Olhos secos - o que fazer para evitar
Os olhos podem sofrer de várias condições, tais como miopia, hipermetropia, conjuntivite, catarata, astigmatismo, glaucoma, infeções e tumores. As pálpebras 'piscam&' várias vezes por minuto para limpar os olhos e mantê-los húmidos, com a secreção de lágrimas pela glândula lacrimal. As pálpebras também têm uma ação rápida e reflexa para proteger os olhos.
As lágrimas têm uma função importante na saúde dos olhos. Elas lavam a poeira, os produtos químicos, os germes e outros corpos estranhos. Elas controlam os micro-organismos nos olhos com as suas enzimas. Numa condição chamada de 'olhos secos', a glândula lacrimal não segrega as lágrimas suficientes, ou a qualidade do líquido é pobre e evapora muito rapidamente.
Normalmente, as lágrimas formam três camadas sobre o olho. As glândulas lacrimais produzem água e as pequenas glândulas produzem óleo e muco. A camada de muco cobre a parte inferior e a córnea, e sobre ela está uma camada de água com alguns nutrientes. A camada de óleo exterior impede que a água se evapore.
Os olhos secos são um dos problemas de velhice, idade na qual o óleo não é suficientemente produzido. Alguns medicamentos causam esse problema. O clima quente, seco e ventoso também pode levar a esse sintoma.
As condições da menopausa, problemas de tiroide e deficiência de vitamina A também podem causar isso. A pessoa com os olhos secos sente comichão, ardor, irritação, visão turva, desconforto e vermelhidão. Surpreendentemente, pode haver mais lágrimas segregadas, mas no entanto os olhos continuam estar secos.
Os olhos secos, se não forem tratados, podem causar problemas mais graves para o olho. Beber muita água, evitar a leitura excessiva e 'desviar' os olhos do computador periodicamente e piscando as pálpebras, deliberadamente, são algumas das formas pelas quais podemos ajudar os nossos olhos a manterem-se lubrificados.