Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Hipocondria: o medo das doenças

Hipocondria: o medo das doenças

Categoria: Saúde
Hipocondria: o medo das doenças

A prevenção é o melhor remédio para evitar o aparecimento de qualquer doença, mas já imaginou se este simples acto passa a ser um comportamento obsessivo, com constantes observações ao corpo.

A hipocondria também conhecida por nosomania, é um estado psíquico que se define pela forte convicção do paciente em possuir algum tipo de doença. Este estado psicológico faz com que o sujeito esteja em constante preocupação e uma incessante auto-observação do corpo, devido a um medo irracional da morte. As constantes preocupações são provenientes, na maioria das vezes, da interpretação incorrecta das funções normais do organismo. A hipocondria pode também estar relacionado a um transtorno obsessivo-compulsivo e à ansiedade.

O medo da morte convence de tal forma a pessoa de que sofre de uma doença grave, que o sujeito começa a preocupar-se em exagero com a sua saúde física e acaba mesmo por sentir determinados estados de saúde irreais, tal como dores que não existem. Os sujeitos acabam por estar constantemente a realizar consultas médicas, testes, exames e tratamentos.

Esta doença afecta de tal modo a vida de uma pessoa, que nem o facto de serem analisadas por um médico altera as suas preocupações.

Sintomas:
- Preocupações constantes em ter alguma doença grave;

- Medo constante de alguma doença, apesar de o alivio do médico;

- Interpretação errada dos sintomas do corpo;

- Não apresenta delírios;

- Depressão clínica.

Diagnóstico:
O diagnostico é realizado com base nas queixas clínicas do paciente, no seu historial médico, nos exames de saúde realizados e nos sintomas de ansiedade ou sintomas obsessivo-compulsivo.

O médico de família suspeita de esta doença quando esta situação se mantém durante anos e os sintomas não podem ser atribuídos a depressões ou a outras perturbação psiquiátricas. A hipocondria é confirmado por um psiquiatra ou por um psicólogo.

Tratamento:
Tratar pacientes hipocondríaco é difícil pois os sujeitos acreditam obsessivamente de que tem alguma doença grave. Nestes casos o paciente deve ser acompanhado pelo médico de família em conjunto com um psiquiatra.

Como na maioria das vezes o hipocondríaco pode apresentar depressão, ansiedade ou psicose necessita tomar antidepressivos.

A terapia cognitiva comportamental tem sido uma ajuda no tratamento de pessoas com Hipocondria.

A compreensão do médico é fundamental no tratamento da doença. Consulta regulares, nas quais o médico houve as queixas do paciente ajudam a conter a ansiedade. Se o médico deixar de ter um contacto próximo com o paciente e não respeitar as queixas do mesmo, a situação clínica do paciente pode piorar.


Rua Direita

Título: Hipocondria: o medo das doenças

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

783 

Imagem por: Esparta

Comentários - Hipocondria: o medo das doenças

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Ler próximo texto...

Tema: Segurança
Raio Mata Três Pessoas No Brasil\"Rua
No dia 07 de novembro de 2014, três pessoas acabaram morrendo em decorrência de raios após as vítimas serem socorridas, mesmo depois de bastante tempo tentando reanimá-las.

Os três homens deram entrada no hospital com parada cardiorrespiratória e com muitas queimaduras. Esse incidente aconteceu na zona leste de São Paulo, as vitimas trabalhavam com ferro velho.

O Brasil é o país onde os raios estão mais presentes no mundo. São mais de 50 milhões de raios por ano. Esses raios atingem mais pessoas na zona rural, porém nas áreas urbanas ocorrem também só que com menos frequência.

Há pessoas que falam que raios não ocorrem duas vezes no mesmo lugar, mas isso é improvável, eles ocorrem sim! Tanto que nos últimos séculos, as tempestades aumentaram 90% por causa do aquecimento do planeta devido ao asfalto, que é uma das formas de poluição.

Alguns cuidados, nesses momentos, são importantes como: não ficar em área aberta, não usar o telefone e se vir uma tempestade, então permaneça no carro.

Os raios ocorrem no Brasil porque é um país tropical e de muito calor, por isso está em primeiro lugar em queda de raios. Nesse mesmo ano de 2014, um rapaz morreu usando o computador. Ele recebeu a eletricidade no momento em que o raio caiu na antena.

O estado de São Paulo lidera em quedas de raios. Um raio dura em média 1 segundo, e a queda de raios acontece por uma descarga elétrica que produz nuvens de chuva. Os relâmpagos ocorrem entre as nuvens e os raios pelo solo.

Algumas regiões tem tendência de cair mais raios, a descarga é visível a olho nu e é um fenômeno que produz um clarão. As mortes mais frequente são nas áreas urbanas, por isso não é seguro se proteger em baixo de árvores.

Pesquisar mais textos:

Gislene Santos Sousa

Título:Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Autor:Gislene Santos Sousa(todos os textos)

Imagem por: Esparta

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios