Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Óculos escuros retardam problemas na visão

Óculos escuros retardam problemas na visão

Categoria: Saúde
Comentários: 1
Óculos escuros retardam problemas na visão

Os óculos de sol são acessórios que não devem ser adquiridos apenas por finalidades estéticas, mas, sobretudo, pelo fato de proteger os olhos dos raios ultravioletas, tão nocivos a visão. O raio ultravioleta, presente na luz, causa muitos malefícios às vistas. No entanto as pessoas procuram óculos escuros no intuito de evitar a claridade. A exposição ao sol é que prejudica os olhos. Portanto, usar esse acessório garante o retardamento dos problemas de visão. Pessoas que não têm o hábito de usar óculos de sol, podem adquirir problemas de visão sérios como lesões na retina, doenças da mácula, parte integrante da retina, problemas na córnea e catarata.

Pessoas que têm olhos claros ou que trabalham diretamente em exposição ao sol devem ter o cuidado de utilizar sempre os óculos escuros a fim de se prevenir contra os raios ultravioletas, já que pessoas com estas características são mais suscetíveis a ação negativa desses raios quando em contato direto com os olhos. Contudo é prudente para todos os tipos de pessoas que se cuidem, principalmente quando em contato direto com estes raios.

Os problemas de visão inevitavelmente chegarão com a velhice, mas pode-se evitar, usando óculos escuros, que esses problemas aparecem precocemente ou ainda que demorem a aparecer. Diante desse forte argumento em favor dos óculos de sol, é preciso que eles definitivamente entrem na listagem dos acessórios básicos e importantes de cada um. Além disso, ainda, devido à tecnologia e ao desenvolvimento de design de óculos, é possível compor um visual bonito, elegante ou despojado, dependendo do tipo de lugar que se vai ou da personalidade que se tem.

O mais relevante fator a ser observado na escolha de um óculos escuro, cuja finalidade não é só estética, mas sim manter a saúde dos olhos, é preciso se certificar de que o modelo e a marca escolhida tem a proteção contra raios UVA e UVB. Esses raios, que são radiações ultravioleta, prejudicam a visão e, por isso, esse órgão receptor de imagem deve ser protegido. Os óculos escuros são os melhores tipos de proteção. Eles servem como filtro. Portanto, independente do formato que tenham, seu valor funcional é incrível. Lentes coloridas, exceto a amarela que é apropriada para o uso noturno, qualquer cor também pode ajudar na prevenção de doenças nos olhos, desde que tenhas o filtro anti-raios ultravioleta. Os óculos trazem consigo um selo de garantia quanto a presença desse filtro.

Porém é preciso ter cuidado com o tipo de óculos que se está adquirindo. Os benefícios existem se os óculos tiverem verdadeiramente o filtro. Em caso contrário, o efeito é pior do que se não houvesse o seu uso, porque lentes que não possuem esse filtro, acabam por aumentar a incidência de luz, dilatando a pupila. Para saber se o, óculos escolhido tem filtro é preciso experimentá-lo. Caso haja dor ou cansaço nos olhos ou visão embaçada provavelmente este óculos não é adequado. Além disso, há um teste a ser feito com o uso de um aparelho chamado espectrofotômetro, que avalia a presença do filtro que bloqueia as ondas UVA e UVB.

Os óculos adequados são aqueles que protejam contra radiações ultravioleta, não distorçam a imagem, não provoquem dor de cabeça e diminuam a luz visível. As lentes são capazes de filtrar até 95% das radiações. Observando os malefícios causados pela radiação UV, pessoas que possuem catarata, que ingerem remédios fotosensibilizantes, trabalhadores e pessoas que se expõem muito ao sol, especialmente crianças, devem estar  sempre protegidos.


Rosana Fernandes

Título: Óculos escuros retardam problemas na visão

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

776 

Imagem por: drmtoiber

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Sofia NunesSofia Nunes

    15-09-2012 às 20:35:14

    Enfatiza no seu artigo uma questão muito importante: é que embora os óculos de sol sejam uma necessidade ao nível da saúde ocular (diferenciando-se apenas dos óculos graduados na medida em que os últimos resolvem um problema imediato enquanto os primeiros atuam mais ao nível da prevenção futura), a maioria das pessoas, os jovens sobretudo, move-se essencialmente pela utilidade estética, adquirindo muitas vezes óculos de sol que, para além de não protegerem, prejudicarão a visão.

    ¬ Responder

Comentários - Óculos escuros retardam problemas na visão

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Imagem por: drmtoiber

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios