Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Osteoporoses: defenda os seus ossos

Osteoporoses: defenda os seus ossos

Categoria: Saúde
Comentários: 1
Osteoporoses: defenda os seus ossos

A osteoporose, muito em voga hoje em dia é a doença em que os ossos vão perdendo progressivamente a densidade. Como consequência há um aumento de risco de fracturas, sendo as mais usuais as de pulso, coluna e colo do fémur (anca).

Esta doença tem um impacto muito grande na vida do doente, requerem cirurgia e têm uma taxa de mortalidade de 20%. Normalmente os doentes ficam acamados e fragilizados.

Desde há muito tempo que se coloca a questão se os lacticínios são os melhores fornecedores de cálcio. Há especialistas que defendem que sim, outros porém argumentam que não são a única fonte deste mineral dado que há outros que o contêm tis como os brócolos, vegetais verdes e frutos secos.

Na realidade o cálcio e os lacticínios baixam o risco de osteoporose e cancro do cólon, no entanto o seu consumo elevado pode levar a riscos de cancro no cólon e ovários. Podem ainda estar carregados de retinol (vitamina A), que em níveis elevados pode enfraquecer os ossos. È conveniente fazer uma alimentação equilibrada tomando um copo de leite ou uma fatia de queijo por dia.

O ideal para prevenir a osteoporose é fazer exercício físico toda a vida pois os ossos ficam mais resistentes e com Maio densidade. Os exercícios mais recomendados são a dança, a marcha, os de peso, tai chi, caminhada, hidroginástica, e ginástica de reabilitação. Os exercícios de movimentação articular combatem a rigidez das articulações e mantêm a coordenação motora e previnem quedas.

Os grupos de risco associados a esta doença são as mulheres com mais de sessenta e cinco anos, pessoas de baixa estatura e magras, os que consomem exageradamente álcool, sal, cafeína, tabagismo, vida sedentária, dieta pobre em cálcio, e os que tomam cortisona e asmáticos.

Associada á osteoporose, está a ideia errada de que basta beber leite para prevenir osteoporoses. Isto é falso se não se fizer exercícios, tomar café e sal moderado e não se apanhar sol, fonte de vitamina D, para fixar o cálcio. Os idosos que não podem já apanhar sol, devem tomar suplementos de Vitamina D.

Outra ideia errada é a de que as mulheres depois da menopausa, são mais susceptíveis de ter osteoporose devido à queda dos níveis de cálcio. Os ossos devem ser formados resistentes desde a juventude e vida adulta. Por outro lado os homens também são muito afectados se não se mexerem e fizerem exercícios.

Esta é uma doença que afecta milhares de pessoas na Europa, EUA e Japão.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Osteoporoses: defenda os seus ossos

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

615 

Imagem por: timparkinson

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    14-09-2012 às 21:13:03

    quando começamos a ter peso a mais o corpo começa a armazenar gordura.não só nos sítios mais óbvios, mas também nos ossos.isto cria algumas problemas nas mensagens que a lectina manda o cérebro. diz-lhe para continuar a comer em vez de parar. mesmo depois de comer uma óptima refeição vai ter desejo de comer e mais. o cérebro não vai conseguir ver os sinais. causa muita confusão e faz com que as pessoas ganhem peso.

    ¬ Responder

Comentários - Osteoporoses: defenda os seus ossos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: timparkinson

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios