Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Gravidez: Doenças, cuidados, boas e más acções

Gravidez: Doenças, cuidados, boas e más acções

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 1
Gravidez: Doenças, cuidados, boas e más acções

A gravidez, embora sendo um processo natural, requer cuidados especiais, porque, afinal, trata-se de albergar uma nova vida. Neste sentido, as futuras mamãs devem estar atentas aos indícios de algumas doenças que, contraídas durante a gravidez, podem revestir-se de especial gravidade, para elas, para os fetos e para a própria continuidade da gestação.

A listeriose, doença pouco comum, causada pela bactéria Listeria, pode ser mortal para o feto. Para evitar expor-se ao perigo, a grávida apenas deverá comer produtos lácteos pasteurizados e rejeitar verduras cruas cujo adubo tivesse sido o estrume.

A rubéola, passível de provocar malformações fetais, será um motivo de preocupação se a grávida ainda não estiver imunizada (o que se comprova por meio de análises ao sangue). Se for este o caso, há que evitar o contacto com potenciais portadores. De contrário, não é preciso ficar apreensiva.

A toxoplasmose, adquirida no decurso da gestação, é suscetível de afetar o sistema nervoso do ser em desenvolvimento. O melhor é evitar a proximidade com gatos, mormente vadios e comer carnes mal passadas, e, por outro lado, assegurar-se de que a fruta e os legumes são sempre bem lavados. Perante qualquer alteração, não há lugar para hesitações no que respeita a consultar o médico ou ligar para uma linha permanente de saúde.

Planear uma gravidez com saúde significa ter uma gravidez equilibrada e dar saúde ao bebé. A American Pregnancy Association esclarece que o exercício não aumenta o risco de aborto. Nem todos os exercícios são adequados, e o corpo vai dando, naturalmente, sinais de quando é necessário limitar o nível e a intensidade do exercício. Os especialistas dizem que se deve optar pelos exercícios de Kegel, que consistem na contração dos músculos que se usam para parar o fluxo da urina. Fortalecem os músculos do soalho pélvico requeridos durante o parto a auxiliam na prevenção de dificuldades de incontinência resultantes da gravidez.

Os suplementos de ómega 3 são outra boa ideia. Um comité da União Europeia, constituído por mais de 50 especialistas em nutrição, recomenda às mulheres grávidas a toma de um suplemento diário de ácidos gordos essenciais ómega 3. Afirma o referido comité que as gestantes que incorporam DHA na sua alimentação apresentam gravidezes mais saudáveis, os respetivos bebés nascem com um peso mais saudável e com menor tendência de ser prematuros. A dose diária aconselhada de DHA (ómega 3) é de 200 ml. Pode ser encontrado, por exemplo, em peixes como o salmão.

Existem outros nutrientes essenciais, que incluem vitaminas, ácido fólico, cálcio, ferro e zinco. Em acréscimo, também há boas e más ações. A alimentação equilibrada com horários (cada três horas), o controlo do peso, pausas durante o dia, recorrendo a meias de descanso, uma massagem, uma ida ao cinema, passar mais tempo com o parceiro, combatem as alterações de humor. O álcool, o tabaco, a cafeína, peixes com mercúrio e medicamentos aumentam o risco de aborto, pelo que… afaste-os!


Maria Bijóias

Título: Gravidez: Doenças, cuidados, boas e más acções

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

779 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãokaty

    02-03-2013 às 18:38:59

    simpatia simpatia simpatia Simpatia LEIA
    SOZINHO porque no passado eu também
    não acreditava que ia dar certo, mas…
    funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz
    esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e
    deu, assim que acabei meu amor ligou. A
    pessoa que eu copiei também não
    acreditava mas para ela também
    funcionou! AGORA VEREMOS…Diga para
    você mesmo o nome do único rapaz ou
    moça com quem você gostaria de estar
    (três vezes)…Pense em algo que queira
    realizar na próxima semana e repita para
    você mesmo (seis vezes).Se você tem um
    desejo, repita-o para você mesmo (Venha
    cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que
    Desenterre ERSF de onde estiver ou com
    quem estiver e faça ele ME telefonar ainda
    hoje, Apaixonado e Arrependido,
    desenterre tudo que esta impedindo que
    EMC venha para MIM , afaste todas aquelas
    que tem contribuído para o nosso
    afastamento e que ele EMC não pense mais
    nas outras… mas somente em MIM. Que ele
    ME telefone e ME AME. Agradeço por este
    seu misterioso poder que sempre dá
    certo. Amém…).Publique esta simpatia por
    três vezes , basta copiar e colar por três
    vezes em in forum diferente esta simpatia
    abaixo e logo em 48hs você terá uma linda
    surpresa, beijos Ainda esta noite de
    madrugada o TEU amor dará conta de que
    TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4
    horas da manhã esteja preparada para o
    maior choque de sua vida! Se romper esta
    corrente terá má sorte no amor. Deus vai
    lhe abençoar e sua vida não será mais a

    ¬ Responder

Comentários - Gravidez: Doenças, cuidados, boas e más acções

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: DVD Filmes
Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.\"Rua
Este texto irá falar sobre o filme Ex_Machina, nele podem e vão ocorrer Spoillers, então se ainda não viram o filme, vejam e voltem depois para lê-lo.

Impressões iniciais:

Ponto para o filme. Já que pela sinopse baixei a expectativa ao imaginar que era apenas mais um filme de robôs com complexo de Pinóquio, mas evidentemente que é muito mais que isso.

Desde as primeiras cenas é possível perceber que o filme tem algo de especial, pois não vemos uma cena de abertura com nenhuma perseguição, explosão ou ação sem propósito, típica em filmes hollywoodianos.
Mais um ponto, pois no geral o filme prende mais nos diálogos cerebrais do que na história em si, e isso é impressionante para o primeiro filme, como diretor, de Alex Garland (também roteirista do filme). O filme se mostrou eficiente em criar um ambiente de suspense, em um enredo, aparentemente sem vilões ou perigos, que prende o espectador.

Entrando um pouco no enredo, não é difícil imaginar que tem alguma coisa errada com Nathan Bateman (Oscar Isaac), que é o criador do android Ava (Alicia Vikander), pois ele vive isolado, está trabalhando num projeto de Inteligência Artificial secreto e quando o personagem orelha, Caleb Smith (Domhnall Gleeson), é introduzido no seu ambiente, o espectador fica esperando que em algum momento ele (Nathan) se mostrará como vilão. No entanto isso ocorre de uma forma bastante interessante no filme, logo chegaremos nela.

Falando um pouco da estética do filme, ponto para ele de novo, pois evita a grande cidade (comum nos filmes de FC) como foco e se concentra mais na casa de Nathan, que fica nas montanhas cercadas de florestas e bastante isolado. Logo de cara já é possível perceber que a estética foi pensada para ser lembrada, e não apenas um detalhe no filme. A pesar do ambiente ser isolado era preciso demonstras que os personagens estão em um mundo modernizado, por isso o cineasta opta por ousar na arquitetura da casa de Nathan.

A casa é nesses moldes novos onde a construção se mistura com o ambiente envolta. Usando artifícios como espelhos, muitas paredes de vidro, estruturas de madeira e rochas, dando a impressão de camuflagem para a mesma, coisa que os ambientalistas julgam favorável à natureza. Por dentro se pode ver de forma realista como podem ser as smart-house, não tenho certeza se o termo existe, mas cabe nesse exemplo. As paredes internas são cobertas com fibra ótica e trocam de cor, um efeito que além de estético ajuda a criar climas de suspense, pois há momentos onde ocorrem quedas de energia, então fica tudo vermelho e trancado.

O papel de Caleb á ajudar Nathan a testar a IA de AVA, mas com o desenrolar da história Nathan revela que o verdadeiro teste está em saber se Ava é capaz de “usar”, ou “se aproveitar” de Caleb, que se demonstra ser uma pessoa boa.

Caleb é o típico nerd introvertido, programador, sem amigos, sem família e sem namorada. Nathan também representa a evolução do nerd. O nerd nos dias de hoje. Por fora o cara é careca, barbudão com uns traços orientais (traços indianos, pois a Índia também fica no Oriente), bebê bastante e ao mesmo tempo malha e mantém uma dieta saudável pra compensar. E por dentro é um gênio da programação que criou, o google, o BlueBook, que é um sistema de busca muito eficiente.

Destaque para um diálogo sobre o BlueBook, onde Nathan fala para Caleb:
“Sabe, meus concorrentes estavam tão obcecados em sugar e ganhar dinheiro por meio de compras e mídia social. Achavam que ferramenta de pesquisa mapeava O QUE as pessoas pensavam. Mas na verdade eles eram um mapa de COMO as pessoas pensavam”.

Impulso. Resposta. Fluido. Imperfeição. Padronização. Caótico.

A questão filosófica vai além disso esbarrando no conceito de “vontade de potência”, de Nietzche, mas sobre isso não irei falar aqui, pois já há textos muito bons por aí.

Tem outra coisa que o filme me lembrou, que eu não sei se é referência ou se foi ocasional, mas o local onde Ava está presa e a forma como ela fica deitada num divã, e questiona se Caleb a observa por detrás das câmeras, lembra o filme “A pele que habito” de Almodóvar, um outro filme excelente que algum dia falarei por aqui.

Talvez seja uma versão “O endoesqueleto de metal e silicone que habito”, ou “O cérebro positrônico azul que habito”, mesmo assim não podia deixar de citar a cena por que é muito interessante.

Pesquisar mais textos:

Jhon Erik Voese

Título:Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

Autor:Jhon Erik Voese(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Suassuna 11-09-2015 às 02:03:47

    Gostei do texto, irei conferir o filme.

    ¬ Responder
  • Jhon Erik VoeseJhon Erik Voese

    15-09-2015 às 15:51:02

    Que bom, obrigado! Espero que goste do filme também!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios