O Pequeno-Almoço e a Sua Saúde
Antes de mais é importante perceber o porque da importância desta refeição.
Quando dormimos, o nosso corpo relaxa, o nosso organismo torna-se mais lento e o metabolismo muito mais tranquilo e vagaroso. Quando acordamos e apesar da atividade física a que sujeitamos o nosso corpo, o nosso metabolismo continua sem receber nenhum estímulo. Se o ideal é comermos de 3 em 3 ou de 4 em 4 horas, é necessário ter atenção que não ingerimos absolutamente nada durante aproximadamente 8 horas de sono o que se pode transformar num grande agressão ao nosso organismo se não comermos logo assim que acordamos.
O pequeno-almoço deve ser tomado até 30 minutos após acordar para que o seu organismo e metabolismo trabalhem de forma normal, saudável e regular.
Ao contrário do que muitas vezes se diz relativamente às dietas em que se deve saltar esta tão importante refeição, a verdade é que tomar o pequeno-almoço vai evitar que sinta uma fome absoluta mais tarde e que esteja a sonhar acordado com doces, guloseimas e comidas calóricas.
Também a atividade cerebral fica estimulada e estudos comprovam que quem come quando acorda tem um maior rendimento escolar e profissional durante o dia de trabalho.
Existem algumas desculpas dadas pelos não consumidores de pequeno-almoço. Uma delas é a falta de apetite quando acorda. Se este é o seu caso beba um sumo natural ou um iogurte light. Assim não pesará no estomago e começará a habituar o organismo a comer quando acorda logo pela manhã.
Criar hábitos ao pequeno-almoço é uma das coisas mais saudáveis que podemos fazer no nosso dia-dia. Experimente acordar 15 minutos antes da hora habitual e sentar-se á mesa a tomar um pequeno-almoço saudável enquanto conversa um pouco com os seus filhos ou com o seu companheiro. Vai ver que o dia lhe vai correr melhor.