Os princípios da acupunctura
É óbvio que as doenças orgânicas graves como por exemplo a diabetes e o cancro, não surgem de um dia para o outro mas são sempre precedidas de uma quebra no estado de saúde, que conduz inevitávelmente á doença. Deste modo o acupunctor tenta equilibrar o organismo , aumentando a resistência às doenças, em especial as infecciosas.
O ponto de vista dos chineses é o de que a ocorrência de doenças por infecção é devido à luta entre o agente da infecção e a energia ou força vial do indivíduo. Se o seu estado de saúde é considerado excelente, então será difícil a infecção dominar as defesas naturais do corpo para não contraír infecções como a cistite, pneumonia, constipações ou outras do género.
Assim, a medicina chinesa, está fundada no estudo e observação do Qi, no seu fluxo, ritmos, ciclos, alterações, movimento e equilíbrio. Por isso eles colocam grande ênfase na relação entre os seres humanos e o seu meio ambiente.
Deste modo as alterações no tempo e no ciclo das estações, produzem também alterações no nosso Qi, reflectindo-se diáriamente nas nossas vidas e na necessidade de abastecermos o Qi com a comida e o ar que respiramos. Isto, combinado com o Qi que herdamos, forma a base da nossa constituição energética.
Com esta teoria é possível tratar quase todas as doenças apenas restaurando os desiquilíbrios de energia e repondo-o.
Estes caminhos percorrem o corpo e são conhecidos como meredianos ou canais.
Deste modo tratar qualquer ponto terá efeito sobre todo o corpo, mente e espírito do doente.