Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O ferro é essencial à saúde

O ferro é essencial à saúde

Categoria: Saúde
Comentários: 1
O ferro é essencial à saúde

O ferro é um mineral que desempenha no organismo funções de extrema importância, como sejam a formação da hemoglobina e o transporte de oxigénio para as células, detendo também um papel de relevo no que toca ao sistema imunitário. Trata-se de um factor de neurodesenvolvimento nos bebés, cuja acção se estende ao metabolismo da energia e ao aproveitamento devido das vitaminas do complexo B.

Sendo essencial à saúde e ao correcto funcionamento do corpo, as deficiências dos níveis de ferro são passíveis de acarretar consequências graves para esta. O ferro, não obstante a sua relevância para ambos os sexos, afigura-se particularmente necessário para as mulheres, devido a especificidades biológicas e reprodutivas. A gravidez e a perda de sangue durante a menstruação são períodos em que será mais necessário avaliar, através de uma análise laboratorial, o hemograma, os índices de ferro, dado que estas são circunstâncias susceptíveis de provocar deficiência deste mineral.

A concentração de hemoglobina no sangue, para se encontrar em valores normais, tem de ser superior a 11g/dl. Quando isto não acontece, estamos perante uma situação de anemia, cujos sintomas são: cansaço, taquicardia, tonturas, palidez, dores de cabeça, indisposição, falta de apetite, dificuldade de concentração e fraqueza. As unhas brancas podem, igualmente, ser um sinal deste tipo de anemia.

As chamadas “dietas malucas”, que não contemplam o equilíbrio nutricional, sendo amiúde pobres em vitaminas e minerais, produzem, regra geral, fortes candidatos a sofrer de insuficiência de ferro. Para além das mulheres e das gestantes, crianças com idades compreendidas entre os seis meses e os dois anos apresentam, de modo semelhante, maior risco de contrair anemia. Entretanto, por esse mundo fora, sobretudo em África, na Ásia, na América Latina e noutras regiões de extrema pobreza, o que não falta é gente com défice de ferro na alimentação diária. Os casos menos graves podem ser resolvidos com um incremento da entrada de ferro, mas a maioria atinge severidade bastante para precisar de tratamentos mais complexos, evitáveis com um consumo mínimo de ferro por dia.

Existem suplementos dietéticos que incluem ferro, assim como alimentos enriquecidos com este mineral. Contudo, tais suplementos devem ser usados apenas com supervisão médica, sob pena de induzirem outros problemas de saúde ainda mais sérios. Uma overdose de ferro em crianças pequenas pode mesmo ser fatal! Tudo o que forem vitaminas e suplementos de ferro têm de estar totalmente fora do alcance dos garotos.

O ferro fornecido pela alimentação pode ser de origem animal (heme) – carnes vermelhas, vísceras (fígado, rim, coração), gema de ovo, etcétera – ou vegetal (não heme) – vegetais de folhas verde-escuras (espinafres, agriões, …), rúcula e leguminosas (feijão, soja, lentilhas, …), sendo que o heme é melhor absorvido pelo organismo em cerca de 20 por cento. Interessa salientar que, numa perspectiva de melhorar a absorção do ferro, ele deve ser consumido com um alimento que seja fonte de vitamina C, coadjutora deste processo.



Maria Bijóias

Título: O ferro é essencial à saúde

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

740 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • silvana aparecida dos santossilvana aparecida dos santos

    22-04-2010 às 01:02:04

    gostei muito das informaçes contidas.ira me ajudar nao so no meu trabalho do curso.

    ¬ Responder

Comentários - O ferro é essencial à saúde

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Estratégia do arco-íris

Ler próximo texto...

Tema: Serviços
Estratégia do arco-íris\"Rua
Pessoas comuns estão a descobrir novas estratégias que supostamente fazem dinheiro rápido. Mas, a verdade da questão é que, isso é quase impossível. Ao longo de sua jornada de negociação, vai experimentar algumas vitórias e derrotas. Então, vejamos uma das estratégias que irá produzir mais vitórias do que derrotas: a estratégia do arco-íris. Esta é uma estratégia muito poderosa que qualquer um pode utilizar, especialmente novatos lá fora. Se é novo no comércio de opções binárias e gostaria de ganhar dinheiro online, esta é a estratégia ideal para si.

A estratégia do arco-íris envolve um período de 6, 14 e 26 períodos, períodos de média móvel exponencial. Estes permitem filtrar os movimentos menores no mercado e dar-lhe uma visão clara da tendência.

O mercado está numa tendência alta quando o período de 6 EMA está no topo dos 14 períodos EMA e dos 26 períodos EMA. A tendência baixa ocorre quando as EMA cruzam-se. Agora, os 26 períodos EMA devem estar no topo da EMA de 14 períodos. Em tendências altas, os comerciantes devem concentrar-se principalmente em opções de compra.

Uma opção de compra pode ser acionada quando o preço para baixo remonta à EMA 14 e começa a mover-se para cima. Uma opção de venda pode ser acionada quando o preço refaz para cima, e os períodos EMA 14 começam a mover-se para baixo.

As vantagens desta estratégia é que muitos dos sinais são precisos e não requerem muita análise para fazer um bom negócio. Com a gestão de risco adequada, pode fazer desta a sua principal estratégia. Mas, antes de tomar essa decisão, saiba que existem algumas desvantagens. O preço às vezes pode ir além dos 14 períodos de EMA. Alguns comerciantes podem não saber como reagir a isso.

Além disso, mesmo se os mercados são tendências, ainda existe a possibilidade de dar sinais falsos, mas com a gestão de riscos aplicadas, esses sinais falsos não causam muito dano. Combinar esta estratégia com coisas como Fibonacci, linhas de tendência ou médias móveis podem ajudar a reduzir as chances de perdas.

Em geral, a estratégia do arco-íris é um grande indicador. Ele faz maravilhas nos mercados de tendências e é muito fácil de usar para os comerciantes de todos os níveis. No fim de contas, é apenas uma questão de fazer uma boa gestão de risco. É uma ótima estratégia para iniciantes começarem a usar e obterem vitórias, experiência e bastante dinheiro.

Pesquisar mais textos:

Jerónimo Diogo Magalhães

Título:Estratégia do arco-íris

Autor:Jerónimo Diogo Magalhães(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios