Óculos escuros retardam problemas na visão
Pessoas que têm olhos claros ou que trabalham diretamente em exposição ao sol devem ter o cuidado de utilizar sempre os óculos escuros a fim de se prevenir contra os raios ultravioletas, já que pessoas com estas características são mais suscetíveis a ação negativa desses raios quando em contato direto com os olhos. Contudo é prudente para todos os tipos de pessoas que se cuidem, principalmente quando em contato direto com estes raios.
Os problemas de visão inevitavelmente chegarão com a velhice, mas pode-se evitar, usando óculos escuros, que esses problemas aparecem precocemente ou ainda que demorem a aparecer. Diante desse forte argumento em favor dos óculos de sol, é preciso que eles definitivamente entrem na listagem dos acessórios básicos e importantes de cada um. Além disso, ainda, devido à tecnologia e ao desenvolvimento de design de óculos, é possível compor um visual bonito, elegante ou despojado, dependendo do tipo de lugar que se vai ou da personalidade que se tem.
O mais relevante fator a ser observado na escolha de um óculos escuro, cuja finalidade não é só estética, mas sim manter a saúde dos olhos, é preciso se certificar de que o modelo e a marca escolhida tem a proteção contra raios UVA e UVB. Esses raios, que são radiações ultravioleta, prejudicam a visão e, por isso, esse órgão receptor de imagem deve ser protegido. Os óculos escuros são os melhores tipos de proteção. Eles servem como filtro. Portanto, independente do formato que tenham, seu valor funcional é incrível. Lentes coloridas, exceto a amarela que é apropriada para o uso noturno, qualquer cor também pode ajudar na prevenção de doenças nos olhos, desde que tenhas o filtro anti-raios ultravioleta. Os óculos trazem consigo um selo de garantia quanto a presença desse filtro.
Os óculos adequados são aqueles que protejam contra radiações ultravioleta, não distorçam a imagem, não provoquem dor de cabeça e diminuam a luz visível. As lentes são capazes de filtrar até 95% das radiações. Observando os malefícios causados pela radiação UV, pessoas que possuem catarata, que ingerem remédios fotosensibilizantes, trabalhadores e pessoas que se expõem muito ao sol, especialmente crianças, devem estar sempre protegidos.
Comentários ( 1 ) recentes
- Sofia Nunes
15-09-2012 às 20:35:14Enfatiza no seu artigo uma questão muito importante: é que embora os óculos de sol sejam uma necessidade ao nível da saúde ocular (diferenciando-se apenas dos óculos graduados na medida em que os últimos resolvem um problema imediato enquanto os primeiros atuam mais ao nível da prevenção futura), a maioria das pessoas, os jovens sobretudo, move-se essencialmente pela utilidade estética, adquirindo muitas vezes óculos de sol que, para além de não protegerem, prejudicarão a visão.
¬ Responder