Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Influência da mente/memória no menu e na dieta

Influência da mente/memória no menu e na dieta

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Influência da mente/memória no menu e na dieta

Ninguém contraporá que o ato de se alimentar é uma necessidade básica para a preservação da vida. Mas, na verdade, é muito mais do que isso. Comer traduz, de igual modo, um processo emocional. Quem é que não recorre a um chocolate num momento de maior stress ou angústia? E porque é que inúmeras pessoas torcem o nariz às couves de Bruxelas? O paladar não será a razão principal; talvez se pudessem adiantar os almoços insípidos na escola ou os jantares em casa da avó…

Se pensássemos bem na gordura e nos químicos que um hambúrguer contém e no mal que nos fazem, essa fatia de carne picada e generosamente temperada perderia a atração emocional. A comida boa, saudável, é aquela que a Natureza nos proporciona: frutos, ovos, legumes, sementes, …Já os famosos croissants, os queques, as gomas e toda essa panóplia de “compensadores afetivos” são alimentos processados, e, portanto, não naturais, que não podem ser ingeridos no seu estado puro.

Todavia, os bolos e os doces em geral são associados a felicidade e a momentos prazeirosos. Na idade adulta, tendemos a estabelecer relação entre esses alimentos e uma inigualável sensação de conforto. De facto, a mente é altamente resistente a qualquer tipo de dor e tudo faz para a afastar… A nossa memória gustativa não é crítica relativamente à gastronomia; é somente uma memória. Não repugnaria a ninguém ver um indivíduo criado num ambiente de restrição ao sal, por exemplo, recusar comida ligeiramente mais temperada. Aquilo que se costuma apelidar de hábitos alimentares tem tudo a ver com isto: cada vez que comemos uma coisa estamos a criar uma memória gustativa, e quanto mais comermos dela, maior a memória que guardamos.

A psicoterapia pode ajudar a desmistificar e a debelar algumas crenças que fomos amontoando, tanto no que refere ao prazer como ao desconforto supostamente encerrados em certos alimentos. Comunicar com a nossa mente e “falar” com a comida são atitudes que favorecem um auto-conhecimento capaz de treinar de forma diferente o paladar, tornando-nos pessoas mais equilibradas. Asseverar a um pacote de bolachas de chocolate: «Não vais comigo, porque os teus efeitos nas ancas retiram-me a silhueta que o meu bikini preferido exige e o perigo de diabetes aumenta» é meio caminho andado para que essas bolachas percam a força de sedução. Afinal, uma doença ou um aumento de peso não são recompensas… Existem muitas outras formas de conforto que não envolvem comida! Os hábitos alteram-se com facilidade.

Maria Bijóias

Título: Influência da mente/memória no menu e na dieta

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

652 

Comentários - Influência da mente/memória no menu e na dieta

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Vantagens e desvantagens dos seguros pela internet

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Seguros
Vantagens e desvantagens dos seguros pela internet\"Rua
Os seguros pela Internet estão a ter cada vez mais procura por parte dos consumidores, especialmente devido ao factor preço, mas também porque as pessoas começam a dominar melhor as ferramentas da Internet e a ter mais confiança nos serviços disponibilizados online.

A grande vantagem de contratar um seguro pela Internet é a possibilidade de conseguir valores muito inferiores aos que conseguiria num mediador de seguros local. Poderá conseguir reduzir o prémio do seu seguro em 50% ou ainda mais. As operadoras de seguros que actuam pela Internet não têm que pagar comissões aos correctores (intermediários) e por isso podem fazer preços mais competitivos. Além disso, poderá também fazer simulações online usando os aplicativos para esse efeito que essas empresas de seguros disponibilizam nos seus sites.

Ao trabalhar com estas empresas não terá que perder tempo em filas de espera nas agências físicas. Todas as operações podem ser efectuadas através da Internet: adesão, alteração de dados, alteração do modelo de seguro, etc., e toda a informação relativa aos seus seguros estará disponível 24 horas por dia na sua conta de cliente.

Para as pessoas que dão grande importância ao contacto pessoal na altura de contratar um serviço, as empresas de seguros pela Internet não são obviamente uma solução, e essa é uma das suas principais desvantagens.

Outra desvantagem é que no caso de haver algum problema terá que ser o próprio cliente a contactar a seguradora e a tratar de tudo que for necessário para a resolução do problema, enquanto se contratar o seus seguros através de um mediador, no caso de haver problemas apenas tem que contactar o seu mediador e será ele a tratar de tudo.

Na minha opinião, para quem percebe o mínimo de Internet e quer poupar dinheiro nos prémios dos seus seguros, obviamente que as seguradoras que actuam pela Internet e telefone (as chamadas low-cost) são sem dúvida a melhor opção.

Se por outro lado, você não domina a Internet e não gosta de se preocupar nem de tratar de papeladas, no caso de ter algum acidente, então o melhor é manter-se em contacto com as agências físicas.

Pesquisar mais textos:

Carlos Vieira

Título:Vantagens e desvantagens dos seguros pela internet

Autor:Carlos Vieira(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Francisco Moreira da Silva 04-10-2014 às 11:37:30

    Passados estes anos o canal de vendas de seguros pela internet tem muito pouca representatividade no nosso mercado. Tudo não passa de muita, mas muita, publicidade. É impossível reduzir o prémio de um seguro automóvel(é neste produto que estas seguradoras mais se tentam afirmar) em 50% ou ainda mais. O consumidor de seguros prefere e procura um profissional que EXPLIQUE OS SEUS SEGUROS. No pós venda são os MEDIADORES PROFISSIONAIS DE SEGUROS que melhor desempenham este importantíssimo serviço ao cliente de seguros, oferecendo níveis de serviço muito superiores ao de qualquer seguradora que venda pela internet! … e sem pagar mais por isso! … Sobre este tema haveria muito mais para falar, termino dizendo: O QUE RENDE É IR FAZER O SEGURO NUM MEDIADOR PROFISSIONAL DE SEGUROS.

    ¬ Responder
  • gil 17-06-2014 às 23:03:37

    tontarias , nao vale de nada , treta...

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita

    29-05-2014 às 16:28:35

    Os seguros pela internet precisam ser bem pesquisados, pois há muitas fraldes. O melhor é receber indicação de alguém que já use o serviço.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios