O que é a Andropausa?
Para os homens que não gostam sequer de ouvir falar de andropausa, existem mitos e muitos tabus e mesmo que se lhes tente explicar que de facto isto existe mesmo, a sua teimosia (tantas vezes própria da idade), não lhes permite ouvir o que temos para lhes dizer.
Mas o que é afinal a andropausa que tantos homens irrita por aí? Bem, para começar e para quem não sabe, há que explicar que os homens, desde cedo, produzem testosterona no seu organismo. A testosterona é nada mais nada menos que uma hormona predominantemente masculina (apesar das mulheres terem um numero muito baixo). Esta hormona produz apetite sexual e é muitas vezes associada a estados de virilidade em muitos homens.
Na altura da andropausa, os níveis de testosterona baixam substancialmente, pelo que a força, apetite sexual e muitas vezes a boa disposição tendem a baixar.
Os músculos ganham flacidez, e em muitas vezes ocorrem casos de irritabilidade, teimosia excessiva, insónias e mau estar constante. Com a diminuição da massa muscular, o excesso de gorduras acumula-se no corpo, causando um agravamento no colesterol, diabetes e a diminuição da massa óssea, podendo inclusivamente agravar-se para a osteoporose.
A forma sedentária com que nos deparamos muitas vezes na vida, agravam todos estes sintomas e no caso dos homens, a falta de desporto ou no mínimo muita movimentação, podem acelerar o processo de diminuição de testosterona. Para prevenir, o melhor é haver por volta dos 40 anos uma consulta no urologista. Os especialistas aconselham que a partir dos 50 anos, esta visita deva ser obrigatória, pois começarão nesta idade a entrar na fase em que os níveis diminuem.
A sexualidade, o bem-estar, e o facto de se sentir feliz consigo mesmo, devem ser vividos até ao fim da sua vida, pelo que consultas num urologista não é qualquer vergonha nem coloca em causa a virilidade com que está tão preocupado.