Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Os benefícios da amamentação

Os benefícios da amamentação

Categoria: Saúde
Visitas: 2
Os benefícios da amamentação

O leite materno contém tudo o que o bebé necessita para o seu desenvolvimento: água, proteínas, gorduras, hidratos de carbono, vitaminas e ferro, para além de que constitui uma refeição sempre pronta, à temperatura ideal, sem perigo de se derramar ou estragar. Deste modo, robustece o sistema imunitário, protegendo o lactente de vírus, bactérias, infecções e alergias. Adicionalmente, minora o risco de anemia durante os primeiros seis meses de vida e estimula a estrutura cognitiva.

Muitas pesquisas comprovam que o leite materno é o melhor alimento para o bebé. O Grupo de Estudo sobre a Morte Súbita da Universidade de Münster, na Alemanha, chegou à conclusão, com base num estudo que realizou, que a amamentação reduz o perigo de Síndrome de Morte Súbita Infantil (SMSI) em aproximadamente 50 por cento em todas as etapas ao longo da infância.

Apesar de os investigadores recomendarem que se amamente, sempre que possível, até aos seis meses de idade, uma grande percentagem de crianças continua a iniciar a alimentação por biberão entre o primeiro e o quarto meses.

A decisão da mãe em amamentar ou não sofre grande influência das suas próprias vivências. E, neste domínio, não há nada que fique de fora ou possa ser desconsiderado: a educação, o facto de ela ter sido amamentada ou não, o comportamento e a opinião de quem a rodeia, o medo da flacidez ou de outro eventual comprometimento da imagem (cujos fundamentos assentam, não raras vezes, em mitos), a idade, o desejo de se dedicar à carreira profissional, …

Não obstante, para decidir, é preciso que a mulher tenha conhecimento das alternativas e, para tal, tem de saber que o aleitamento é, de facto, o melhor para a sua criança. Todavia, caso exista alguma complicação que impeça a amamentação, ou perante a eventualidade de optar por não amamentar, a mãe não deve sentir-se frustrada.

Ainda mais importante do que o leite que se dá ao bebé, no que respeita ao seu equilíbrio físico e afectivo, é a atenção que se lhe dispensa durante o processo de alimentação e o carinho com que o acto é levado a cabo. Efectivamente, não há nada que se compare ao amor…

A alimentação acaba por se revestir de um significado para o bebé que excede o âmbito da nutrição. Na verdade, é através do que come e da forma como é alimentada que a criancinha percepciona o mundo e a vida, dado que boa parte da sua rotina e comportamento se regula pela satisfação dessa necessidade.



Maria Bijóias

Título: Os benefícios da amamentação

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 2

653 

Comentários - Os benefícios da amamentação

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios