Os Cuidados no Pós-Parto
Sente-se feliz, concretizada e perde largos minutos a olhar para o seu bebé recém-nascido, que tem a certeza, é o mais maravilhoso e perfeito do mundo. Apesar de toda esta forma fantástica de amar e de toda a felicidade que está a viver, existe um medo em si que julga mais ninguém conhece e sente até algum receio de o manifestar. Acredite que todas as mães, principalmente as que o acabam de o ser pela primeira vez o sentem e isso é perfeitamente normal. Mas afinal o que há para saber sobre o pós-parto?
Apesar de sentir que a sua casa é o seu castelo, é perfeitamente natural que na altura que chegue a casa com o seu bebé recém-nascido, se sinta insegura. Acabou de deixar para trás um ambiente hospitalar onde estava rodeada de médicos e enfermeiros e agora está por sua conta com um ser tão pequenino. Para combater alguns receios e inseguranças, evite estar sozinha. Peça ao seu companheiro ou à sua mãe para estarem consigo na maior parte do tempo nos primeiros dias.
Deixe que alguém trate das tarefas domesticas e se a sua mãe, sogra ou irmã quiserem ajudá-la permita e agradeça. Alguém que lhe coloque a roupa em dia ou que lave a loiça é uma ajuda que a vai libertar.
Se foi sujeita a uma cesariana a recuperação é mais complicada, pelo que o descanso é o mais indicado. No entanto, mesmo para quem passou por um parto natural, as coisas não estão facilitadas. Algumas cólicas ou constipação intestinal são normais e é natural que sinta algum receio na hora de ir ao banheiro.
No que diga respeito ao bebé, não acredite em todas as histórias antigas que as avós têm para contar no que diga respeito aos primeiros dias dos bebés. Faça perguntas ao médico e oiça os conselhos de uma amiga ou irmã que tenha sido mãe recentemente. Elas sabem na prática o que é ser mãe de um recém-nascido nos dias de hoje.
Organize a sua vida e a sua rotina. Durante os primeiros tempos é perfeitamente natural que se sinta um pouco perdida, pelo que organizar-se, mesmo que com a ajuda de uns apontamentos é o ideal.
Em todo este processo é perfeitamente normal que se sinta mais cansada ou ansiosa, mas não se esqueça que deverá usufruir desta fase da melhor maneira possível. Aos poucos o seu bebé vai habituar-se à casa e á rotina da mãe e do pai, pelo que transformar e equilibrar o vosso mundo familiar vai ajudar em todo o processo.