Malefícios do ronco e como cuidar
A maioria das pessoas não sabe o porquê o ronco é causado. Há situações em que o nariz perde sua umidade natural, possibilitando que impurezas entrem nele de maneira mais fácil, irritando-o. Para evitar isso, o organismo utiliza um processo natural para se defender, inchando as paredes internas do nariz para que esses corpos estranhos não possam passar. Com isso, pouco ar passará pelo nariz, sendo necessário respirar pela boca. O resultado disso é o ronco, som do ar entrando e saindo dos pulmões.
Malefícios
Independente do motivo que causa o ronco, ele é uma doença e deve ser tratado de forma séria. Em alguns casos, ele pode ser sintomas de doenças, como a apneia do sono. E ela pode causar sérios problemas à pessoa e até levar ao falecimento se não for tratada de maneira correta. Quando o ronco está em seu auge, ele antecede a passagem de ar que é inspirado para dentro dos pulmões. Isso ocasiona uma espécie de engasgo, fazendo com que se deixe de respirar por alguns instantes, voltando em seguida, roncando mais alto e forte, pois o ar está retornando.
Pessoas que são companheiras de outras que possuem apneia, sentem-se aliviadas quando o companheiro (a) ronca, pois é sinal que tudo voltou ao normal.
Como cuidar
Tudo isso que foi mencionado acima é ocasionado devido ao estreitamento da faringe, que provoca o ronco enquanto as pessoas dormem. O problema é que depois de algum tempo, ela pode se fechar por completo e interromper a entrada e saída de ar de forma temporal.
Ações que podem ajudar nisso são a utilização de inaladores e soros fisiológicos. Fazer inalações antes de dormir pode ajudar a liberar as portas nasais e ter uma noite de sono melhor. Pode-se também colocar Soro fisiológico no nariz para mantê-lo sempre úmido. Outra solução que tratará o problema de uma forma geral é a utilização de um umidificador de ar. Mas antes de optar por alguma dessas dicas, consulte um médico especialista para fazer o tratamento correto.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário e participe!
Comentários ( 4 ) recentes
- Luene
19-07-2014 às 23:43:43Minha irmã ronca muito e seu esposo encontrou uma forma de resolver isso usando um bloqueador no ouvido..ehhe
¬ Responder
Obrigada pelas dicas! - Daiany Nascimento
17-09-2012 às 12:25:28Gostei do texto. Sou fã dos artigos publicados pelos autores do ruadireta.com devido à variedade de temas que posso encontrar, além de que a maioria deles são muito ricos em conteúdo, como este! Parabéns autor pela sua dedicação, saiba que as dicas que encontrei aqui servirão para eu aconselhar meu pai sobre Malefícios Do Ronco E Como Cuidar, pois ele sofre com este mal. Espero por novidades, pois sempre estou à procura de novos conhecimentos.
¬ Responder - Eliane Saldanha Pires
14-09-2012 às 04:23:50Olá Lucas é muito bom saber que existem pessoas se preocupando em escrever sobre isso.
¬ Responder
Quero te dizer que eu sou uma vitima desse problema que está atuando em minha vida de forma diferente.Pelo refluxo ,que trás azia e má digestão causados pela gastrite. E outra meu vizinho fez a cirurgia para acabar com o ronco e nada.Não tem cura para medicina. - Adriana dos Santos da Silva
12-09-2012 às 18:42:49Realmente Lucas não é nada legal dormir com alguém roncando ao nosso lado. Vale a pena o tratamento com um especialista, já que isso causa um transtorno na saúde daqueles que o tem e geram desconforto a ambas as partes. Recentemente minha irmã perguntou como amenizar esse mal terrível e não soube ajudá-la, ela tem asma e por isso sente ronquidão durante a noite. A melhor coisa mesmo é procurar um especialista.
¬ Responder