Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que é a Gravidez Ectópica?

O que é a Gravidez Ectópica?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
O que é a Gravidez Ectópica?

De certo já ouviu falar sobre isto e apesar de informada, existem muitas pessoas que ainda não o estão na realidade.

O porquê, a causa, o desfecho são apenas algumas perguntas que se colocam quando se fala no assunto. Vamos então esclarecer algumas.

Antes de mais, o que é a Gravidez Ectópica?

Uma gravidez ectópica é uma complicação gestacional que surge quando o ovo fecundado se instala num tecido fora do útero (onde se deveria desenvolver).

Ao invés de se implantar no útero, o ovo pode instalar-se nas trompas de Falópio (canais que levam os óvulos dos ovários ao útero), dando-se o nome de gravidez tubária. Poderá também acontecer que o ovo se aloja no ovário, no abdómen ou até mesmo na cerviz (colo do útero).

Uma gravides ectópica não pode vingar e pode colocar a vida da gravida em risco, pois existem grandes perdas de sangue ou à destruição de zonas das trompas e ovários.

Mas o que pode contribuir para uma gravidez ectópica? Os fatores podem ser variados, como anomalias anatómicas nas trompas de Falópio, endometriose, antecedentes de doenças inflamatórias pélvicas (como por exemplo a clamídia), a conceção durante o uso da pilula ou durante o uso do Dispositivo Intra-uterino, ou até mesmo devido ao tratamento de fertilidade (como a indução da ovulação ou a fertilização in vitro).

É necessário estar alerta para alguns sintomas que possam ocorrer e que possam dar sinais de uma gravides ectópica. Dores abdominais, perdas de sangue vaginal (escuro e aguado), cãibras na pélvis 8ou somente num dos lados) e massa palpável nas trompas ou ovários, que causa dor ao toque.
Na eventualidade de se dar a rutura da trompa de Falópio, os sintomas agravam-se. Tonturas, vertigens e quebras de tensão, dores agudas na zona da pélvis, abdómen e até nos ombros e pescoço.

Uma gravidez ectópica pode causar a morte pelo que uma gestação vigiada é fundamental.

Na eventualidade de em qualquer altura sentir os sintomas acima descritos, dirija-se às urgências da unidade hospitalar da sua zona.

Estima-se que uma nova gravidez ectópica possa voltar a acontecer quando se passou por uma primeira. Cerca de 20% das mulheres que já fizeram uma ectópica, voltam a sofrer as mesmas complicações, mas ao manter-se vigiada (apesar de não haver prevenção) e com os devidos cuidados, a taxa de sucesso é bastante alta.

Se quiser voltar a engravidar, espere alguns meses e fale com o seu médico. Ele será a pessoa indicada para o aconselhar da melhor forma e acompanhá-la em todo o processo.


Carla Horta

Título: O que é a Gravidez Ectópica?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

678 

Comentários - O que é a Gravidez Ectópica?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios