Não viva ao contrário!


A visão é outro dos elementos descurados. É sabido que as listas de espera para consultas e cirurgias urgentes dão para desesperar, e que a maioria dos indivíduos que delas dependem são reformados ou pensionistas cujos rendimentos não chegam sequer para os remédios diários… E entretanto, a diminuição da qualidade de vida engrossa a lista das tristezas de quem devia ver os seus cabelos brancos um pouco mais respeitados. Se a mentira compulsiva e as promessas sem fundamento, e, mais grave, sem cumprimento, fossem doença, não haveria politico que se aguentasse para lá da campanha eleitoral! Onde é que já se viu chegar-se ao cúmulo de uma lente de contacto custar os olhos da cara?! Alguém podia encomendar um rastreio geral à classe política…
Os dentes, que alguns teimam em mostrar, embora, por vezes, escondendo um sorriso amarelo, são, amiúde, cartão de visita de uma boca povoada de cáries, tártaro, placa bacteriana e buracos tão profundos que podem ser confundidos com escavações arqueológicas! Dado que os dentistas, não levando «couro e cabelo», levam dentes e dinheiro, MUITO dinheiro, a optar por não fazer um contrato testamentário, numa espécie de pagamento póstumo da obra realizada em tempo real, não resta senão deixar que o “marfim” estragado caia de podre. Esta podridão, porém, é passível de acarretar complicações sérias, entre as quais figuram ataques cardíacos. Pois é, o coração não sofre modificações somente após sentimentos transmitidos ao cérebro: também não se compadece com infecções prolongadas e recorrentes…
Para preservar o bom funcionamento deste órgão vital, afastando dele doenças susceptíveis de intervenção por parte de algum “faquir cirúrgico”, é aconselhável alimentar-se correctamente, eliminar ou reduzir o stress, ter algum tipo de actividade física e dormir bem. Há muita gente que dorme ao contrário, ou seja, tem insónias. Não queira viver ao contrário…
Veja na Rua Direita


