Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que é e como acontece a morte cerebral?

O que é e como acontece a morte cerebral?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 4
O que é e como acontece a morte cerebral?

A morte cerebral é um assunto muito comentado, mas poucas pessoas sabem realmente o que é e como acontece. Pensando nisso, com o objetivo de informar, veja o que é e como ocorre a morte cerebral.

Também conhecida como morte encefálica, à morte cerebral é definida como sendo a perda irreversível das funções neurológicas do cérebro e do tronco cerebral. Em muitos casos, ela pode ocorrer depois que o cérebro sofra com: dor; falta de oxigênio; falta de glicose. O cérebro é quem rege o corpo humano, mas ele não é capaz de sobreviver a qualquer tipo de dor diretamente ligada a ele. Ele também não é capaz de responder quando existe uma falta ou redução, da circulação sanguínea e, posterior, falta de oxigênio e glicose. Nesses casos ele pode entrar em sofrimento ou falência total.

Qual é a diferença entre morte cerebral e coma? Coma significa que a pessoa perdeu a consciência, mas ela não perde as funções cerebrais. Já na morte cerebral, o cérebro perde todas as suas funções neurológicas de forma definitiva.

Este órgão é muito sensível e desempenha um papel vital para a manutenção da vida de uma pessoa. Ele é capaz de sobreviver até seis minutos após a parada do coração. Nesse período ocorre a redução de oxigênio e glicose, o que faz com que ele morra aos poucos. A morte encefálica pode acontecer devido a diversos fatores, tais como: Traumas na cabeça; falta de oxigenação adequada; derrames; tumores; overdose; falta de glicose.

Os fatores citados podem se manifestar como sangramento no interior do cérebro. E isso causa inchaço cerebral, o que reduz subitamente as atividades nervosas. Este fato também contribui com o aumento da pressão intracraniana, o que faz com que o cérebro sofra ainda mais.

Como se confirma a morte cerebral? Para que ela seja confirmada, a pessoa precisa fazer uma avaliação que irão verificar suas respostas com relação a: vários comandos; reflexos; movimentação dos olhos em direção contrária à da cabeça; movimentação do organismo; resposta da pupila sob a luz; respostas a estímulos feitos na sobrancelha; resposta a estímulos feitos por meio do ouvido; estímulos que induzem o indivíduo a engasgar; teste de respiração espontânea.

Por fim, depois de realizada a avaliação de todos os estímulos em relação à reação neurológica, será possível confirmar a presença ou ausência das funções cerebrais. Se o individuo não der nenhuma resposta, o médico poderá confirmar a morte cerebral.


Rua Direita

Título: O que é e como acontece a morte cerebral?

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 4

761 

Comentários - O que é e como acontece a morte cerebral?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios