O Sangue e as suas Funções
O sangue é constituído por duas frações combinadas, sendo 55% para o plasma e 45% para as células, os outros restantes 8% são formados por proteínas, sais e outros constituintes. A outra parte apresenta três tipos de células existentes que são: as hemácias, leucócitos e as plaquetas.O sangue é produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno. Nas crianças, também os ossos longos como o fêmur produzem sangue.
Como vimos,o PLASMA é a porção líquida do sangue e os seus componentes são :água, proteínas, oxigênio, gás carbônico, sais minerais, hormônios, nutrientes.
HEMÁCIAS OU GLÓBULOS VERMELHOS: tem a função de transportar oxigênio e em menor quantidade gás carbônico. Numero de hemácias no sangue é gigantesca. As hemácias são fabricadas dentro da medula óssea e permanecem por mais ou menos 150 dias e quando envelhecem, são destruídas no fígado e no baço por células especiais.
LEUCÓCITOS: conhecidos também como GLÓBULOS BRANCOS são responsáveis pela defesa do organismo contra infecções. chamados linfócitos, cuja função é produzir proteínas especiais denominadas anticorpos. Quando microrganismos ou substâncias estranhas, denominadas antígenos, penetram em nosso corpo, os linfócitos entram em ação e passam a produzir anticorpos contra os invasores. Existem vários tipos de leucócitos, cada um especializado em determinada função.
Alguns tipos de leucócitos: Basófilo,Linfócito,Eosinófilo, Neutrófilo, Monócito.
A coagulação é fundamental para nossa sobrevivência, quando nos ferimos, acontece a coagulação, fechando os vasos sanguíneos rompidos e interrompendo e a hemorragia.
TRANSFUSÃO SANGUINEA: A primeira transfusão com sangue humano é atribuída a James Blundell, em 1818 que, após realizar com sucesso experimentos em animais, transfundiu sangue humano em mulheres com hemorragia pós-parto.
GRUPO SANGUÍNEO: Em 1900, final do Século 19, o imunologista austríaco, Karl Landsteiner, observou que o soro do sangue de uma pessoa muitas vezes coagula ao ser misturado com o de outra, descobrindo o sistema de grupo sanguíneo existente no organismo: o ABO.