O que são fobias e medos?
Elas podem classificar-se em três tipos diferentes, como as fobias simples, as fobias sociais e e a agorafobia. contudo, as fobias também têm algo em comum, pois todas elas receiam determinado tipo de objeto, local ou situação.
Por suposto, as que sofrem de fobias sociais, evitam estar em locais públicos, festas, eventos, devido a terem receio de cair nalguma situação embaraçosa.
Já os que padecem de agorafobia, são vítimas de um fenómeno complexo, baseado no medo de lugares estranhos. Este medo pode inclusive ser uma fobia e experimentam-na sempre em locais desconhecidos.
A fobia é então uma reação ao medo, involuntária e sem justificação, que conduz as pessoas a evitar o locais, objetos ou situações vulgares do quotidiano.
Em suma, pode mesmo afirmar-se que uma fobia é o medo do próprio medo, ou seja, medo dos impulsos, medo de ter um ataque de pânico, de perder o controlo etc.
Os doentes com fobias têm plena consciência dos seus medos e da sua inadequação. Contudo, continuam a sentir o medo e a fugir deles.
Uma fobia é sempre irracional e traz pensamentos negativos e imagens aterrorizantes, que despertam também sintomas físicos.
Evitar o medo, como se faz habitualmente, não permite que ele se vença, pois há a necessidade de um tratamento por exposição, no qual se enfrentam os receios.
Normalmente as pessoas que sofrem de medos e fobias reconhecem instantâneamente os sinais de ataque eminente, no entanto não os conseguem evitar.
A maio parte das pessoas com fobias são muito exigentes consigo próprias e perfeccionistas o que faz aumentar ainda mais o medo.
Há muita gente que enfrenta os medos por exemplo , fazendo hipnose. E, ao enfrentarem a exposição (por exemplo uma aranha), aprende-se que as coisas que se receavam não sucedem quando se vêm.
Deste modo a fobia é um estado de espírito, por isso se deve ocupar com alguma coisa, ou fazer exercícios respiratóritos regulares. Se o espírito estiver ocupado ou envolvido em bons pensamentos, as imagens geradoras de medo, são reduzidas.
Quem tem fobias deve tentar acalmar-se fazendo movimentos regulares dos músculos para evitar a tensão, prejudicial às fobias.
Apesar de todos os esforços para evitar os medos e fobias em geral, deve ainda consultar-se um especialista, regularmente.
Os problemas são de índole psicológica e biológica, ou melhor dizendo uma mistura dos dois.
A maior parte delas afeta mais as pessoas que foram alvo de separações, as perfecionistas e as que apresentam antecedentes de muita ansiedade.