Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que é ser Daltônico

O que é ser Daltônico

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 8
Comentários: 11
O que é ser Daltônico

De que cor é isso? Essa é uma pergunta freqüente entre os daltônicos. Imagine olhar um objeto e não saber se ele é verde ou vermelho. Pois é exatamente isso que acontece com umas pessoas que sofre de daltonismos. Este problema é causado pela falta de uma ou mais substancias na retina, sensíveis a luz, e que fazem com que uma pessoa não consiga distinguir cores e variações destas no aspeto de tonalidade.

Descrita pelo químico John Dalton por isso (o nome daltonismo) com a incapacidade de distinção correta entre as cores verde e vermelha, este problema é resultado de uma alteração congênita, ou seja, a pessoa já nasce com ela. No entanto, após diversos os estudos, contou-se que não é só o verde e o vermelho que são confundidos visivelmente pelos daltônicos. Embora a grande maioria das pessoas que tem o problema confunda estas duas cores, a casos em que não é possível distinguir o amarelo do azul. Ambos os casos são denominados daltonismos dicromático bem mais raro é o tipo monocromático, em que as pessoas veem tudo em preto e brando, por fim a os daltônicos tri cromáticos, que enxergam todas as cores, mas podem perceber as tonalidades de modo distorcidas.

O daltonismo pode se manifestar desde a infância. Assim, muitas vezes, a criança tem dificuldade para distinguir canetinhas, lápis de cores, giz de cera, mapas, e etc. Além de acusar constrangimentos, isso pode prejudicar o rendimento escolar. O daltonismo afeta muito mais os homens do que as mulheres. Estima-se que 8% dos homens sejam daltônicos, enquanto apenas 0,4% das mulheres sofrem com este problema. Essa diferença ocorre por que a falha genética que causa o daltonismo esta ligada aos cromossomos x. Os homens contam com apenas um cromossomo x já as mulheres tem dois, ou seja, as chances de que a deficiência genética atinja dois cromossomos é bem menor do que afetam apenas um.

Infelizmente, não a tratamento ou cirurgia que possa resolver o problema de daltonismo. Mas é possível utilizar lentes de contato ou óculos que aumentam o contraste entre as cores e auxiliem o daltônico na perceção das tonalidades. Para fazer uma lente de contato ou óculos para minimizar os efeitos do daltonismo é fundamental consultar um oftalmologista, pois apenas este profissional poderá avaliar qual o grau de deficiência que o paciente tem para distinguir as cores. Vale ressaltar que a maioria dos daltônicos apresenta apenas uma deficiência com relação às cores, não tendo a visão prejudicada ou maior tendência a desenvolver outros problemas nos olhos.

Waldiney Melo

Título: O que é ser Daltônico

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 8

778 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 11 )    recentes

  • Kizua UriasKizua

    15-07-2014 às 21:11:50

    Não sabia o que era ser daltônico e agora esclareceu muito. Obrigado!

    ¬ Responder
  • bruno

    10-09-2012 às 14:57:31

    o meu caso não sei se e considerado daltonismo mais gostaria de saber se é ou não caso não o que é?
    eu consigo ver as diferenças de cores os contrastes porém não consigo associa-las aos seu respectivos nomes e já sofri muito quando era pequeno. gostaria de saber o que posso fazer

    ¬ Responder
  • terezinhaterezinha

    02-05-2012 às 16:18:29

    minha filha tem apenas 3aninhos, estou percebendo que ela tem dificuldade em indentificar a cor vermelha, ela diz que é verde sendo que as outras cores ela reconhece bem.Como ela ainda está conhecendo letras e números as vezes fico em dúvidas em ser daltonismo ou não.

    ¬ Responder
  • toniatonia

    25-11-2011 às 18:07:09

    @célio
    concordo plenamente... eu tbm nao consigo ver e diferenciar muito as cores mas as vezes consigo... mas posso te dar um conselho... so orando e pedindo a Deus q conseguimos um milagre temos q ter fe... porque so acreditando chegamos la... obrigada... rsrsrs..

    ¬ Responder
  • walderwalder

    22-09-2011 às 19:32:37

    a nao gosto dde ser daltonico só me exclui de processos seletivos.
    ser daltonico é uma bosta em materia de concurso publico.
    ainda aparece gente tentando me enganar com o kit daltonismo que eu nem comprei pq eu sabia que era truque sujo.
    to muito frustrado

    ¬ Responder
  • GeandroGeandro

    15-06-2012 às 18:10:20

    Mais pode ser concursado normal! mesmo sendo daltônico!!!

    ¬ Responder
  • céliocélio

    22-08-2011 às 14:42:19

    gostaria que voceis empenhassem, pois a mídia tem muita força, para que os sinais de transitos fossem feitos por simbolos e não por cores, ixistem várias adaptações para cegos ,cadeirantes, etc.., mas não existe nada para nois daltonicos

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoMarcelo

    16-07-2011 às 22:44:10

    @DHAGNO SALLO
    Talvez seu amigo não fala por não achar tão importante sair espalhando... Pq geralmente, não faz muita diferença....

    ¬ Responder
  • José MouraJosé Moura

    26-04-2011 às 23:56:07

    sou daltonico tenho carta de condução seria bom haver sinalisação com simbolos

    ¬ Responder
  • DHAGNO SALLODHAGNO SALLO

    03-05-2010 às 18:48:49

    não sei se estou a trasado de informaçao, ou se a tv brasilheira ta mais, esse é um caso que hoje pra mim deixou de ser anonimo. tive acesso ao caso hoje, sem faar que um amigo meu tem esse caso e ñ sabia . ñ sei se po vergonha ou se po insegurança de falar. mas sem deixar de falar que eu ñ sabiade nada desse caso inedito mesmo. numca vi reportagens sobre esse caso na tv, as novelas abordam muito esses tipos de realidade, mas esse é fato inedito pra min ou seja deixou ,pois estou pesquisando muito, encontrei um teste simples pra saber se apessoa é um daltonomo, chamei meu amigo pra frente do pc, e me assustei sinceramente, era uns circulos com cores e no centro se encontrava um numero , ele ñ ver esse numero, pasmei com isso, ai pensei em tantas cores magnifcas q muitas pessoas ñ consegui ver.

    ¬ Responder
  • silmarasilmara

    06-03-2010 às 23:10:36

    Daltonico: Comecei a observar que meu filho de 4 anos esta trocando a cor verde pelo azul, vice-versa, isto pode ser um tipo de daltonismo? Devo de imediato procurar um especalista, ou, é da idade que esta em formacao com as cores primarias.

    ¬ Responder

Comentários - O que é ser Daltônico

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios