Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que é a Andropausa?

O que é a Andropausa?

Categoria: Saúde
O que é a Andropausa?

Há quem diga que é uma doença moderna, coisa de gente nova, ou justificação sem sentido de quem gosta de por nomes às coisas de homens velhotes. Podem chamar-lhe inúmeras coisas, dar-lhe milhares de sentidos, e verdade se diga que quem está a passar por ela, não assume e acha sempre que se está a colocar em causa a sua virilidade. Homem que é homem não sofre dessas coisas, é o que dizem e assemelham o nome à menopausa das mulheres.

Para os homens que não gostam sequer de ouvir falar de andropausa, existem mitos e muitos tabus e mesmo que se lhes tente explicar que de facto isto existe mesmo, a sua teimosia (tantas vezes própria da idade), não lhes permite ouvir o que temos para lhes dizer.

Mas o que é afinal a andropausa que tantos homens irrita por aí? Bem, para começar e para quem não sabe, há que explicar que os homens, desde cedo, produzem testosterona no seu organismo. A testosterona é nada mais nada menos que uma hormona predominantemente masculina (apesar das mulheres terem um numero muito baixo). Esta hormona produz apetite sexual e é muitas vezes associada a estados de virilidade em muitos homens.

Na altura da andropausa, os níveis de testosterona baixam substancialmente, pelo que a força, apetite sexual e muitas vezes a boa disposição tendem a baixar.

Os músculos ganham flacidez, e em muitas vezes ocorrem casos de irritabilidade, teimosia excessiva, insónias e mau estar constante. Com a diminuição da massa muscular, o excesso de gorduras acumula-se no corpo, causando um agravamento no colesterol, diabetes e a diminuição da massa óssea, podendo inclusivamente agravar-se para a osteoporose.

A forma sedentária com que nos deparamos muitas vezes na vida, agravam todos estes sintomas e no caso dos homens, a falta de desporto ou no mínimo muita movimentação, podem acelerar o processo de diminuição de testosterona. Para prevenir, o melhor é haver por volta dos 40 anos uma consulta no urologista. Os especialistas aconselham que a partir dos 50 anos, esta visita deva ser obrigatória, pois começarão nesta idade a entrar na fase em que os níveis diminuem.

Se a andropausa causa vários transtornos, o tratamento poderá estar na toma de medicação que faz aumentar os níveis de produção hormonais. Esta medicação costuma ter resultados bastante positivos, pelo que recusar-se a consultar um médico por achar que isto são doenças modernas, é um perfeito absurdo.

A sexualidade, o bem-estar, e o facto de se sentir feliz consigo mesmo, devem ser vividos até ao fim da sua vida, pelo que consultas num urologista não é qualquer vergonha nem coloca em causa a virilidade com que está tão preocupado.


Carla Horta

Título: O que é a Andropausa?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

644 

Imagem por: liber

Comentários - O que é a Andropausa?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Imagem por: liber

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios