Os adolescentes e a contracepção


Descobrir tudo e todas as sensações e de preferência ao mesmo tempo é o ideal. Loucuras e ansiedades, em harmonia com o desequilíbrio das hormonas que saltam desmedidamente, são só alguns dos aspectos característicos dos nossos adolescentes.
Enquanto adolescente, queres mesmo é curtir. Queres viver e que os teus pais te deixem viver a tua onda e de preferência que não falhem com uma semanada bem porreira.
Se é pai ou mãe de um adolescente, quer ser liberal e compreensivo, mas como qualquer pai, passa a vida a sentir que falha e que permanentemente põe o pé na argola.
Cada um no seu patamar, a vida entre adolescente e pais não é fácil, mas afinal, nunca foi. Querem que vos tranquilize? Ser pai e educar um adolescente, tal como ser jovem e viver com os pais, nunca vai ser tranquilo. Mas se as saídas à noite criam ansiedade aos pais e filhos (naturalmente por diferentes motivos), outros assuntos causam verdadeiras guerras de nervos. O sexo na adolescência.
Ser pai de um adolescente é ter um medo constante quando se fala ou pensa sobre sexo e aposto que o assunto já foi conversa privada entre as duas partes. Ser adolescente é ter a certeza que não se é parvo de todo e que coisas como preservativos, pílulas e métodos concepcionais são lições sabidas de cor. Pois bem, se existe preocupação pela parte dos pais, os motivos não são para menos.
Que o sexo começa cada vez mais cedo na vida dos nossos jovens, é uma realidade a que não podemos fugir. Se não podem vence-los, junte-se a eles. Participe nas conversas e seja antes de mais um cúmplice. É a melhor forma de acompanhar.

Comentários ( 1 ) recentes
Sofia Nunes
16-09-2012 às 15:18:53Não sou mãe nem planeio vir a ser, mas como cidadã considero que a educação para a contraceção é um verdadeiro problema de saúde pública. Ainda que os centros de saúde disponibilizem preservativos e pílulas, estas últimas mediante uma consulta de planeamento familiar, muitos são os adolescentes que por vergonha não usufruem desta possibilidade. A educação sexual deve ser feita em casa e na escola, não tendo muitas vezes lugar em nenhum destes dois espaços.
¬ Responder
Comentários - Os adolescentes e a contracepção
voltar ao textoVeja na Rua Direita


