Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Osteoporose e Prevenção de Quedas

Osteoporose e Prevenção de Quedas

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 10
Osteoporose e Prevenção de Quedas

A osteoporose é uma doença em que os ossos ficam mais fragueis (antes eram densos depois ficam porosos). É um processo natural, que ocorre com o envelhecimento. Isto leva a que pequenos traumatismos que antes não tinham consequências nos ossos, podem tornar-se agora em fraturas.
A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas, normalmente só após a primeira fratura é que é detetada, por isso, é muito importante que seja diagnosticado o mais cedo possível.

Os fatores de risco para a osteoporose são: mais de 65 anos de idade, ser mulher, raça branca, ter pequena estatura e magreza excessiva, menopausa (especialmente se for antes dos 40 anos), dieta pobre em cálcio, não fazer exercício físico, fumar, fraturas anteriores, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, uso de alguns medicamentos (exemplo: corticoides) e ter algumas doenças (exemplo: artrite reumatoide, hipertiroidismo, insuficiência renal, entre outras).

Quem tem osteoporose deve tentar ter um estilo de vida saudável, que inclui, ter uma alimentação rica em cálcio (o ideal são 800-1500mg/dia, consuma leite e derivados, espinafres, agriões, brócolos e couves) e vitamina D (gema de ovo, peixe, especialmente cavala, salmão, sardinha e atum), fazer exercício físico, evitar beber consumir bebidas alcoólicas em excesso, evitar fumar e evitar as quedas.

Devido a facilidade que as pessoas que tem osteoporose têm de fraturar ossos, ficam aqui algumas dicas como prevenir as quedas: evitar bebidas alcoólicas; evitar medicamentos que podem provocar alteração do equilíbrio (calmantes e medicamentos para insónias); usar calçado com salto baixo e com sola antiderrapante; tentar andar em piso regular, evitar tapetes (se necessário colocar uma fita adesiva no avesso ou borracha antiderrapante); evitar andar de meias ou chinelos largos (especialmente no chão encerado); sentar-se enquanto se veste ou calça; deve ter apenas a mobília necessária em casa, de modo que não seja um obstáculo a passagem; ter boa iluminação em cada; apoiar-se no corrimão quando utiliza as escadas; evitar fios elétricos no chão ou tentar que estejam o mais encostado possível as paredes; usar tapetes de borracha em todas as superfícies que possam ficar molhadas; na casa de banho deve ter uma barra de apoio para sanita, chuveiro e banheira; usar meios auxiliares para andar (bengala, canadiana e andarilho), caso tenha dificuldade na marcha.

Maria Gabriela

Título: Osteoporose e Prevenção de Quedas

Autor: Maria Gabriela (todos os textos)

Visitas: 2

604 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 10 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    15-07-2014 às 21:28:35

    As cartilagens de tubarão são excelentes para a osteoporose. Elas nos fazem sentir-se bem e previne até essas quedas. Minha mãe ficou bem melhor depois que começou a tomá-las em forma de cápsulas.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAdail

    02-11-2012 às 14:15:12

    eu sou homem e também sofro desta doença, mas gostei muito do texto e vou utilizar as dicas

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãomário

    30-10-2012 às 20:03:44

    a minha mulher tem osteopore, e já fracturou o fémur, mas nunca ninguém nos alertou para estes cuidados em casa. obrigada

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoguida

    30-10-2012 às 20:01:04

    mais uma vez as mulheres são as mais sacrificadas, tem mais probabilidade de ter osteoporose, mulher sofre

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãomiriam

    29-10-2012 às 18:51:11

    parabéns pelo texto

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAlda

    29-10-2012 às 18:49:12

    Ouvi dizer que há medicamentos para tratar a osteoporose que no fim de tomadas a pessoa tem de estar meia hora em pé.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoClara

    29-10-2012 às 18:47:55

    Agora que sei que posso prevenir a osteoporose, vou começar já a tratar disso.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJoana

    27-10-2012 às 14:12:37

    Muito bom este texto, gostei muito das dicas para prevenir as quedas.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoFabiana

    27-10-2012 às 14:05:22

    Sempre ouvir dizer que a minha avó tinha osteoporose mas não sabia porque. Após ser este texto, vou puder a alertar a minha avó para cuidados que ela tem de ter para não se magoar ou fracturar algum osso. Obrigada, está muito claro este texto

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoOscar

    26-10-2012 às 15:29:34

    Grande texto sobre osteoporose. Obrigado me ajudou muito.

    ¬ Responder

Comentários - Osteoporose e Prevenção de Quedas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Habitação – Evolução qualidade/Preço

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Alojamento
Habitação – Evolução qualidade/Preço\"Rua
Hoje vivemos dias muito complicados do ponto de vista económico, uma vez que a nossa sociedade moderna consumista tem acarretado para as famílias a triste ideia de que temos que possuir tudo o que existe para ser possuído.

Relativamente ao assunto especifico da habitação, com o passar dos tempos, as pessoas têm adquirido as suas casas em função do que há no mercado, e este mercado tem evoluído de uma forma perigosa em termos de custos; o que quero dizer com isto, é que há vinte anos atrás, encontrávamos apartamentos no mercado, e tenho por base um apartamento T3 que tinha 3 quartos conforme a tipologia descrita, naquele tempo uma cada de banho, uma sala de estar/jantar conjunta e talvez uma varanda, hoje o mesmo apartamento terá os três quartos, a sala, duas casas de banho das quais uma poderá estar num dos quartos a que passou a chamar-se suite, este apartamento hoje, tem forçosamente que ter pré instalação para aquecimento central, lareira com recuperador de calor, e muito provavelmente aspiração central, ou pelo menos a pré instalação… Assim, quem compra um apartamento hoje, apesar das dimensões de cada divisão estarem diminuídas, o preço foi muito incrementado pelos extras, e depois há ainda que adquirir uma caldeira para fazer funcionar a tal pré-instalação de aquecimento central, os radiadores porque sem eles o dito não funciona, naturalmente o trabalho do técnico… há ainda que adquirir em muitos casos o aspirador propriamente dito para fazer funcionar a aspiração central, e algumas coisas mais, acessórios dos quais, antes não tínhamos necessidade.

Não quero dizer com isto, que estes equipamentos não são úteis, são, mas e aquelas pessoas que compraram os seus apartamentos há uns tempos, cujos espaços não dispunham destas “modernices” como viveram? Como vivem hoje? Provavelmente aqueles que tiveram disponibilidade económica para isso, colocaram nas suas habitações, aquilo que julgaram necessário, não colocaram aquilo que não lhes é útil de todo, por outro lado aqueles que não tiveram disponibilidade económica vivem sem os equipamentos em questão, ou colocam um equipamento à dimensão das suas possibilidades. O real problema é que os referidos equipamentos valorizaram muito mais as habitações em termos de preço de compra do que o valor real dos mesmos, e as pessoas, estão apagar vinte ou trinta anos, para não dizer mais, um bom valor acima do que pagariam sem estas coisas, além disso comprariam aquilo que quisessem e pudessem.

Para além do exposto, a qualidade de construção e acabamentos não melhorou, antes pelo contrário. Hoje o valor das casas está a decair rapidamente, e as pessoas em geral vivem em casas cujos valores atuais de mercado são muito inferiores ao que estarão a pagar durante muito tempo…

Naturalmente o mercado poderá mudar, mas não é esse o caminho que parece seguir.

Pesquisar mais textos:

Ana Sebastião

Título:Habitação – Evolução qualidade/Preço

Autor:Ana Sebastião(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    21-04-2014 às 17:09:01

    A compra seja de apartamento ou casa estão mais caras e nem sempre oferecem serviços como mostram na divulgação. Não é bom financiar, pois custará o dobro. Realmente, o melhor a fazer é buscar preços que têm condições de pagar ou aderir a um consórcio.

    ¬ Responder
  • Sofia Nunes 13-09-2012 às 17:07:44

    Na minha opinião e de acordo com o que tenho observado, a relação qualidade/preço das habitações está a melhorar. E isso não é necessariamente bom, uma vez que é resultado da crise económica. Como refere, o valor das casas está a descer, pelo que se pode comprar uma vivenda pelo preço que há uns anos era de um apartamento. O problema é que, apesar de as casas estarem mais baratas, os compradores não têm dinheiro.

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios