Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O prestador de cuidados ao idoso

O prestador de cuidados ao idoso

Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 3
O prestador de cuidados ao idoso

Envelhecer é provavelmente das mudanças que mais transformam o ser humano infligindo-lhe algumas vezes dor e sofrimento. Ao longo dos anos e enquanto este processo se dá são muitas as alterações sentidas. Trazem consigo a perda de algumas capacidades, a perda dos momentos de prazer com amigos e familiares e a solidão tão temida pela grande maioria de nós.

A ajuda necessária
Juntamente com o envelhecer vem também a necessidade de que lhe sejam prestados cuidados e ajudas para que as tarefas mais básicas indispensáveis à vida possam ser realizadas. Não é mentira que a qualidade de vida é muitas vezes perdida ou pelo menos não é a desejada, sentindo-se o idoso um “estorvo” na vida daqueles que o rodeiam.

Os cuidadores
Mas, em todo este processo não podem ser esquecidos os cuidadores, quando estes são os familiares mais diretos da pessoa envelhecida. A eles também são muitas as vezes em que o sofrimento lhes é imposto por presenciarem a perda de capacidades e a fragilidade do seu ente querido. A par deste, encontra-se igualmente a perda de qualidade da sua vida uma vez que há alguém que se encontra totalmente dependente dos seus cuidados e da sua presença.

A destruição da familia
O cuidador, muitas vezes não sabe como lidar de forma correta com os seus sentimentos e com os sentimentos do idoso. Não tem conhecimentos para compreender algumas reações menos corretas por parte deste sendo que desta forma, que não são raras as vezes, em que se assiste a um desmoronar da entidade familiar. Esta destruição pode também ser fruto das discórdias, das tristezas vividas, das depressões e da falta de ajuda ao cuidador.

Desenvolvimento de competências
Para que tal não aconteça é necessário que o prestador de cuidados tenha a capacidade e a oportunidade de desenvolver algumas competências de forma a cuidar corretamente de quem já cuidou de si. Só assim é possível conseguir uma relação de ajuda para que ambos saiam beneficiados e não prejudicados.

Sugestões ao cuidador
Com este objetivo aqui ficam algumas sugestões que podem ser bastante uteis. Assim estimule o idoso:
• Ao contacto com meio ambiente, com os amigos e familiares colocando-o a par de tudo o que acontece e pedindo a sua opinião.
• A dar pequenos passeios e a realizar outras atividades como a leitura e a música ou outros de interesse do idoso.
• Aos cuidados de higiene realizando-a nos horários que mais lhe agradar.
• A ingerir os alimentos que mais gosta tendo o cuidado de promover uma alimentação adequada à sua idade e ao seu estado de saúde. Não esqueça da água.

Se precisar de ajuda pra cuidar do seu idoso peça ajuda às entidades existentes para o efeito.


Isabel Costa

Título: O prestador de cuidados ao idoso

Autor: Isabel Costa (todos os textos)

Visitas: 2

634 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    23-07-2014 às 19:02:01

    Já está avançando até mesmo como profissão: o cuidados de idoso. Muito bom! Hoje em dia é super necessário!!!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoruca

    12-04-2013 às 20:32:00

    este texto foi muito educativo para mim, obr

    ¬ Responder
  • Isabel CostaIsabel Costa

    27-04-2013 às 06:36:59

    Fico contente por ter ajudado.

    ¬ Responder

Comentários - O prestador de cuidados ao idoso

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios