Musculação Passa O Futebol E É A Segunda Atividade Física Mais Praticada No Brasil
Em 2006, 20,74% dos brasileiros jogavam bola regularmente, mas o índice caiu para 14,87% em 2013 — o que deixou a modalidade em terceiro lugar. No mesmo período, os praticantes de musculação aumentaram de 12,60% para 18,97% da população.
A caminhada continua com a preferência nacional, com 33,79% de adeptos. O estudo mostrou ainda que, hoje, 33,8% das pessoas no país se exercitam com frequência, um crescimento de 12,6% nos últimos cinco anos.
— Qualquer atividade física é bem vinda para a saúde, mas a aeróbica é a principal. A musculação, por ser anaeróbica, é um complemento e deve responder por, no máximo, 30% de todo o pacote de exercícios — salienta o cardiologista Nabil Ghorayeb, diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia e presidente do Departamento de Exercício e Esporte da entidade.
Atividades aeróbicas, como caminhar, correr, andar de bicicleta e jogar futebol, ajudam a melhorar a capacidade respiratória e a saúde cardiovascular. Além disso, favorecem a PERDA DE GORDURA e trabalham a coordenação motora.
— O futebol ainda permite o contato social e o lazer. Mas, para quem é sedentário, jogar só no fim de semana pode trazer problemas sérios, até um enfarte — alerta o personal trainer Beto Abrahão, da Bodytech.
Já conhecem a nossa página no Facebook? Curta e compartilhe as notícias do EXTRA
Por promover ganho de massa magra, a musculação acelera o metabolismo e ajuda no EMAGRECIMENTO, assim como melhora a postura, a resistência, a disposição e a mobilidade. Também estabiliza as articulações, o que é importante para a prevenção de quedas em idosos.
Antes de praticar qualquer atividade física, é fundamental consultar um médico.
Pratique em casa
Agachamento
Com um cabo ou vassoura em pé apoiado ao chão para equilibrar, fique com os pés paralelos deixando espaço entre eles da mesma largura dos ombros.
Flexione os joelhos com a coluna levemente inclinada na frente, como se estivesse sentado em um banco. O movimento deve formar um angulo de 90º graus e nunca ir até o chão. Esse exercício trabalha glúteos e pernas.
Tríceps no banco
Apoie as mãos na ponta de um banco ou na cadeira. As mãos devem estar na direção dos ombros, os pés no chão e os joelhos, levemente dobrados. A pessoa deve usar a propria força para controlar o peso do corpo na subida e descida. Esse exercício trabalha o músculo do tchauzinho do braço.
Abdução das pernas
Deite as costas no chão com as pernas totalmente levantadas.
Abra uma perna respeitando seu limite e depois feche-a controlando a carga. Esse exercicio trabalha partes interna e externa da coxa.
Abdominal
Deite as costas no chão levantando parcialmente o tronco e voltando ao solo. As pernas não podem mover em nenhum momento do exercicio. Ajuda no fortalecimento do abdomen.
Apoie os joelhos e cotovelos no chão, levante uma das pernas com ela totalmente esticada ate que fique alinhada com o tronco. Na descida o pé não pode bater no chão.
Flexão
Deite de bruços com as mãos no chão deixando o espaço
entre elas um pouco maior a largura dos ombros. Apoie os pés ou os joelhos no chão. Suba com o corpo o máximo que pudere deixe-o descer controlando o peso, sem bater no chão.