O Preservativo Rompeu. E agora?
Se mantemos uma relação estável e duradoura, o meio contracetivo mais utilizado entre os casai é a pílula feminina. Não que não exista a pílula masculina, mas só o tempo vai fazer com que os homens alterem a ideia tão enraizada de que as mulheres é que devem utilizar a pílula.
Também em relações deste género, os dispositivos intrauterinos. Estes aparelhos respondem de forma quase inflamatória a “corpos” estranhos no útero.
Mas se estas são apenas duas formas contracetivas e em especial para casais estáveis, existem outros meios para assegurar uma não gravidez.
Mas quando o casal ainda não é na realidade um casal? O meio contracetivo mais utilizado é o preservativo. O preservativo tem mais do que a função de evitar uma gravidez, pois a sua proteção contra doenças sexualmente transmissíveis é a melhor de todos os meios.
O preservativo é o meio mais utilizado entre os jovens, mas lamentavelmente menos utilizados entre as camadas mais velhas.
Mas se o preservativo é utilizado, principalmente como forma de evitar doenças como o HIV e a gonorreia (entre muitas outras) e não só como meio contracetivo, o que fazer se um preservativo romper?
O preservativo pode romper por vários motivos, sendo na sua maioria a utilização incorreta. A entrada de ar ou a falta de lubrificação da mulher, pode romper o tão utilizado “saquinho” de látex.
Quando um preservativo se rompe, a primeira coisa a fazer é lavar-se. Com água corrente e sabão, esta lavagem pode ajudar a que uma pequena (somente as pequenas) infeção morra ali mesmo.
Em segundo lugar e se existe o risco de haver uma gravidez indesejada (a eventualidade de não existir mais nenhum meio contracetivo como a pílula) e se é mulher, dirija-se a um posto de saúde ou até mesmo à farmácia. Explique a situação e refira que não está a tomar mais nenhum meio contracetivo. Ser-lhe-á dada a conhecida pílula do dia seguinte. Este pequeno comprimido (na verdade até são dois) deverá ser tomado até 72 horas seguintes ao “acidente”.
Se relativamente a uma gravidez indesejada o assunto pode estar resolvido, o mesmo não pode ser dito relativamente a doenças sexualmente transmissíveis.
O mais importante será nunca deixar de consultar um médico. A prevenção é o mais importante, mas se lhe acontecer um “acidente” destes, nunca deixe de consultar um médico.
Também vai gostar:
Comentários ( 11 ) recentes
- Yuri
15-07-2014 às 20:57:55Penso que é um risco grande em usar preservativo. Não é nada de seguro.
¬ Responder - Gislene
24-02-2013 às 11:12:13TRANSEI COM MEU NAMORADO, E A CAMISINHA SAIU, ELE EJACULOU DENTRO DE MIM, EU TOMO PIRULA CONTRACEPTIVA NAS HORAS CERTAS, MAIS NO OUTRO DIA DE MANHÃ EU COMPREI A PIRULA DO DIA SEGUINTE E TOMEI. TEM ALGUM PROBLEMA, TOMAR ANTICONCEPCIONAL E A PIRULA DO DIA SEGUINTE? ... SERÁ Q EU POSSO FICAR GRAVIDA MESMO TOMANDO O ANTICONCEPCIONAL? POR FAVOR ME RESPONDA
¬ Responder - JU
11-02-2013 às 15:41:05a minha duvida é : tomo a pilula minigeste certinha mas quando tenho relacoes é sempre com preservativo, se ele romper nao necessito de tomar nada pois continuo protegida, certo?
¬ Responder
OUTRA duvida: vamos supor que hoje tenho uma relacao com preservativo e tomo a pilula a hora certa que é sempre as 21horas e no periodo das 4 horas apos da toma tenho diarreia.. o que faco perante esta situacao de diarreia???? - Antonio
20-09-2012 às 19:36:56Hj transei com a minha namorada pela 1x, e com falta de lubrificação dela e do presevativo, ele rompeu.se mas nao chegou a entrar na vagina, pode algum liquido ter saido e entrado na vagina? o que fazer?
¬ Responder - claudia melim
15-06-2012 às 00:26:59fiz amor pela primeira vez com o meu namorado no dia 26 para 27 de maio, tipo o preservativo rompeu e ele sentiu que se vinha retirou logo e veio-se fora,ixto aconteçeu as 04.30 e ja estava na farmacia as 04:45 para tomar a pilula do dia seguinte,mas o rapaz explicou tudo, tomei no domingo as 14:45,agora tenho uma duvida sera que estou gravida...
¬ Responder - Angelo
29-04-2011 às 11:09:10Transei com minha namorada, por falta de lubrificação vaginal percebi que a camisinha estava rompida e retirei o pênis na hora e troquei, mas não tinha ejuaculado, posso ter engravidado ela?
¬ Responder
E quanto a questão de doenças? Qual poderia ter o maior risco?
O líquido q sai antes da ejaculação, engravida?
Me ajudem nessas 3 respostas por favor.
Abraço a todos - Anonymous
08-08-2012 às 17:07:26Angelo relativamente á suas perguntas, sim o líquido que sai antes da ejaculação pode perfeitamente engravdar sua parceira, relativo às IST, tem uma pequena percentagem de contrair alguma doença isso depende de facto, da vida sexual tanto sua como da sua parceira.. relativamente ao tipo de doença, n se sabe ao certo que tipo de doença pode apanhar, contudo o melhor que pode fazer, tanto o Angelo como sua parceira é de facto dirigir-se ao posto médico e relatar sua situação, ai se encontra com médicos especialezados no assunto em questão.
¬ Responder
Espero poder ter ajudado... - Juan
15-11-2010 às 17:18:03Kennedy, não se preocupe. Se vc tiver pego Aids, ainda tem uns 5 anos de vida. E Margarida, relaxa! Gravidez é uma coisa linda e louvável.
¬ Responder - cris
17-09-2010 às 18:22:17Eu, rapaz jovem de 15 anos, fiz sexo com a minha namorada de 16 anos pela primeira vez (segunda vez dela), e com a pior sorte, o preservativo rompeu. Gostava de saber se Cerazette poderia ajudaR... pOR favor rspondam o quanto possivel, sou muito novo para ser pai!
¬ Responder - kennedy
25-08-2010 às 15:28:28Oi fiz sexo anal uma amiga, e na hora a camisinha estorou senti na hora , então tirei meu penis, será que posso ter pego hiv se ela tiver ? estou com medo
¬ Responder - margarida
19-04-2010 às 19:41:27Bem, eu tive relações com o meu namorado ao qual o perservativo rompeu, mas só reparamos no final. Tenho medo de estar gravida, o que tenho de fazer ? Por favor, ajude-me, estou muito nervosa !
¬ Responder