Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que é um Consumidor Compulsivo?

O que é um Consumidor Compulsivo?

Categoria: Saúde
Visitas: 8
Comentários: 1
O que é um Consumidor Compulsivo?

Já ouviu falar? Acredito que tenha ouvido falar em algumas compulsividades, mas a de consumo também existe. Acredite que este é um problema grave e que afeta muito mais pessoas do que aquelas que possa imaginar.

Antes de mais saiba que se trata de uma doença psicológica e cujo tratamento pode passar por consultas em psicólogos ou psicanalistas e até mesmo por tratamentos á base de medicamentos. Mas vamos ver de perto os sinais de um Consumidor Compulsivo.

Tem sofre deste distúrbio, por regar compra desmedidamente. Quer se trate de objetos que precise, compra em quantidades desnecessárias. Por norma os objetos são fúteis, mas mesmo a nível de alimentação, um Consumidor Compulsivo é capaz de comprar 500gr de fiambre, quando na realidade só precisava comprar 4 fatias.

A compra alivia o stress e a ansiedade tende a ser atenuada, no entanto, voltam sintomas como o nervosismo e os já referidos com alguma rapidez e regularidade. Um Consumidor Compulsivo tem de comprar e isso é o alimento do seu maior vício – as compras.

Associamos um Consumidor Compulsivo a uma pessoa com dívidas, mas nem sempre é assim. A falência pessoal e o endividamento acontecem quando o Consumidor já ultrapassou todos e quaisquer limites da sua doença.

Em casos extremos, ao Consumidor não interessa como vai comprar e como vai pagar, pois o objetivo é adquirir.

Só com a compra é que o alívio e a felicidade estão presentes, pelo que a necessidade de comprar é constante.

O papel da família é fundamental e é ela que muitas vezes faz com que a compulsividade do consumo de coisas fúteis e desnecessárias pare e obrigue o doente a procurar ajuda médica. No entanto, nestas situações extremas, o sobre-endividamento já é muito e muitas são as famílias que se desmoronam.

Por norma, são pessoas carentes e ansiosas cujo único objetivo é a satisfação de adquirir.
O tratamento passa por consultas médicas e apoio psicológico, sendo muitas vezes ajudado com medicamentos contra a ansiedade, mas acima de tudo, os valores e o apoio da família são fundamentais.

Para um Consumidor Compulsivo, o seu vício pode ser saciado em qualquer lugar. Na rua, num Centro Comercial, na Mercearia e até mesmo na internet, quando está recolhido no seu lar. Por aqui pode ver o quão perigoso pode ser este vício de comprar compulsivamente.


Carla Horta

Título: O que é um Consumidor Compulsivo?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 8

648 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

Comentários - O que é um Consumidor Compulsivo?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios