Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Os Cuidados no Pós-Parto

Os Cuidados no Pós-Parto

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Os Cuidados no Pós-Parto

Acabou de ser mãe? Então os meus parabéns. Acabou de chegar à mais extraordinária aventura da sua vida e acaba de conhecer o amor mais incondicional de todos.

Sente-se feliz, concretizada e perde largos minutos a olhar para o seu bebé recém-nascido, que tem a certeza, é o mais maravilhoso e perfeito do mundo. Apesar de toda esta forma fantástica de amar e de toda a felicidade que está a viver, existe um medo em si que julga mais ninguém conhece e sente até algum receio de o manifestar. Acredite que todas as mães, principalmente as que o acabam de o ser pela primeira vez o sentem e isso é perfeitamente normal. Mas afinal o que há para saber sobre o pós-parto?

Apesar de sentir que a sua casa é o seu castelo, é perfeitamente natural que na altura que chegue a casa com o seu bebé recém-nascido, se sinta insegura. Acabou de deixar para trás um ambiente hospitalar onde estava rodeada de médicos e enfermeiros e agora está por sua conta com um ser tão pequenino. Para combater alguns receios e inseguranças, evite estar sozinha. Peça ao seu companheiro ou à sua mãe para estarem consigo na maior parte do tempo nos primeiros dias.

Deixe que alguém trate das tarefas domesticas e se a sua mãe, sogra ou irmã quiserem ajudá-la permita e agradeça. Alguém que lhe coloque a roupa em dia ou que lave a loiça é uma ajuda que a vai libertar.

Se foi sujeita a uma cesariana a recuperação é mais complicada, pelo que o descanso é o mais indicado. No entanto, mesmo para quem passou por um parto natural, as coisas não estão facilitadas. Algumas cólicas ou constipação intestinal são normais e é natural que sinta algum receio na hora de ir ao banheiro.

No que diga respeito ao bebé, não acredite em todas as histórias antigas que as avós têm para contar no que diga respeito aos primeiros dias dos bebés. Faça perguntas ao médico e oiça os conselhos de uma amiga ou irmã que tenha sido mãe recentemente. Elas sabem na prática o que é ser mãe de um recém-nascido nos dias de hoje.

Organize a sua vida e a sua rotina. Durante os primeiros tempos é perfeitamente natural que se sinta um pouco perdida, pelo que organizar-se, mesmo que com a ajuda de uns apontamentos é o ideal.

Vá ao médico ao fim de um mês, tanto ao pediatra como ao ginecologista. Na eventualidade de se sentir angustiada, nervosa e ansiosa. Se estes sintomas persistirem poderá estar a passar por uma depressão pós-parto e ai aconselha-se uma visita ao médico de família.

Em todo este processo é perfeitamente normal que se sinta mais cansada ou ansiosa, mas não se esqueça que deverá usufruir desta fase da melhor maneira possível. Aos poucos o seu bebé vai habituar-se à casa e á rotina da mãe e do pai, pelo que transformar e equilibrar o vosso mundo familiar vai ajudar em todo o processo.


Carla Horta

Título: Os Cuidados no Pós-Parto

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

601 

Comentários - Os Cuidados no Pós-Parto

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios