Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Intoxicação alimentar

Intoxicação alimentar

Categoria: Saúde
Comentários: 1
Intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar é muito frequente em adultos, idosos e crianças e atinge pessoas de todos os estratos sociais. Ela é devida a várias causas em especial á falta de higiene dos alimentos e ao seu manuseio impróprio dentro de casa ou fora. A mais comum é a provocada por toxinas, vírus, bactérias e falta de cuidado ou prazos dos alimentos. Normalmente provoca vários sintomas tais como diarreia, vómitos, cólicas intestinais, náuseas e por vezes febres altas.Os sintomas podem ocorrer algumas horas após a ingestão da comida ou passados vários dias. Depende do agente que a causou. È ainda muito comum a infecção por salmonela e liste ria que provoca calafrios, dor de cabeça, febre, náuseas e vómitos.

Certas intoxicações podem trazer graves problema de saúde ou mesmo provocar a mote. È necessário tomarem-se precauções no que diz respeito à higiene e conservação dos alimentos, bem como ao seu manuseio quando se prepara. Os legumes devem ser sempre lavados em água corrente e as frutas bem lavadas. No que diz respeito ás carnes e peixes convêm redobrar os cuidados especialmente com a tábua de partir a carne que deve ser bem limpa. Quanto ao queijo e leite devem estar sempre dentro dos prazos de validade.

Os rótulos dos alimentos devem ser sempre verificados para evitar que estejam fora do prazo. Deve ter-se especial cuidado com o frigorífico, arcas, e objectos cortantes. No caso de se comer m restaurantes convêm verificar primeiro as condições de higiene destes bem como dos estabelecimentos onde se compram. Como a intoxicação alimentar é uma reacção aos alimentos provocada por bactérias ou toxinas è necessário saber detectar os seus sintomas e recorrer imediatamente ao hospital.

Deve repor-se os líquidos que se perdem devido à diarreia e febre. Os alimentos com gorduras devem ser excluídos. Deve tomar-se especial atenção a ostras e mariscos. Estes são os mais perigosos para provocarem intoxicação se não forem frescos ou as condições de higiene e exposição não forem as correctas. Deste modo no que diz respeito a mariscos os cuidados devem ser redobrados e escolher restaurantes creditados.

Mas o prevenir é mesmo o melhor remédio para evitar problemas de intoxicação seja em casa ou fora. E se não se respeitarem as regras de higiene alimentar, prazos e validades, cuidados com o descongelamento dos alimentos, qualquer pessoa está sujeita a contrair uma em especial as crianças e idosos devido á sua maior fragilidade. Para estes é necessária cautela especial com cafés e restaurantes. Para evitar o seu perigo o melhor é fazer uma dieta só com alimentos frescos e no caso de ela surgir uma canja de galinha e um banho morno ajuda a melhorar.



Teresa Maria Batista Gil

Título: Intoxicação alimentar

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

676 

Imagem por: toyfoto

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    13-09-2012 às 18:07:44

    nas festas, é muito dificil controlar a sintoxicaões alimentares. há grande quantidade de comida, que pode misturar-se ficar contaminada. depois, temos tendência a deixar a comida exposta ao ar. a comida fria não deve estar fora do frio mais que uma hora e a comida quente mais que duas horas. muitas vezes dão-nos comida para colocar na festa, mas não sabemos porque processos essa comida já passou, como se foi bem refrigerada. esteja atenta.

    ¬ Responder

Comentários - Intoxicação alimentar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Imagem por: toyfoto

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios