Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O Que É A Puberdade?

O Que É A Puberdade?

Categoria: Saúde
Visitas: 16
Comentários: 1
O Que É A Puberdade?

Considera-se que adolescência é o período que vai dos 11 aos 18 anos, aproximadamente. O início da adolescência é marcado pela puberdade, época em que tanto os rapazes como as moças passam por mudanças profundas, tanto físicas como emocionais. A conformação do corpo muda bastante, mas mudam também os interesses e a forma de encarar a vida. Ela não deve ser confundida como sinônimo da adolescência, visto que a puberdade
faz parte da adolescência.

A partir da puberdade, que normalmente se inicia mais cedo nas meninas, os órgãos sexuais começam a amadurecer e tornam-se aptos a produzir células reprodutora. Além disso, nessa idade começam a aparecer os chamados caracteres sexuais secundários: trata-se de características que não estão diretamente ligadas aos órgãos da reprodução, mas que colaboram para diferenciar os sexos.

Nos rapazes, o aparecimento de pelos na região dos órgãos sexuais, nas axilas e no rosto, assim como a mudança de voz que ocorre nessa época, são considerados caracteres sexuais secundários.

Nas garotas, o surgimento de pelos na região dos órgãos sexuais e nas axilas e o desenvolvimento das glândulas mamárias são exemplos das mudanças típicas da puberdade. Além das mudanças físicas, ocorrem ainda modificações no comportamento. Uma nova perspectiva abre-se para o jovem, que se descobre, por exemplo, atraído pelas pessoas do sexo oposto e se interessa por conviver com elas.

É uma época em que a capacidade de aprendizado se amplia muito; porém, é também um período em que o adolescente se sente inseguro, na medida em que tem de enfrentar grandes mudanças físicas e mentais e adaptar-se a elas. As mudanças da puberdade, tanto físicas como psicológicas, são comandadas principalmente hormônios sexuais, fabricados por testículos e ovários.

É possível que também tenha
novos sentimentos sobre o sexo
que te confundem e que sinta
estímulos sexuais que nunca havia
sentido anteriormente. E
provavelmente terá muitas
perguntas. Por isso é
importante que tenha respostas a
estas perguntas.

É fácil sentir-se nervoso
Quando se fala de sexo; porém é
necessário ter a informação
correta. Alguns adolescentes
falam com os pais sobre o sexo
e eles respondem suas perguntas e dúvidas.

Porém se não te sente cômodo
falando com eles sobre sexo,
há muitas outras pessoas com
quem pode conversar; por exemplo,
seu médico, a enfermeira da
escola, um professor, um conselheiro escolar ou qualquer adulto com quem se sinta cômodo conversar.


Márcio Batista da Silva

Título: O Que É A Puberdade?

Autor: Márcio Batista Silva (todos os textos)

Visitas: 16

437 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojose

    23-09-2014 às 22:32:48

    eu sou psicólogo e fez todo o sentido e esta correcto o seu artigo...gostei bastante do O que é a puberdade.

    ¬ Responder

Comentários - O Que É A Puberdade?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios