Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O ferro é essencial à saúde

O ferro é essencial à saúde

Categoria: Saúde
Comentários: 1
O ferro é essencial à saúde

O ferro é um mineral que desempenha no organismo funções de extrema importância, como sejam a formação da hemoglobina e o transporte de oxigénio para as células, detendo também um papel de relevo no que toca ao sistema imunitário. Trata-se de um factor de neurodesenvolvimento nos bebés, cuja acção se estende ao metabolismo da energia e ao aproveitamento devido das vitaminas do complexo B.

Sendo essencial à saúde e ao correcto funcionamento do corpo, as deficiências dos níveis de ferro são passíveis de acarretar consequências graves para esta. O ferro, não obstante a sua relevância para ambos os sexos, afigura-se particularmente necessário para as mulheres, devido a especificidades biológicas e reprodutivas. A gravidez e a perda de sangue durante a menstruação são períodos em que será mais necessário avaliar, através de uma análise laboratorial, o hemograma, os índices de ferro, dado que estas são circunstâncias susceptíveis de provocar deficiência deste mineral.

A concentração de hemoglobina no sangue, para se encontrar em valores normais, tem de ser superior a 11g/dl. Quando isto não acontece, estamos perante uma situação de anemia, cujos sintomas são: cansaço, taquicardia, tonturas, palidez, dores de cabeça, indisposição, falta de apetite, dificuldade de concentração e fraqueza. As unhas brancas podem, igualmente, ser um sinal deste tipo de anemia.

As chamadas “dietas malucas”, que não contemplam o equilíbrio nutricional, sendo amiúde pobres em vitaminas e minerais, produzem, regra geral, fortes candidatos a sofrer de insuficiência de ferro. Para além das mulheres e das gestantes, crianças com idades compreendidas entre os seis meses e os dois anos apresentam, de modo semelhante, maior risco de contrair anemia. Entretanto, por esse mundo fora, sobretudo em África, na Ásia, na América Latina e noutras regiões de extrema pobreza, o que não falta é gente com défice de ferro na alimentação diária. Os casos menos graves podem ser resolvidos com um incremento da entrada de ferro, mas a maioria atinge severidade bastante para precisar de tratamentos mais complexos, evitáveis com um consumo mínimo de ferro por dia.

Existem suplementos dietéticos que incluem ferro, assim como alimentos enriquecidos com este mineral. Contudo, tais suplementos devem ser usados apenas com supervisão médica, sob pena de induzirem outros problemas de saúde ainda mais sérios. Uma overdose de ferro em crianças pequenas pode mesmo ser fatal! Tudo o que forem vitaminas e suplementos de ferro têm de estar totalmente fora do alcance dos garotos.

O ferro fornecido pela alimentação pode ser de origem animal (heme) – carnes vermelhas, vísceras (fígado, rim, coração), gema de ovo, etcétera – ou vegetal (não heme) – vegetais de folhas verde-escuras (espinafres, agriões, …), rúcula e leguminosas (feijão, soja, lentilhas, …), sendo que o heme é melhor absorvido pelo organismo em cerca de 20 por cento. Interessa salientar que, numa perspectiva de melhorar a absorção do ferro, ele deve ser consumido com um alimento que seja fonte de vitamina C, coadjutora deste processo.



Maria Bijóias

Título: O ferro é essencial à saúde

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

740 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • silvana aparecida dos santossilvana aparecida dos santos

    22-04-2010 às 01:02:04

    gostei muito das informaçes contidas.ira me ajudar nao so no meu trabalho do curso.

    ¬ Responder

Comentários - O ferro é essencial à saúde

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O que é uma Open House?

Ler próximo texto...

Tema: Imóveis Venda
O que é uma Open House?\"Rua
Este é um tema que vem pôr muito a lindo o trabalho de alguns mediadores imobiliários e do seu trabalho.

Quando temos um imóvel para vender, muitos são os métodos a utilizar e os meios que nos levam até eles para termos o nosso objetivo cumprido – A venda da Casa.
Quando entregamos o nosso imóvel para que uma mediadora o comercialize, alguns aspetos têm de ser tidos em conta, como a legalidade da empresa e quem será a pessoa responsável pela divulgação da sua casa, mas a ansia de vermos o negócio concretizado é tanta, que muitas vezes nos escapa a forma como fazem a referida divulgação e publicidade do imóvel.

Entre anúncios na internet e as conhecidas folhas nas montras dos estabelecimentos autorizados, muitas mediadoras optam por fazer uma ação que está agora muito em voga que é uma Open House. Mas afinal, o que é isto de nome estrangeiro que tanto se vê pelas ruas e em folhetos de anúncio?

Ora bem, a designação em Português é muito simples – Casa Aberta. E na realidade, uma Open House é isso mesmo. Abrir uma Casa para que todos a possam ver. NO entanto, requerem-se alguns aspetos que as mediadoras normalmente preveem, mas que é fundamental que o proprietário do imóvel também tenha consciência e conhecimento.

Por norma as imobiliárias só fazem este tipo de intervenção e ação em imóveis que têm como exclusivo, isto é, quando é uma só determinada mediadora, a autorizada a poder comercializar o imóvel.

Em segundo lugar, este tipo de ação de destaque requer à mediadora custos com tempo, recursos humanos e financeiros.
A mediadora começa por marcar um dia próprio que por norma é datado para um feriado ou fim de semana. Faz então publicidade local através de folhetos e flyres anunciando a Open House, o dia e a hora, tal como o local. Muito provavelmente serão tiradas fotografias ao seu imóvel.

Através de redes sociais também poderão ser divulgadas as ações.
No dia da Open House, o local será indicado com publicidade da sua casa e da imobiliária e começarão a aparecer visitas ao imóvel.

Sugiro que não tenha mobiliário e muito menos valores em casa. O ideal será o imóvel estar desocupado de todos e quaisquer bens, por uma questão de segurança, mas também porque as áreas parecerão maiores e isso com toda a certeza ajuda à venda.

A imobiliária será responsável pela limpeza e trato do imóvel, pelo que se ocorrerem danos, serão eles os responsáveis.
Neste tipo de ações, é normal que a concorrência das imobiliárias apareça e faça parcerias que para si só trará vantagens.

Uma Open House pode não ser uma ação de destaque em Portugal, mas por exemplo nos Estados Unidos, é o normal e mais agradável. Os clientes não se sentem pressionados como numa visita normal e os negócios concretizam-se com muito mais rapidez e naturalidade.

Pesquisar mais textos:

Carla Horta

Título:O que é uma Open House?

Autor:Carla Horta(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios