(todos os textos)

Imagem por: emrank

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    05-05-2014 às 03:48:18

    Como é bom viver o hoje e saber da história da fotografia. Isso nos dá a ideia de como tudo evoluiu e como o mundo está melhor a cada dia produzindo fotos mais bonitas e com qualidade!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios