Mel e derivados para reforçar a imunidade no inverno
Mel – Graças ao seu alto teor de açúcar ele é capaz de fornecer muita energia ao corpo. Além disso, ele ainda é um ótimo antibiótico e antisséptico. Existem três tipos de mel:
o de flor de eucalipto que ajuda no combate as doenças respiratórias, evita a tosse e os sintomas comuns da constipação, bronquite, sinusite e dores de garganta; o de flor de laranjeira que atua no combate a insônia, equilibra o intestino, evita câimbras e acalma; e o de flor do campo que elimina as toxinas do corpo e também ajuda a regular o intestino.
Observação: Ele não pode ser fervido para não perder suas propriedades e pode ser ingerido puro, em sucos, vitaminas e frutas.
Pólen – Pode ser usado como um ótimo complemento alimentar, principalmente para quem pratica atividades físicas e para idosos. Ele ajuda a reforçar a imunidade e previne asma e alergia. Além disso, ele também ajuda a equilibrar o intestino, previne o envelhecimento e é fonte cálcio. O pólen pode ser ingerido puro, utilizado na preparação de bolos e pães, ou acrescentado a sucos, frutas e saladas. Para obter seus benefícios, apenas uma colher (sopa) ao dia de pólen já é o suficiente.
Observação: Antes de iniciar o seu consumo verifique a forma correta de se usar o própolis. Consumindo-o de forma correta você irá obter todos os seus benefícios.
Geleia real – Ela é rica em vitaminas, proteínas, sais minerais e aminoácidos. Também pode ser usada como complemento alimentar, fornece energia ao corpo, melhora a memória, regula o colesterol, alivia a sensação de cansaço, combate a anemia, prisão de ventre, infecções, sintomas da menostasia, envelhecimento, gripes e resfriados. A geleia real pode ser ingerida pura, em jejum, ou misturada ao mel, sendo recomendáveis 10 gramas para cada quilo de mel.