Mas afinal o que é isso de H1N1?


Os sintomas são equivalentes aos da gripe sazonal, febre alta, tosse, arrepios de frio, fadiga, dores no corpo, na cabeça e na garganta, vómitos e diarreia, porém a componente gastrointestinal é muito mais acentuada.
Este vírus que está a provocar a histeria mundial pode ficar no organismo de 24 a 48 horas, até que surjam os primeiros sintomas. Propaga-se através das pessoas e pelo ar, mas sendo apenas eficaz em distâncias inferiores a um metro. A forma mais fácil de se espalhar é pelos espirros, pela tosse, pelas secreções nasais ou dos olhos. Se não se tiver cuidado e se tocar em alguma superfície contaminada e de seguida mexer nos olhos, boca ou nariz, o vírus pode-se disseminar facilmente.
Não há muito a fazer para que um humano se proteja do vírus, porém pode atenuar o contágio ao dormir o necessário, comer bem e gerir o stress, já que com isto se consegue manter o sistema imunitário de boa saúde. Além disso, deve-se também lavar as mãos com sabão várias vezes ao dia. Este vírus é sensível aos medicamentos Tamiflu e Relenza, porém estes deixaram de estar à venda nas farmácias para evitar casos de auto-medicação e porque desta forma torna-se mais complicado detectar as pessoas que estejam afectadas.
A verdade é que a histeria começa a alargar-se e a corrida às farmácias já se iniciou. Mas o melhor é ter calma e não pensar muito nisso, porque se fossemos a pensar constantemente em doenças, deixaríamos de viver e passaríamos a viver prisioneiros dos nossos medos.

Comentários ( 5 ) recentes
Rafaela
18-07-2014 às 23:04:03Muito bom esse esclarecimento. É importante sabermos o que está por trás de um vírus que nos acomete apenas no ar. Como é o caso deste, H1N1.
¬ Respondersara
01-10-2009 às 11:28:47eu axo qe a gripe ha e apenas mais uma gripe qe apenas demora mais tempo a corar ...
¬ Responderricardo
29-06-2009 às 21:33:02muito bom texto catarina, o principio é o principal, sobre o h1n1.
¬ Responder
Parabéns pela matéria,sucesso!
Atenciosamente
Ricardo NettoWalquiria
25-06-2009 às 20:26:11As autoridades alegam não haver motivo para pânico.
¬ Responder
Mas como não temer algo que já ultrapassou fronteiras?
Recebemos notícias todos os dias que a situação está sob controle, mas pessoas já estão morrendo decorrente da gripe A H1N1.
Catarina, você acha que esse mal tem chances de se tornar uma pandemia?
Obs.:Cidades já declararam situação de emergência.
E dizem que não precisamos nos preocupar...
Não se isso é "engraçado" ou " Desesperador"...
Abraçosanonimo
28-05-2009 às 02:15:53H1N1 é um virús?
¬ Responder
H1N1 é fatal?
Á solução para H1N1?
Aguardo tuas respostas catarina....
Comentários - Mas afinal o que é isso de H1N1?
voltar ao textoVeja na Rua Direita


