Inimigos da coluna saudável
Mochila – Esse material muito utilizado por todas as pessoas é um vilão para a coluna. Alças inadequadas ou frouxas e peso em excesso pode gerar lesões graves na região das costas, como estiramentos e prejuízo na postura em longo prazo. O peso da mochila nunca deve ultrapassar 10% do peso da pessoa que a está carregando, mantendo-a junto do corpo.
Sapato – Os calçados também prejudicam as costas, sendo de saltos altos ou muitos baixos. O ideal é tamanho médio que mantenha o pé firme dentro dele.
Genética – Complicações como hérnia de disco e degeneração da coluna, em 70% dos casos podem ser causadas por genética.
Obesidade – Segundo especialistas, cerca de 2 quilos a mais do que o peso normal de uma pessoa significa 50% a mais de chances em ter problemas nas costas.
Sedentarismo – Os exercícios físicos, além de ajudarem no bom funcionamento das funções do organismo, são importantes também para fortalecer a musculatura e, principalmente a coluna. Para pessoas que trabalham muito tempo sentados, alongamento em períodos de tempo é extremamente importante.
Idade – Com o envelhecimento de todas as pessoas, as articulações se desgastam, em outras mais e em outras menos. Isso é conhecido por artrose. Essa doença atrapalha muito a movimentação da coluna, além de causar fortes dores nas costas.
Comprimento desigual das pernas – É muito difícil encontrar uma pessoa que possua as duas pernas do mesmo comprimento, pois sempre há diferenças entre o lado esquerdo e direito do corpo. Porém, em casos que essa diferença excede 30 milímetros, problemas podem ser ocasionados na coluna, pois o corpo tentará igualar essa diferença inclinando-se para o lado menor. Para ajudar nisso, é necessário à utilização de uma palmilha especial. Antes de recorrer a isso, consulte um ortopedista.
Exercício mal executado – Da mesma forma que o sedentarismo prejudica a coluna, a realização das atividades físicas de maneira incorreta pode gerar problemas. Antes de iniciar a prática de qualquer exercício, consulte a ajuda de um profissional.
Estresse – Comum à maioria da população, ele faz com que os músculos do corpo se contraiam, inclusive o da coluna, apertando os discos e ocasionando em dores e desconforto nas costas. Para evitar isso, procure fazer alongamentos e sessões de relaxamentos durante o dia e expediente de trabalho. Sempre que estiver em uma postura incorreta e notar, a corija. É sempre recomendado procurar o conselho de um profissional para instruí-lo corretamente.
Comentários ( 1 ) recentes
- Daiany Nascimento
17-09-2012 às 12:23:33Gostei do texto. Sou fã dos artigos publicados pelos autores do ruadireta.com devido à variedade de temas que posso encontrar, além de que a maioria deles são muito ricos em conteúdo, como este! Parabéns autor pela sua dedicação, saiba que as dicas que encontrei aqui poderão me ajudar muito a encarar tanto os pequenos quanto os grandes fatos do dia a dia. Espero por novidades, pois sempre estou à procura de novos conhecimentos. Boa escrita!
¬ Responder