Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que é ser Daltônico

O que é ser Daltônico

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 8
Comentários: 11
O que é ser Daltônico

De que cor é isso? Essa é uma pergunta freqüente entre os daltônicos. Imagine olhar um objeto e não saber se ele é verde ou vermelho. Pois é exatamente isso que acontece com umas pessoas que sofre de daltonismos. Este problema é causado pela falta de uma ou mais substancias na retina, sensíveis a luz, e que fazem com que uma pessoa não consiga distinguir cores e variações destas no aspeto de tonalidade.

Descrita pelo químico John Dalton por isso (o nome daltonismo) com a incapacidade de distinção correta entre as cores verde e vermelha, este problema é resultado de uma alteração congênita, ou seja, a pessoa já nasce com ela. No entanto, após diversos os estudos, contou-se que não é só o verde e o vermelho que são confundidos visivelmente pelos daltônicos. Embora a grande maioria das pessoas que tem o problema confunda estas duas cores, a casos em que não é possível distinguir o amarelo do azul. Ambos os casos são denominados daltonismos dicromático bem mais raro é o tipo monocromático, em que as pessoas veem tudo em preto e brando, por fim a os daltônicos tri cromáticos, que enxergam todas as cores, mas podem perceber as tonalidades de modo distorcidas.

O daltonismo pode se manifestar desde a infância. Assim, muitas vezes, a criança tem dificuldade para distinguir canetinhas, lápis de cores, giz de cera, mapas, e etc. Além de acusar constrangimentos, isso pode prejudicar o rendimento escolar. O daltonismo afeta muito mais os homens do que as mulheres. Estima-se que 8% dos homens sejam daltônicos, enquanto apenas 0,4% das mulheres sofrem com este problema. Essa diferença ocorre por que a falha genética que causa o daltonismo esta ligada aos cromossomos x. Os homens contam com apenas um cromossomo x já as mulheres tem dois, ou seja, as chances de que a deficiência genética atinja dois cromossomos é bem menor do que afetam apenas um.

Infelizmente, não a tratamento ou cirurgia que possa resolver o problema de daltonismo. Mas é possível utilizar lentes de contato ou óculos que aumentam o contraste entre as cores e auxiliem o daltônico na perceção das tonalidades. Para fazer uma lente de contato ou óculos para minimizar os efeitos do daltonismo é fundamental consultar um oftalmologista, pois apenas este profissional poderá avaliar qual o grau de deficiência que o paciente tem para distinguir as cores. Vale ressaltar que a maioria dos daltônicos apresenta apenas uma deficiência com relação às cores, não tendo a visão prejudicada ou maior tendência a desenvolver outros problemas nos olhos.

Waldiney Melo

Título: O que é ser Daltônico

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 8

778 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 11 )    recentes

  • Kizua UriasKizua

    15-07-2014 às 21:11:50

    Não sabia o que era ser daltônico e agora esclareceu muito. Obrigado!

    ¬ Responder
  • bruno

    10-09-2012 às 14:57:31

    o meu caso não sei se e considerado daltonismo mais gostaria de saber se é ou não caso não o que é?
    eu consigo ver as diferenças de cores os contrastes porém não consigo associa-las aos seu respectivos nomes e já sofri muito quando era pequeno. gostaria de saber o que posso fazer

    ¬ Responder
  • terezinhaterezinha

    02-05-2012 às 16:18:29

    minha filha tem apenas 3aninhos, estou percebendo que ela tem dificuldade em indentificar a cor vermelha, ela diz que é verde sendo que as outras cores ela reconhece bem.Como ela ainda está conhecendo letras e números as vezes fico em dúvidas em ser daltonismo ou não.

    ¬ Responder
  • toniatonia

    25-11-2011 às 18:07:09

    @célio
    concordo plenamente... eu tbm nao consigo ver e diferenciar muito as cores mas as vezes consigo... mas posso te dar um conselho... so orando e pedindo a Deus q conseguimos um milagre temos q ter fe... porque so acreditando chegamos la... obrigada... rsrsrs..

    ¬ Responder
  • walderwalder

    22-09-2011 às 19:32:37

    a nao gosto dde ser daltonico só me exclui de processos seletivos.
    ser daltonico é uma bosta em materia de concurso publico.
    ainda aparece gente tentando me enganar com o kit daltonismo que eu nem comprei pq eu sabia que era truque sujo.
    to muito frustrado

    ¬ Responder
  • GeandroGeandro

    15-06-2012 às 18:10:20

    Mais pode ser concursado normal! mesmo sendo daltônico!!!

    ¬ Responder
  • céliocélio

    22-08-2011 às 14:42:19

    gostaria que voceis empenhassem, pois a mídia tem muita força, para que os sinais de transitos fossem feitos por simbolos e não por cores, ixistem várias adaptações para cegos ,cadeirantes, etc.., mas não existe nada para nois daltonicos

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoMarcelo

    16-07-2011 às 22:44:10

    @DHAGNO SALLO
    Talvez seu amigo não fala por não achar tão importante sair espalhando... Pq geralmente, não faz muita diferença....

    ¬ Responder
  • José MouraJosé Moura

    26-04-2011 às 23:56:07

    sou daltonico tenho carta de condução seria bom haver sinalisação com simbolos

    ¬ Responder
  • DHAGNO SALLODHAGNO SALLO

    03-05-2010 às 18:48:49

    não sei se estou a trasado de informaçao, ou se a tv brasilheira ta mais, esse é um caso que hoje pra mim deixou de ser anonimo. tive acesso ao caso hoje, sem faar que um amigo meu tem esse caso e ñ sabia . ñ sei se po vergonha ou se po insegurança de falar. mas sem deixar de falar que eu ñ sabiade nada desse caso inedito mesmo. numca vi reportagens sobre esse caso na tv, as novelas abordam muito esses tipos de realidade, mas esse é fato inedito pra min ou seja deixou ,pois estou pesquisando muito, encontrei um teste simples pra saber se apessoa é um daltonomo, chamei meu amigo pra frente do pc, e me assustei sinceramente, era uns circulos com cores e no centro se encontrava um numero , ele ñ ver esse numero, pasmei com isso, ai pensei em tantas cores magnifcas q muitas pessoas ñ consegui ver.

    ¬ Responder
  • silmarasilmara

    06-03-2010 às 23:10:36

    Daltonico: Comecei a observar que meu filho de 4 anos esta trocando a cor verde pelo azul, vice-versa, isto pode ser um tipo de daltonismo? Devo de imediato procurar um especalista, ou, é da idade que esta em formacao com as cores primarias.

    ¬ Responder

Comentários - O que é ser Daltônico

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios