O que é o herpes?



Normalmente aparece repentinaente, depois de algumas horas de prurido, sob a forma de uma erupção de vesículas, sobre uma pele avermelhada.Quando rebenta deita um líquido transparente, formando uma crosta amarelada.
Estas lesões podem eventualmente aparecer várias vezes na vida, ou nalguns casos periódicamente, em especial na boca. O motivo pode estar associado a uma exposição solar, a uma cnstipação ou após o ciclo menstrual da mulher.

O herpes labial, localiza-se na cara, lábios e olhos, devido a uma infecção infantil. o genital verifica-se geralmente no adulto jovem, no decurso de uma relação sexual infectante.Este pode ainda estender-se ás nádegas e parte superior das coxas.
É considerado uma doença sexualmente transmissível tal como o HIV ou outra infecção de modo que é necessário identificar o seu parceiro, para fazer tratamento. Este é potencialmente recorrente e no caso de uma mulher grávida, passa para o fecto. A criança é assim contaminada, provocando infecção cerebral e consequentemente a morte.
A repetição destes surtos aumenta as possiblidades de cancros genitais da mulher.
É necessário tomar certas precauções e evitar andar ao sol, no período de calor intenso, para não contraír gripes e herpes.
A cura do herpes labial sobrevém em poucos dias, aplicando uma pomada local para o efeito. Não se deve tocar nunca para não propagar a infecção. Depois de eliminadas as crostas, estas não deixam cicatriz.
Deste modo toda a lesão ou ferida que apareça na cara ou no corpo, deve ser sempre considerada suspeita e exige uma consulta ao dermatologista.
Veja na Rua Direita


