Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que são bolhas?

O que são bolhas?

Categoria: Saúde
Visitas: 8
O que são bolhas?

O verão é uma época propícia à exposição solar, roupas leves e calçado aberto. Contudo, nem toda a gente faz os devidos cuidados em relação ao sol intenso, mar e temperaturas altas.
É por isso que nesta época sazonal estamos sugeitos a problemas típicos como por exemplo as queimaduras solares.
È pois bastante comum, fazer-se a pergunta: o que são bolhas e porque é que as queimaduras levam ao aparecimento de bolhas sobre a superfície da pele?.
Apesar da nossa pele ser uma excelente proteção contra os elementos nocivos da natureza, ela pode ficar danificada, em consequência de calor excessivo, frio intenso, frição, químicos, luz, radiações e eletricidade. Todos eles são sucetíveis de queimar a pele, provocando por vezes bolhas dolorosas. Esta é em suma, uma lesão que se desenvolve nas camadas superiores da pele.

Uma das mais generalizadas é aquela que resulta da frição repetida pelos materiais do calçado, que roçam e irritam a pele.

As bolhas contêm água e são semelhantes a uma espécie de bola cheia de plasma, que surge nas camadas superiores da pele.

O soro ou plasma, é um componente do sangue e é libertado pelas células danificadas, e preenche as camadas de pele para proteger e evitar o aparecimento de mais lesões. Em virtude deste soro aparecer à superfície, a pele começa a insuflar sob a pressão, e forma um balão, com líquido, as célebres bolhas.

Pode ainda aparecer uma bolha de sangue devido à pele ser esmagada , provocando às vezes uma rutura de vasos sanguínios minúsculos, que deixam passar o sangue para a superfície da pele.

O maior erro que se pode cometer quando isso acontece é rebentar a bolha, uma vez que ao deixar a pele mais desprotegida, pode atraír infeções e formar feridas de difícil cicatrização.

Normalmente as bolhas dos pés ou de outra parte do corpo, são provocadas por queimaduras de segundo grau, que se podem adquirir na praia ou outras exposições solares. Neste caso a pele entra em contacto com uma superfície quente, depois de uma exposição ao sol, queimadura com água quente ou ferro.

Nestes casos, se as bolhas não forem rebentadas, o soro é reabsorvido para dentro das camadas de pele, acabando por secar, depois de alguns dias.

No entanto se as queimaduras forem de primeiro grau, são mais perigosas, necessitando muitas vezes de internamento hospitalar, a fim de serem tratadas.

Em todo o caso é conveniente evitar o sol em demasia, usar sapatos de boa qualidade, em especial no verão e nunca permanecer na praia sem um protetor solar e um chapéu de sol.

A pele do rosto e do corpo deve ser bem protegida para não causar problemas de pele desagradáveis, tal como bolhas ou infeções.

Estes são os perigos mais eminentes, provocados por sapatos sintéticos que não permitem a respiração, ou areias quentes da praia ou dos rios.


Pedro gil Ferreira

Título: O que são bolhas?

Autor: Pedro gil Ferreira (todos os textos)

Visitas: 8

778 

Comentários - O que são bolhas?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios