Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que é o Síndrome dos Ovários Policísticos?

O que é o Síndrome dos Ovários Policísticos?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 1
O que é o Síndrome dos Ovários Policísticos?

Nunca ouviu falar? Do Síndrome talvez não, mas daquilo que a carateriza não é nem desconhecido nem indiferente.

O Síndrome dos Ovários Policísticos afetam entre 5% a 10% das mulheres em plena idade reprodutiva. As suas principais características são as irregularidades no ciclo menstrual (como o atraso ou o adiantamento). O sangramento excessivo refletem uma ovulação e produção hormonal excessiva.

Também acontece com frequência a produção excessiva de pelos, chamada de hirsutismo e também o acne.

Quem sofre deste Síndrome tem os ovários maiores que o normal e a maior causa é o excesso de produção de hormônio a que se dá o nome de androgênio. Esta produção excessiva acelera o crescimento dos pelos e a oleosidade da pele pela glândula sebácea. A origem da acne é bastante variada e pode não só resultar dos androgênios, mas este pode ser um fator fundamental nesta situação.

Este Síndrome poderá ter consequências graves com o passar do tempo, pois as células de endométrio podem crescer de forma compulsiva e tendem a desenvolver cancro. Também os problemas da diabetes e situações de problemas cardiovasculares podem ocorrer, tal como a resistência á insulina, obesidade e hipertensão arterial.

Apesar de não se conhecer ao certo o que causa este Síndrome, estudos tendem para a hipótese da causa serem pequenos distúrbios na parte do cérebro que controla os processos metabólicos.

O diagnóstico só é feito quando se excluem outras causas para a excessiva produção de androgênio. A doença também pode ser identificada através do ultrassom feito nos ovários. Apesar disso, os sintomas podem não ser o bastante para identificar o Síndrome.

Sendo a obesidade um problema agravado com este Síndrome, recomenda-se exercício físico e uma alimentação saudável. Alimentos ricos em fibra, vitaminas e vegetais são fundamentais para combater algumas características que fazem sofrer quem sofre deste distúrbio.

Com os permanentes estudos e com o avançar da medicina, o tratamento para o Síndrome dos Ovários Policísticos já é possível.

O uso de medicamentos pode controlar a produção de androgênio e a pilula anticoncecional pode melhor o estilo de vida. Desta forma o ciclo menstrual pode ser controlado tal como as hormonas.

viver com este Síndrome pode ser complicado, mas com ajuda médica associada a uma boa alimentação e a exercicio fisico, terá todas as condições para ter um ciclo menstrual normal e enfrentar este Síndrome com conhecimento e com alguma facilidade.


Carla Horta

Título: O que é o Síndrome dos Ovários Policísticos?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

612 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Josiane

    06-11-2013 às 01:13:50

    Eu tenho esta sindrome, desde os 16 anos, e tenho hisurtismo, ja sofri muito com isso, hoje tenho que fazer um tratamento a laser para retirar isso. Mas a medicação eu não conheço, o medico so me da anticoncepcional.

    ¬ Responder

Comentários - O que é o Síndrome dos Ovários Policísticos?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios