Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Os benefícios da amamentação

Os benefícios da amamentação

Categoria: Saúde
Visitas: 2
Os benefícios da amamentação

O leite materno contém tudo o que o bebé necessita para o seu desenvolvimento: água, proteínas, gorduras, hidratos de carbono, vitaminas e ferro, para além de que constitui uma refeição sempre pronta, à temperatura ideal, sem perigo de se derramar ou estragar. Deste modo, robustece o sistema imunitário, protegendo o lactente de vírus, bactérias, infecções e alergias. Adicionalmente, minora o risco de anemia durante os primeiros seis meses de vida e estimula a estrutura cognitiva.

Muitas pesquisas comprovam que o leite materno é o melhor alimento para o bebé. O Grupo de Estudo sobre a Morte Súbita da Universidade de Münster, na Alemanha, chegou à conclusão, com base num estudo que realizou, que a amamentação reduz o perigo de Síndrome de Morte Súbita Infantil (SMSI) em aproximadamente 50 por cento em todas as etapas ao longo da infância.

Apesar de os investigadores recomendarem que se amamente, sempre que possível, até aos seis meses de idade, uma grande percentagem de crianças continua a iniciar a alimentação por biberão entre o primeiro e o quarto meses.

A decisão da mãe em amamentar ou não sofre grande influência das suas próprias vivências. E, neste domínio, não há nada que fique de fora ou possa ser desconsiderado: a educação, o facto de ela ter sido amamentada ou não, o comportamento e a opinião de quem a rodeia, o medo da flacidez ou de outro eventual comprometimento da imagem (cujos fundamentos assentam, não raras vezes, em mitos), a idade, o desejo de se dedicar à carreira profissional, …

Não obstante, para decidir, é preciso que a mulher tenha conhecimento das alternativas e, para tal, tem de saber que o aleitamento é, de facto, o melhor para a sua criança. Todavia, caso exista alguma complicação que impeça a amamentação, ou perante a eventualidade de optar por não amamentar, a mãe não deve sentir-se frustrada.

Ainda mais importante do que o leite que se dá ao bebé, no que respeita ao seu equilíbrio físico e afectivo, é a atenção que se lhe dispensa durante o processo de alimentação e o carinho com que o acto é levado a cabo. Efectivamente, não há nada que se compare ao amor…

A alimentação acaba por se revestir de um significado para o bebé que excede o âmbito da nutrição. Na verdade, é através do que come e da forma como é alimentada que a criancinha percepciona o mundo e a vida, dado que boa parte da sua rotina e comportamento se regula pela satisfação dessa necessidade.



Maria Bijóias

Título: Os benefícios da amamentação

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 2

653 

Comentários - Os benefícios da amamentação

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios