Osteoporoses: defenda os seus ossos
Esta doença tem um impacto muito grande na vida do doente, requerem cirurgia e têm uma taxa de mortalidade de 20%. Normalmente os doentes ficam acamados e fragilizados.
Desde há muito tempo que se coloca a questão se os lacticínios são os melhores fornecedores de cálcio. Há especialistas que defendem que sim, outros porém argumentam que não são a única fonte deste mineral dado que há outros que o contêm tis como os brócolos, vegetais verdes e frutos secos.
Na realidade o cálcio e os lacticínios baixam o risco de osteoporose e cancro do cólon, no entanto o seu consumo elevado pode levar a riscos de cancro no cólon e ovários. Podem ainda estar carregados de retinol (vitamina A), que em níveis elevados pode enfraquecer os ossos. È conveniente fazer uma alimentação equilibrada tomando um copo de leite ou uma fatia de queijo por dia.
O ideal para prevenir a osteoporose é fazer exercício físico toda a vida pois os ossos ficam mais resistentes e com Maio densidade. Os exercícios mais recomendados são a dança, a marcha, os de peso, tai chi, caminhada, hidroginástica, e ginástica de reabilitação. Os exercícios de movimentação articular combatem a rigidez das articulações e mantêm a coordenação motora e previnem quedas.
Os grupos de risco associados a esta doença são as mulheres com mais de sessenta e cinco anos, pessoas de baixa estatura e magras, os que consomem exageradamente álcool, sal, cafeína, tabagismo, vida sedentária, dieta pobre em cálcio, e os que tomam cortisona e asmáticos.
Associada á osteoporose, está a ideia errada de que basta beber leite para prevenir osteoporoses. Isto é falso se não se fizer exercícios, tomar café e sal moderado e não se apanhar sol, fonte de vitamina D, para fixar o cálcio. Os idosos que não podem já apanhar sol, devem tomar suplementos de Vitamina D.
Esta é uma doença que afecta milhares de pessoas na Europa, EUA e Japão.
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- Daniela Vicente
14-09-2012 às 21:13:03quando começamos a ter peso a mais o corpo começa a armazenar gordura.não só nos sítios mais óbvios, mas também nos ossos.isto cria algumas problemas nas mensagens que a lectina manda o cérebro. diz-lhe para continuar a comer em vez de parar. mesmo depois de comer uma óptima refeição vai ter desejo de comer e mais. o cérebro não vai conseguir ver os sinais. causa muita confusão e faz com que as pessoas ganhem peso.
¬ Responder