Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Os olhos

Os olhos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Os olhos

Os olhos são os sensores que detetam a luz refletida por um objeto, pré-processam-na num sinal do neurónio e transmitem-na ao cérebro. O cérebro, depois de se referir ao seu banco de dados de memória, em seguida, identifica o objeto.

O olho é um órgão quase esférico, cerca de uma polegada de diâmetro, equipado com tecidos de gordura dentro da órbita do crânio. A esclera é a camada protetora dura externa do olho, que vemos como o branco dos olhos. A córnea é feita de material transparente, forte e lisa que cobre a parte colorida do olho. A sua forma semi-esférica dirige a luz para a pupila.
A íris, a parte colorida do olho, é feita de músculos flexíveis, e a abertura no centro é conhecida como a pupila. A íris tem músculos que se contraem ou se expandem de acordo com as diferentes condições de luz e determinam o tamanho da pupila. A hereditariedade decide a cor do pigmento de melanina na íris. Atrás da íris é a lente. A lente focaliza a luz que entra através da pupila para a retina, alterando a sua própria forma.

A retina deteta a luz e transmite-a para o cérebro. As pálpebras, juntamente com a glândula lacrimal, protegem os olhos de danos, da poeira, dos germes e de outras substâncias tóxicas por ação reflexa automática.

Nós temos dois olhos situados a uma distância fixa, de modo que eles enviam dois sinais variando ligeiramente de acordo com o ângulo. O cérebro processa estes sinais e chega a uma imagem tridimensional.

Numa condição herdada como a miopia, a distância entre a lente e a retina é maior do que o normal, pelo que os olhos não conseguem ver os objetos mais distantes. Na velhice dá-se um problema como a hipermetropia, que altera a estrutura do globo ocular, a distância entre a lente e a retina é reduzida e os olhos não conseguem ver objetos muito próximos.

Um par de óculos ou lentes de contacto podem corrigir ambas as condições. A catarata é uma condição em que a lente fica nublada e com o tempo deteriora a visão. Cirurgicamente é possível substituir a lente com uma lente sintética e com sucesso, corrigeir o problema. Outras doenças oculares incluem o astigmatismo, a conjuntivite, o glaucoma, tumores, entre outras.

Algumas precauções simples, como o uso de óculos de proteção em áreas com pó, como oficinas e laboratórios, e usar óculos de sol quando houver luz solar intensa, fará com que os seus olhos tenham uma qualidade maior ao longo de toda a sua vida.


Ruben Duarte

Título: Os olhos

Autor: Ruben Duarte (todos os textos)

Visitas: 2

608 

Comentários - Os olhos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios