Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que fazer em caso de concussão

O que fazer em caso de concussão

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 18
Comentários: 5
O que fazer em caso de concussão

Pode parecer um nome muito pomposo e pouco elucidativo, mas se traduzirmos concussão por “pancada direta” (na cabeça, por exemplo), aposto que todos ficam mais conscientes da importância deste texto.

Uma pancada direta no pescoço, cabeça, maxilar ou uma queda violenta sobre os pés, pode causar a chamada concussão. Este choque brusco pode abalar e afetar o cérebro, provocando lesões internas, edemas ou mesmo hemorragia. Normalmente, verifica-se uma breve perda de consciência, podendo ser acompanha de um pequeno episódio de perda de memória.

Em geral a vítima queixa-se de dores de cabeça, sonolência, visão enevoada ou dupla e náuseas ou vómitos. Para além disso, devemos ter atenção a agitação por parte da vítima, bem como confusão, desorientação, perda temporária da consciência ou perda de memória (normalmente de acontecimentos anteriores ao incidente ou o próprio incidente).

Esquematizando, relembre o que deve fazer se se deparar com uma situação desta natureza:

1 – Após o incidente, verifique o grau de consciência da vítima, pedindo que realize tarefas simples, como pedir-lhe que aperte a sua mão. No caso da vítima se encontrar inconsciente, coloque-a de lado (posição lateral de segurança), a menos que suspeite que possa ter ocorrido traumatismo vertebromedular (frequente no caso de queda seguida de perda de consciência). Nestes casos, não manipule muito a vítima, de forma a não piorar possíveis lesões e chame uma ambulância.

2 – Se a vítima está consciente e alerta, proporcione-lhe descanso numa posição confortável, de preferência com a cabeça ligeiramente elevada. Verifique se há lesões decorrentes do incidente, como hematomas, feridas ou tumefações.

3 – No caso do incidente ter provocado feridas, estanque o sangue promovendo pressão sobre as mesmas, preferencialmente recorrendo a uma compressa esterilizada. Se tal não for possível, lembre-se que o mais importante é travar a hemorragia, principalmente se for de dimensões consideráveis, mas, se possível, procure fazê-lo de uma forma que não contamine a ferida.

4 - No caso da vítima apresentar um hematoma na cabeça, molhe uma toalha em água fria, torça-a bem e aplique sobre o mesmo. Uma forma de se certificar da capacidade de coordenação de movimentos da vítima, é pedir-lhe que segure ela própria a toalha.

5 – Por fim, esteja atento a possíveis mudanças de estado da vítima, como aparecimento de náuseas, tonturas ou dores de cabeça. Se tal acontecer, chame uma ambulância ao local. Estes sintomas são indicativo de possível traumatismo craniano.


Cláudia Bandeira

Título: O que fazer em caso de concussão

Autor: Cláudia Bandeira (todos os textos)

Visitas: 18

807 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    18-07-2014 às 21:17:31

    A primeira coisa a fazer é procurar um especialista mesmo. E nem pensar dizer que não foi nada, mesmo um baque inocente devemos procurar fazer um raio x.

    ¬ Responder
  • eliete

    31-01-2013 às 19:07:01

    cerca de 4 meses levei um tombo feio no banheiro, bati com muita força na parede de azulejo, cresceu um enorme galo na hora , fiquei muito tonta e com nauseas, fui no posto depois de 2 dias, fiz um rx mas nao deu nada,a dor permanece até hoje o q pode ser?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoEric

    02-08-2011 às 02:24:32

    Eu estava jogando Football, quando um cara de 130 kg caiu em cima da minha cabeça, estava jogando sem capacete e equipamentos de proteção, na hora fiquei desorientado, nao lembrava onde estava, ou oque estava fazendo ali, me tiraram do campo, fiquei sentado uns minutos, depois voltei a jogar, mais mesmo assim, nao sabia dizer como tinha chegado até ali, ou oque estava fazendo, um desepero bateu, tentava lembrar e nao conseguia, com um pouco de dor de cabeça no dia seguinte, fui no medico, e ele disse que foi uma concussão, e que se surpreendeu por eu nao ter desmaiado, é uma situação muito ruim, e desesperador, não saber onde esta, nem saber como chegou até la, sorte que recobrei a consciencia horas depois, valeu pela pesquisa, esclareceu varias coisas

    ¬ Responder
  • erikaerika

    23-02-2011 às 19:02:15

    gostei desta pesquisa

    ¬ Responder
  • vera lucia vieira concurutovera lucia vieira concuruto

    18-02-2011 às 21:06:57

    Eu estava de bike e não no acidente que vou lhe contar, eu me envolvi e não me lembro de nada e como aconteceu, só fiquei sabendo como foi depois de 02 dias pois só dormia: eu estava próximo de onde moro e quando acordei estava no hospital, parecia sonho, meio confuso e se conta eu não acredito. Acordei no hospital, perderam a minha ficha de atendimento, fui embora mas no caminho vomitei e muito sono. Gostaria de saber se é normal vomitar e se vom ficar com sequelas por isto??
    Obrigada,
    Vera Lúcia.

    ¬ Responder

Comentários - O que fazer em caso de concussão

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os 10 melhores queijos holandeses

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Alimentação
Os 10 melhores queijos holandeses\"Rua
Os holandeses são conhecidos como “cabeças de queijo”. A partir daí, podemos notar e concluir que não são apenas amantes de queijo, mas também grandes produtores.
O queijo está presente na Holanda há milhares de anos, desde os tempos de Júlio César, que ficou encantado com os queijos que encontrou no local. Desde então, os queijos holandeses dividem espaço com as flores como símbolo da cultura da Holanda, gerando a maior parte do combustível econômico do país.

Os holandeses fabricam 650 milhões de quilos de queijo por ano, exportando dois terços desse volume para outros países. São os maiores exportadores de queijo do mundo.
Além disso, cada cidadão da Holanda come por ano, em média, 15 quilos de queijo.

Conheça os 10 melhores tipos de queijos holandeses:

1- Queijo Gouda
O queijo recebe o nome da cidade onde é produzido e é responsável por dois terços de toda a produção de queijos da Holanda. É o mais famoso e copiado no mundo.
Trata-se de um queijo macio e cremoso, em formato circular, com os famosos furinhos no meio. Pode-se encontrar variações no tempero, como especiarias e ervas finas. Possui um nível elevado de gordura de 48%, mas que garante o sabor único, úmido e macio do queijo. É considerado um dos melhores queijos do mundo.

2- Queijo Edam
É facilmente reconhecido por possuir no seu interior a coloração amarelo claro e camadas vermelhas ou alaranjadas nas partes mais externas. Possui um sabor picante e é mais seco se comparado com o tipo Gouda. Por esses motivos, possui menos gordura, 40%.

3- Queijo Leiden
Possui menor teor de gordura em comparação com os anteriores por se tratar de leite coado na fabricação do queijo. É mais firme e robusto, com consistência mais rígida. Pode conter especiarias em seu interior. Possui maturação mais prolongada e é prensado, o que o torna mais firme. Além de conter pimenta cominho na preparação da sua massa, dando um sabor mais do que especial ao queijo.

4- Queijo Maasdammer
Queijo com sabor de nozes fabricado na cidade de Maasdam. Também possui os famosos buracos no seu interior e um sabor peculiar e distinto. Possui estrutura firme, consistente, devido a sua cura precoce, de aproximadamente quatro semanas.

5- Queijo Cablanca
Esse queijo de cabra é classificado de duas maneiras: um tipo é fresco e mole, mais suave e cremoso; o outro é semiduro e curado, semelhante ao aspecto dos queijos gouda.
Os primeiros possuem sabor agradável e leve, por serem mais frescos. Enquanto os segundos possuem sabor mais forte e cítrico.

6- Queijo Boerenkaas

Queijo feito essencialmente de forma artesanal, o que o torna um queijo único e exclusivo, além de mais caro que os demais. Pelo menos metade do leite utilizado na fabricação desse queijo deve ser originário de vacas que são criadas na própria fazenda produtora. Além disso, o restante do leite utilizado não pode ser proveniente de mais do que duas fazendas diferentes e próximas ao local original de produção do queijo.

7- Queijo Defumado
Esse tipo de queijo é um pouco diferente dos demais. É fabricado e praticamente finalizado, após isso, é derretido e novamente prensado em formato de embutidos. É geralmente vendido por fatia, em formato de linguiça.

8- Queijo de cravo da Frísia
É um queijo preparado de leite desnatado na região da Frísia.
Além do cominho, leva na fabricação da sua massa pitadas de cravo. Isso garante a esse queijo um sabor forte, seco e rústico. Sua consistência é firme.



9- Queijo Parrano
É um queijo de vaca que possui um sabor que combina com doces aromas.
É um queijo feito nos moldes dos queijos italianos, parecido com a textura do parmesão. Por isso mesmo, é bastante usado na gastronomia italiana.

10 – Queijo Graskaas

Esse queijo é especial pois é feito a partir do primeiro leite produzido pelas vacas após retornarem da pastagem, depois de passarem o inverno trancadas nos celeiros.

Pesquisar mais textos:

Filipe Mixa

Título:Os 10 melhores queijos holandeses

Autor:Filipe Mixa(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios