O que é um Consumidor Compulsivo?
Antes de mais saiba que se trata de uma doença psicológica e cujo tratamento pode passar por consultas em psicólogos ou psicanalistas e até mesmo por tratamentos á base de medicamentos. Mas vamos ver de perto os sinais de um Consumidor Compulsivo.
Tem sofre deste distúrbio, por regar compra desmedidamente. Quer se trate de objetos que precise, compra em quantidades desnecessárias. Por norma os objetos são fúteis, mas mesmo a nível de alimentação, um Consumidor Compulsivo é capaz de comprar 500gr de fiambre, quando na realidade só precisava comprar 4 fatias.
A compra alivia o stress e a ansiedade tende a ser atenuada, no entanto, voltam sintomas como o nervosismo e os já referidos com alguma rapidez e regularidade. Um Consumidor Compulsivo tem de comprar e isso é o alimento do seu maior vício – as compras.
Associamos um Consumidor Compulsivo a uma pessoa com dívidas, mas nem sempre é assim. A falência pessoal e o endividamento acontecem quando o Consumidor já ultrapassou todos e quaisquer limites da sua doença.
Em casos extremos, ao Consumidor não interessa como vai comprar e como vai pagar, pois o objetivo é adquirir.
Só com a compra é que o alívio e a felicidade estão presentes, pelo que a necessidade de comprar é constante.
O papel da família é fundamental e é ela que muitas vezes faz com que a compulsividade do consumo de coisas fúteis e desnecessárias pare e obrigue o doente a procurar ajuda médica. No entanto, nestas situações extremas, o sobre-endividamento já é muito e muitas são as famílias que se desmoronam.
O tratamento passa por consultas médicas e apoio psicológico, sendo muitas vezes ajudado com medicamentos contra a ansiedade, mas acima de tudo, os valores e o apoio da família são fundamentais.
Para um Consumidor Compulsivo, o seu vício pode ser saciado em qualquer lugar. Na rua, num Centro Comercial, na Mercearia e até mesmo na internet, quando está recolhido no seu lar. Por aqui pode ver o quão perigoso pode ser este vício de comprar compulsivamente.
Comentários ( 1 ) recentes
- soy luna
02-03-2017 às 12:39:41soy luna
¬ Responder