Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que é a Apneia do Sono

O que é a Apneia do Sono

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 3
O que é a Apneia do Sono

Se não sabia o que era, fica desde já a conhecer, se já tinha ouvido falar, mas não sabia ao certo do que se trata, chegou a altura de se informar na realidade.

A apneia do sono é uma doença bastante comum e muitas vezes confundida com outras como o ato de ressonar.

Eis as diferenças - O ato de ressonar, deve-se a uma perturbação durante o sono. Não passa de um ruído provocado pela passagem do ar através das vias respiratórias, que devido à posição com que se está a dormir, uma constipação, ou problemas respiratórios vários, provoca uma obstrução no seu fluxo. O barulho pode incomodar quem dorme no mesmo quarto, mas também pode incomodar quem ressona.

A diferença entre o ato de ressonar e a apneia é bastante grande e embora ambas tenham cura, a apneia traduz-se num problema mais complicado e em consequência mais difícil de tratar.

Mas afinal, o que é a Apneia do sono?

A apneia é uma perturbação caracterizada por paragens respiratórias com uma duração superior a 10 segundos e que se podem repetir muitíssimas vezes durante uma noite de sono. Como será de prever, a qualidade do sono é quebrada por causa dos instantes que se fica sem respirar.

Quando o sono se torna cada vez mais profundo, existe um relaxamento muscular. Os músculos necessários à atividade respiratória. Este problema pode persistir e agravar, causando graves obstruções na passagem do ar.

A apneia também pode ter motivos cerebrais e psicológicos, respeitantes aos controladores da respiração.

Em suma, uma noite de sono de um doente de apneia do sono, pode passar por adormecer, parar de respirar, acordar, reinicia r a respiração e tornar a adormecer. Esta situação pode acontecer 5 ou mais vezes na mesma noite.

Tendo em conta que o nível de oxigénio no sangue baixa, o coração é obrigado a entrar num maior esforço, o que traduz um aumento da tensão arterial e arritmias cardíacas.

Existem alguns truques para se aliviar a apneia tal como o ressonar. Passa por não ingerir bebidas alcoólicas à noite, dormir de lado, praticar exercício físico, ou até mesmo por um descongestionante nasal.

Existe ainda no mercado farmacêutico um pequenos pensos que se colocam no nariz para a desobstrução da congestão nasal. No entanto e em casos mais graves, a cirurgia é a única saída. A extração das amígdalas e adenoides podem ser uma saída para este problema.

Se mesmo assim a apneia persistir, as cirurgias terão de ser mais concretas e exaustivas.


Carla Horta

Título: O que é a Apneia do Sono

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

608 

Imagem por: pedrosimoes7

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    25-07-2014 às 02:06:12

    Para ser um problema bem preocupante, mas que deve ser tratado com um especialista o mais rápido possível. A apneia do sono é muito ruim, pois o sono que deveria ser algo relaxante - não é!

    ¬ Responder
  • henricária

    03-01-2013 às 21:06:07

    qual remedios a criança deveria tomar para o tratamnto ?

    ¬ Responder
  • veravera

    21-05-2010 às 17:09:51

    Olá ,tenho um filho com 10 meses "a luz da minha vida" e penso que tem esse problema ...pois durante o sono e principalmente o da noite ,faz bastante barulho a respirar e por vezes a respiração pára por alguns segundos ,o que deixa os papás muito preocupados !recentemente o seu pediatra revelou que tem adnóides alteradas ,bastante e que só a cirurgia resolve a situação !! mas ele é tão pequenino ...por favor dêem-me outras soluções! obrigada

    ¬ Responder

Comentários - O que é a Apneia do Sono

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Imagem por: pedrosimoes7

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios