Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Malaria

Malaria

Categoria: Saúde
Malaria

Uma doença muito importante, comum no Brasil, a Malaria.Causada por um esporozoário(protozoário que não possui estruturas locomotivas).Sendo do gênero Plasmodium.Tendo 3 espécies ,os plasmodium vivaz, palsmodium falciparo e plasmodium malarie.Tendo algumas diferença na malaria causada por cada um,porem vamos esta falando das características gerais da malaria.

A Malaria La é transmitida chegando ao ser humano através de uma picada de um mosquito do gênero Anofilis.Esse mosquito vai picar o ser humano, assim lançando esporos.Esses esporos caindo na corrente sanguinea vão parar no fígado.Lá no fígado eles começam a amadurecer, vão passar pelo um processo de maturação passando PR esse processo o fígado aumenta de tamanho. Tendo uma hepatomegalia,que é o conhecido aumento do fígado.

Quando completa essa maturação, os esporos voltam a corrente sanguíneas e vão penetrar nas hemácias. Dentro das hemácias, eles võ se reproduzir assexuadamente. A reprodução do plasmodium dentro SOS seres humanos é assexuada. Essa reprodução assexuada defini o ser humano como sendo para o plasmodium um hospedeiro intermediário.Então o ser humano não é um hospedeiro definitivo .O mosquito sim, vai ser um hospedeiro definitivo.

Essa reprodução assexuada no interior das hemácias, faz com que elas cresçam e ficam cheias de protozoários e explodem, causando s hemólise(quando as hemácias se rompem vão fazer com que ocorra a hemólise ) e esse ciclo reprodução no interior das hemácias vão fazer com que as hemácias liberem de volta os protozoários na correntes sanguíneos.No momento dessa ruptura é liberado toxinas e vão fazer com que a pessoa tende ter a mais febres muito altas, tremores,Isso acontece no momento da hemólise.

A febre na Malaria dura em torno de três a quarto dias e são decorrentes atrás do ciclo que acontece.
A prevenção se da pelas drenagens e limpezas em regiões alagadas,como os mosquitos colocam seus ovos em poças de águas paradas, assim a drenagem e limpeza evita,também podendo ser usada substancias que matam as larvas do mosquito e outro método de prevenção ,uso de inseticidas para mosquitos adultos ,os peixes larvófagos também são muitos eficazes para eliminação das larvas.Mosqueteiros, janelas, telas e qualquer método que oferecem proteção contra o mosquito.Assim dificultando o contagio da doença Malaria.


Vanessa Camila Borri

Título: Malaria

Autor: Vanessa Camila Borri (todos os textos)

Visitas: 0

0 

Comentários - Malaria

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios